SETE DÉCADAS

MEMÓRIA DO PALMEIRAS: 70 ANOS DA CONQUISTA DA COPA RIO

O CAMPEONATO

A competição foi organizada pela Confederação Brasileira de Desportos em parceria com a FIFA e teve o seu nome oficial como Torneio Internacional de Clubes Campeões.

OBJETIVO

O principal intuito do torneio era não deixar que a frustração após a perda do título da Copa do Mundo de 1950 para o Uruguai esfriasse a paixão do brasileiro pelo futebol.

PARTICIPANTES

 Nacional (Uruguai) Vasco da Gama (Brasil) Estrela Vermelha (Iugoslávia) Nice (França) Juventus (Itália) Palmeiras (Brasil) Áustria Viena (Áustria) Sporting (Portugal)

GRUPO DO PALMEIRAS

O Palmeiras sediou a chave localizada em São Paulo, no Pacaembu, ao lado de Olympique de Nice, Estrela Vermelha e Juventus

https://nossopalestra.com.br/palmeiras/noticias/palmeiras-fara-sequencia-de-videos-em-homenagem-aos-70-anos-da-copa-rio/

ESTREIA

 Em São Paulo, o Palmeiras bateu o Nice por 3 a 0, com gols de Aquiles, Ponce de Leon e Richard, para um publico de 29 mil pessoas.

JOGO DURO 

  De virada, os palmeirenses venceram o Estrela Vermelha por 2 a 1, com gols de Aquiles e Liminha e conseguiram a classificação

DERROTA EM CASA

No Pacaembu, o Palmeiras perdeu por 4 a 0 diante do Juventus e se classificou em segundo lugar no grupo.

 DA-LHE PALMEIRAS

Jogando diante do Vasco com o Maracanã lotado, o Palmeiras venceu a equipe carioca por 2 a 1 e largou na frente da semifinal. Os gols palestrinos foram marcados por Richard e Liminha. 

EMPATE COM GOSTO DE VITÓRIA

Jogando com o resultado favorável, o Palmeiras empatou por 0 a 0 com o Vasco e carimbou a vaga para final.

 O BRASIL NO MARACANÃ

Com o Vasco eliminado, o Palmeiras passou a ser o único representante brasileiro na competição e ganhou a torcida do estádio. Com gol de Rodrigues, aos 20 minutos, o Verdão largou à frente na final. 

 CAMPEÃO

O grito de campeão veio com  o empate por 2 a 2 diante da Vecchia Signora na parida de volta da final. Liminha marcou o segundo tento palestrino, o responsável por garantir a taça.

ESCALAÇÃO DA FINAL

 O Palmeiras entrou em campo com Fabio; Salvador, Juvenal e Dema; Luís Villa, Tulio Ponce de Leon e Jair Rosa Pinto; Lima, Rodrigues e  Liminha. Téc: Ventura Cambon. 

O HERÓI - LIMINHA

A lealdade, o espírito de equipe e o amor pelo Palmeiras eram características da personalidade de um dos grandes ídolos da história alviverde.

SEM RÓTULOS

“Ele tinha um enorme orgulho desse título, mas nunca gostou do rótulo de herói. Para ele, todos os jogadores que participaram do campeonato foram igualmente importantes'' disse Adélia, esposa de Liminha.

 NA HISTÓRIA

 Ao todo,  Liminha anotou 106 gols em 230 jogos pelo Palmeiras, sendo o 15º maior artilheiro da história do clube . O atacante ficou atuou pela equipe de 1951 a 1955, e faleceu em 1985.

COMEMORAÇÃO

 A festa do título começou nas ruas do  Rio de Janeiro. Sob um carro aberto, jogadores viam misturados palmeirenses e torcedores de outros clubes. Em São Paulo, o elenco foi recebido  por cerca de 1 milhão de pessoas

RECONHECIMENTO

Após o título, A Gazeta Esportiva se referiu ao Palmeiras como ‘’Campeão do Mundo’’, enquanto jornais de todo o mundo também noticiavam a festa alviverde.