Palmeiras não promoveu estreias profissionais de jogadores da base no Paulistão

Verdão faz parte de lista de sete clubes que utilizaram apenas atletas que já havia atuado pelo time principal

O Palmeiras encerrou a primeira fase do Campeonato Paulista sem promover a estreia de nenhum jovem das categorias de base do clube. A equipe de Abel Ferreira utilizou 27 jogadores durante a fase inaugural do torneio, sendo todos já integrados ao elenco profissional, tendo feito ao menos a estreia durante a última temporada.

Conheça o canal do Nosso Palestra no Youtube! Clique aqui.
Siga o Nosso Palestra no Twitter e no Instagram / Ouça o NPCast!
Conheça e comente no Fórum do Nosso Palestra

VEJA NO NOSSO PALESTRA
Estêvão comenta adptação ao time profissional do Palmeiras durante Campeonato Paulista

Segundo levantamento realizado pelo ‘ge’, a primeira fase do Paulistão teve a estreia de 19 jogadores, de nove equipes diferentes. O Verdão, portanto, faz parte da lista de sete equipes que não realizaram a estreia de atletas das categorias de base.

O único jogador recém-promovido por Abel que atuou nesta primeira fase foi o atacante Estêvão. Aos 16 anos, o jogador debutou no profissional na última rodada do Campeonato Brasileiro de 2023, contra o Cruzeiro, na partida que deu o título nacional ao Verdão.

Apesar de ser tido por Abel Ferreira como período de testes, o caçula Estêvão atuou somente em três partidas, com 66 minutos em campo. Na vitória sobre o São Bernardo, deu a assistência que garantiu o triunfo por 1 a 0 fora de casa. Vitor Reis, zagueiro capitão do time Sub-17 em 2023, foi relacionado para uma partida, mas não saiu do banco de suplentes.

Nesta lista de estreias na primeira fase, os líderes no quesito foram o Corinthians e o Red Bull Bragantino, com quatro jogadores cada um. A Portuguesa, com três, fecha o top-3 de equipes que mais promoveram estreias. Além do Verdão, São Paulo, Ponte Preta, Guarani, São Bernardo, Santo André e Mirassol também estão zerados na tabela.

Desde 2020, um total de 39 jogadores formados na base do Palmeiras atuaram pelo time profissional. Foram 13 estreias em 2020, 14 estreias em 2021, o recorde no século, uma em 2022 (Endrick), e seis em 2023, além de sete jogadores que já haviam estreado em temporadas anteriores. Todos os jogos das temporadas 2021, 2022 e 2023 tiveram presença de pratas da casa. Na temporada 2020, apenas um jogo não teve.