Paulistão

Títulos de um lado, rebaixamento de outro: desde final, Palmeiras e Santos tomam rumos opostos

Após decisão da Libertadores 2020, Verdão seguiu em alta, enquanto rival caiu de rendimento e chegou à Série B do Brasileirão

O jogador Gustavo Gómez, da SE Palmeiras, disputa bola com o jogador do Santos FC, durante partida válida pela vigésima sexta rodada, do Campeonato Brasileiro, Série A, na Arena Barueri. (Foto: Cesar Greco/Palmeiras/by Canon)
O jogador Gustavo Gómez, da SE Palmeiras, disputa bola com o jogador do Santos FC, durante partida válida pela vigésima sexta rodada, do Campeonato Brasileiro, Série A, na Arena Barueri. (Foto: Cesar Greco/Palmeiras/by Canon)

Palmeiras e Santos enfrentam-se neste domingo (28) às 18h (de Brasília) pela 3° rodada do Paulistão. Em caminhos opostos após três anos de uma final continental, os rivais fazem o primeiro clássico desta edição do Paulistão.

Na última edição do Brasileirão, o Alviverde assumiu a liderança no final do campeonato e terminou campeão. Enquanto isso, o Santos passou a maior parte do torneio na zona e terminou o ano rebaixado pela primeira vez.

Conheça o canal do Nosso Palestra no Youtube! Clique aqui.
Siga o Nosso Palestra no Twitter e no Instagram / Ouça o NPCast!
Conheça e comente no Fórum do Nosso Palestra

VEJA NO NOSSO PALESTRA
Confira o que disse Raphael Veiga sobre temporada do Palmeiras

Os resultados de cada um dos clubes ao final de 2023 refletem o que tem sido Palmeiras e Santos nos últimos anos. Desde a a decisão de Libertadores 2020, que terminou com conquista palmeirense, o Verdão empilhou oito titulos, enquanto o rival amargou apenas o descenso.

Do time titular daquela final, o elenco alviverde ainda conta com oito jogadores: Weverton, Gómez, Luan, Rocha, Zé Rafael, Menino, Veiga e Rony. Além deles, Mayke e Breno Lopes estavam no banco; o atacante entrou em campo para marcar o gol do título. Pelo lado do Santos, somente Alisson e Felipe Jonathan seguem no time.

Ao longo dos últimos anos, Palmeiras e Santos decidiram também a final do Paulistão em 2015, vencida pelo time da Baixada, e a Copa do Brasil, conquistada pelo Verdão. Em função disso, os clubes chegaram a duelar até sete vezes na mesma temporada.

Dessa vez, no entanto, pode ser que haja apenas um clássico entre as equipes no ano – pela fase de grupos do estadual. Isso porque, além de estar na Série B do Brasileirão, o Santos está fora desta edição da Copa do Brasil.

Palmeiras hoje: Rony recusa Fluminense Palmeiras hoje: Goleada na Copinha e reapresentação do elenco profissional com reforços Palmeiras hoje: Verdão sinaliza para empréstimo de Rômulo, mas meia quer permanecer Colunistas opinam: Em que posição Paulinho entra no Palmeiras? Palmeiras hoje: Verdão faz consulta por Igor Paixão, do Feyenoord, da Holanda