Os últimos dez campeões da Copa do Brasil

O torneio mais milionário do Brasil está caminhando para uma emocionante semifinal, com apenas quatro times na disputa. Um bom momento para relembrar quais foram os últimos campeões da Copa do Brasil.

Nas últimas 10 edições foram seis vencedores diferentes. Alguns deles ainda estão na briga pelo título de 2023 e podem entrar no radar da sua aposta online.

Vamos relembrar as últimas conquistas da Copa do Brasil e como foram as emocionantes decisões de cada ano. Se liga!

2013 – Flamengo

Com gols de Elias e Hernane “Brocador”, o Flamengo conquistou a Copa do Brasil pela terceira vez em 2013, desta vez em cima do Athletico-PR. O Mengão vinha enfrentando uma crise e disputou a final com um técnico interino, Jaime de Oliveira.

O tricampeonato foi o primeiro título do Flamengo no Maracanã após a reforma que o templo do futebol recebeu para a Copa do Mundo.

2014 – Atlético-MG

Um ano após conquistar a Libertadores pela primeira vez, 2014 foi a vez do Galo vencer a Copa do Brasil de forma inédita. E a vitória ainda teve o gosto especial de ter sido em cima do rival Cruzeiro.

Na ida, o Galo havia vencido a Raposa por 2 a 0 e tinha apenas a missão de manter a vantagem. Porém, Diego Tardelli fez questão de ampliar o placar agregado e garantir o título ao alvinegro.

2015 – Palmeiras

“Se o Prass fizer o Palmeiras é campeão” é a narração que até hoje ecoa na mente dos palmeirenses ao lembrar da conquista da Copa do Brasil de 2015.

Foi a primeira vez que a competição foi decidida nos pênaltis. O Santos venceu o jogo de ida na Vila por 1 a 0, mas viu o Palmeiras virar o placar em 2 a 1 em sua nova arena.

Os dois gols da decisão foram marcados por Dudu, mas coube ao goleiro Fernando Prass a missão de cobrar o pênalti que deu o tricampeonato ao Alviverde.

2016 – Grêmio

O Tricolor tornou-se pentacampeão da Copa do Brasil em 2016, vencendo o Atlético-MG. O jogo de volta ficou marcado por ter sido a primeira partida no futebol brasileiro após o acidente aéreo com o time da Chapecoense e foi repleto de emoção e homenagens.

Com a bola rolando, o Grêmio tinha apenas a missão de administrar a ótima vantagem que obteve na ida, quando venceu o Galo por 3 a 1. Bollaños abriu o placar na metade do segundo tempo e o Atlético-MG chegou a sonhar com a virada ao empatar o jogo com Cazares.

O título de 2016 acabou com um jejum de 15 anos sem títulos nacionais do Grêmio e foi o primeiro conquistado na Arena.

2017 – Cruzeiro

Em 2017, foi a vez da Raposa chegar ao pentacampeonato da Copa do Brasil, com uma campanha marcada por uma curiosidade. Eles eliminaram todos os times que haviam vencido nas decisões anteriores: São Paulo, Palmeiras, Grêmio e Flamengo.

A final contra o Flamengo foi novamente decidida nos pênaltis, após 1 a 1 na ida no Maracanã e 0 a 0 no Mineirão. Coube a Thiago Neves a missão de cobrar a derradeira penalidade, que fez explodir a torcida cruzeirense.

2018 – Cruzeiro

Apenas a torcida cruzeirense podia se gabar e dizer que era hexa em 2018. Ao contrário da seleção brasileira, que não conseguiu vencer a Copa do Mundo pela sexta vez, a Raposa conquistou de novo a Copa do Brasil e se isolou como o maior campeão da história da competição.

Desta vez a vítima foi o Corinthians e diante da torcida alvinegra em Itaquera. O Cruzeiro já havia vencido o jogo de ida por 1 a 0 e contou com os gols de Robinho e Arrascaeta para repetir a dose e ser campeão novamente, feito que permanece inédito.

2019 – Athletico-PR

Entre os últimos campeões da Copa do Brasil, o Athletico-PR foi o último a conquistar o título pela primeira vez. A competição não via um campeão inédito desde o Galo em 2014.

Quem já fazia apostas na Copa do Brasil naquele ano passou por momentos de pura emoção. Isso porque o Furacão foi para a decisão com a vantagem de apenas 1 x 0.

Léo Cittadini abriu o placar e o Inter empatou com Nico López. Resistindo bravamente à pressão colorada, o Furacão foi fazer gol do título somente aos 51 do segundo tempo, com Rony.

2020 – Palmeiras

Na Copa do Brasil da pandemia deu Palmeiras, numa final disputada já no ano seguinte e em um Allianz Parque vazio. O título consolidou a temporada perfeita do Verdão, que já havia conquistado o Brasileirão e a Libertadores. Foi a primeira vez desde 1993 que o Palmeiras alcançava uma tríplice coroa.

Caso o Grêmio fosse campeão, ele empataria com o Cruzeiro na quantidade de taças, mas os gols de Wesley e Gabriel Menino (além do marcado por Gustavo Gómez na ida) impediram a marca e deram o tetracampeonato ao Verdão.

2021 – Atlético-MG

Falando em tríplice coroa, 2021 foi o ano do Galo viver sua temporada mágica. O Alvinegro venceu o Estadual, o Brasileirão (após 50 anos de jejum) e o bi da Copa do Brasil.

O adversário da decisão foi o Athletico-PR, que foi atropelado pelo Galo. Na ida, Hulk, Keno e Eduardo Vargas comandaram a vitória por 4 a 0. No jogo seguinte, na Arena da Baixada, o Atlético aumentou a vantagem, novamente com Keno e Hulk.

Além do Furacão, a campanha do Galo teve também como vítimas Remo, Bahia, Fluminense e Fortaleza. Foram 9 vitórias em 10 jogos e um total de 22 gols marcados.

2022 – Flamengo

O atual campeão é o Flamengo, que tornou-se tetra após dois empates com o Corinthians no tempo regulamentar (0 a 0 na ida e 1 a 1 na volta) e a vitória nas penalidades.

Após ver Mateus Vital isolar a primeira cobrança alternada, foi dos pés de Rodinei que saiu o gol definitivo, responsável por colocar o Mengão novamente na lista dos últimos campeões da Copa do Brasil. Dias depois, o time ganharia também o tri da Libertadores.