Paulistão

Sem repetir escalação em 2024, Palmeiras é equipe que mais roda elenco no Paulistão

Abel Ferreira já utilizou 27 atletas durante a competição e nenhum atleta ultrapassou 500 minutos dentro de campo

Abel Ferreira escolhe Paulistão como laboratório (Foto: Cesar Greco / Palmeiras)
Abel Ferreira escolhe Paulistão como laboratório (Foto: Cesar Greco / Palmeiras)

O Palmeiras é o time que mais aproveitou o elenco nesta edição do Campeonato Paulista. Com sete partidas disputadas, Abel Ferreira utilizou 27 atletas durante as partidas e ainda não repetiu escalação no ano de 2024. No estadual, nenhum jogador atuou mais do que 500 minutos.

A marca mostra como Abel Ferreira tem aproveitado o elenco ‘enxuto’ de cerca de 30 atletas. Na Série A1 do Paulistão todos os outros clubes possuem ao menos um atleta com mais de 500 minutos na competição. Ou seja, em sete partidas, nenhum atleta do Verdão atuou mais do que cinco jogos completos nesta edição do torneio.

Conheça o canal do Nosso Palestra no Youtube! Clique aqui.
Siga o Nosso Palestra no Twitter e no Instagram / Ouça o NPCast!
Conheça e comente no Fórum do Nosso Palestra

VEJA NO NOSSO PALESTRA
Endrick fala sobre retorno ao Palmeiras

É bem verdade que para a nova temporada o elenco pouco mudou, o que facilita os testes táticos promovidos pela comissão técnica. O português terminou o Brasileirão de 2023 aproveitando o esquema de três zagueiros e também utilizou os dois laterais pelo lado direito do campo – opções testadas neste primeiro esboço de 2024. A antiga formação com linha de quatro atrás também foi testada.

Abel já deixou claro que não enxerga que há uma equipe titular definida e que busca alternativas de acordo com cada jogos. Em clássicos e duelos decisivos, no entanto, tem optado por entrar com força máxima e com a escolha pelos dois zagueiros. Diante do Santos, no Paulistão, e do São Paulo, na Supercopa, optou pelo trio defensivo, com Gustavo Gómez, Murilo e Luan no Clássico da Saudade e com Marcos Rocha no lugar de Luan na Supercopa.

– É olhar para os jogadores que temos, perceber quem está em melhor forma, perceber quem estava anteriormente e aceitar as opiniões. Uns gostam, outros não gostam. Minha função é escolher o que acho melhores, hoje escolhi esses, amanhã escolherei outros – disse Abel após a vitória sobre o Ituano.

Para a partida deste domingo (18) diante do Corinthians, às 18h (de Brasília), na Arena Barueri, Abel não deu pistas sobre qual formação e quais atletas vão entrar em campo, mas o principal indício é de uma escalação inédita, com López e Endrick como dupla de ataque titular. Portanto, o time deverá passar mais um jogo sem repetir a linha inicial.

Palmeiras hoje: Paulinho anunciado e despedida de Gabriel Menino Palmeiras hoje: Andreas mais difícil, Paulinho contratado e tabela do Paulistão Palmeiras hoje: Andreas avisa torcida do Fulham: ‘Nos vemos em 2025’ Palmeiras hoje: Fisioterapeuta deixa Corinthians e encaminha chegada ao Verdão Palmeiras hoje: Zé Rafael e Rony vivem situações diferentes sobre futuro