TRANSFORMAÇÃO ALVIVERDE

O QUE MUDOU NA BASE DO PALMEIRAS NOS ÚLTIMOS ANOS

Verdão virou refêrencia na formação de jovens atletas, seja em captação, estrutura e retorno financeiro 

NOVA CASA

A criação do  CT de Guarulhos, em 2002, foi o primeiro passo para a melhoria da base. Com infraestrutura moderna  a partir de 2013, melhorou o treinamento e desenvolvimento dos jovens jogadores

 PROFISSIONAIS QUALIFICADOS

 A partir de 2013, com João Pualo Sampaio e Cicero, o Palmeiras começou a profissionalização da gestão da base. A partir da dupla, o clube investiu na ontratação de profissionais qualificados em diferente setores. 

 LONGO PRAZO

 A partir de 2020, ao invés de gastar com “pacotões” de jogadores, o Palmeiras começou a focar em revelar Crias da ACademia. Como resultado, taças e número recorde de atletas da relacionados.

TRANSIÇÃO

 A integração entre a base e o time profissional foi facilitada por técnicos que confiam nos jovens jogadores, a exemplo de Vanderlei Luxemburgo. O processo resultou em maior número de atletas promovidos e utilizados no elenco principal, além de mais maduros para Abel Ferreira.

CAPTAÇÃO

 Parcerias com escolinhas de futebol e outras instituições esportivas que ajudaram a identificar e recrutar jovens talentos. Desde 2023, o Palmeiras tem forte relação com o Retro, de Pernambuco, e já colhe frutos com contratações.

VENDAS 

 O Palmeiras tornou-se um dos clubes brasileiros que mais lucraram com a venda de jogadores da base, com receitas significativas. A geração de Endrick, com expectativa de render um milhão de reais, já lucrou 400 milhões com a venda do camisa 9. 

TECNOLOGIA

 O uso de tecnologias avançadas em treinamentos e análises aprimorou o desenvolvimento dos jovens jogadores. Há toda uma ciência por trás da base do Palmeiras, ao mesmo tempo que há o campo de terra e improviso, para não deixar o time técnocrata.