O Palmeiras derrotou o Atlético-GO por 3 a 1 nesta quinta-feira (11), pela 16ª rodada do Brasileirão, no Allianz Parque, em jogo que contou com grande apoio da torcida pela entrada de Dudu, que ficou no banco de reservas nos últimos jogos. Em coletiva de imprensa após o término da partida, Abel Ferreira voltou a comentar a situação do atleta e ponderou os poucos minutos do camisa 7 em campo.
– O Dudu sabe toda a verdade da minha boca. Quando deve jogar, quando não deve. No que está bem, no que tem que melhorar. Vocês sabem e veem se ele divide bolas, como está. Ele fez o que era preciso. Merecia o gol por todo o sofrimento de 11 meses – afirmou o treinador.
– Ainda bem que foi o Dudu que perdeu o gol… Se fosse o Rony, o estádio vinha abaixo – acrescentou.
Conheça o canal do Nosso Palestra no Youtube! Clique aqui.
Siga o Nosso Palestra no Twitter e no Instagram / Ouça o NPCast!
Conheça e comente no Fórum do Nosso Palestra
VEJA NO NOSSO PALESTRA
Abel Ferreira analisa reforços do Palmeiras para sequência da temporada
O treinador aproveitou também para analisar o jogo da equipe após abrir o placar nos minutos iniciais de jogo e sofrer com empate logo em sequência. Para Abel, o time precisou colocar à tranquilidade em foco para não ficar afobado após o belo chute de Shaylon, definido como ‘sem explicação’ pelo português.
– No vestiário, disse que os amo muito. Quando acertam e erram. Dei as coordenadas, eles foram para dentro e fizeram o que tinham que fazer. Entramos bem no jogo e aquele gol coloca em prova nossa calma. Um gol daqueles não há explicação, só dar os parabéns porque foi um grande gol – afirmou.
– O gol do Atlético-GO abalou um pouco a nossa confiança. Essa equipe alterou seu esquema tático para hoje, teve as linhas juntas e cerradas. No intervalo fizemos pequenas explicações, abrimos os jogadores para furar a minha e mantemos a calma. Assim o cruzamento sai bem, o passe, a finalização. Não podemos perder a calma – acrescentou.
Além de Dudu, quem ganhou elogios foi Anibal Moreno, principal ladrão de bolas do duelo, com cinco ações defensivas ao longo dos 90 minutos. Aos olhos do técnico, o camisa 5 foi o ponto de equilíbrio que possibilitou a organização defensiva e ofensiva do time nos 90 minutos.
– Eu gosto de organização. Eles têm liberdade dentro da organização. Uma função do Estêvão é desequilibrar. E a bola tem que chegar lá de forma coletiva. Aníbal tem uma dinâmica muito boa, por isso queríamos tanto ele. Ele é o equilíbrio da equipe – disse sobre o argentino.
Abel também já projetou o próximo compromisso do Alviverde, que será somente na próxima quarta-feira (17) às 21h30 (de Brasília) contra o Botafogo, no Nilton Santos. Abel relembrou a rivalidade com a equipe carioca na reta final do Campeonato Brasileiro de 2023.
– Uma coisa tem que ficar clara. A rivalidade não foi pelo Palmeiras, não foi por nós, a gente fez nosso trabalho. E volto a repetir mais uma vez, a o Palmeiras foi uma equipe resiliente naquele campeonato. Faltando três rodadas do fim, Botafogo, Palmeiras, Grêmio, Flamengo, e Red Bull Bragantino poderiam ser campões. Por que só implicam com o Palmeiras?
Por fim, o comandante projetou o Verdão com os reforços contratados para a segunda metade da temporada: o lateral-direito Giay, o meia Mauricio e o atacante Felipe Anderson. O trio já estará disponível no duelo contra o Botafogo e podem ser novidades na escalação.
– O Palmeiras, esse ano, tirou o crocodilo do bolso. Nós (portugueses) chamamos de crocodilo, tirou o escorpião do bolso. Se for ver o quanto gastaram essas equipes todas… Flamengo, Botafogo, Atlético. Felizmente temos gente competente que revela jogadores fantásticos – analisou.
– Vai haver um período de adaptação ao clube, ao grupo e ao futebol brasileiro pela quantidade de jogos. Quando estiverem disponíveis, se o treinador entender e se a equipe precisar, vão jogar quando tiverem de jogar. A equipe está bem – concluiu.
Com o resultado desta quinta-feira (11), o Palmeiras chegou aos 33 pontos e assumiu a liderança provisória do Campeonato Brasileiro. O Botafogo e o Flamengo, com 31 cada, ocupam a segunda e terceira colocação.