TÍTULOS X CRISE

O QUE MUDOU DESDE A FINAL ENTRE PALMEIRAS E SANTOS NA COPA DO BRASIL DE 2015

Verdão disputa final do Campeonato Paulista diante do Peixe em cenário bastante diferente de duelo de oito temporadas atrás

Uma Libertadores

O Verdão ainda buscava o bicampeonato, mas não participava da competição com frequência à época. Desde 2016, o clube participou de todas as edições e ganhou mais duas  edições de Libertadores (2020 e 2021). 

Santos segue na mesma

Diferente do Palmeiras, o clube da Baixada segue com o mesmo numero de títulos. Em 2020, ambas as equipes fizeram a final, vencida pelo Palmeiras nos acréscimos.  

Na fila do Brasileiro

Sem vencer o Brasileirão há 20 anos, o torcedor sonhava com o título que viria duas temporadas depois, justamente com o Santos como vice-campeão.  Desde então, o Verdão ainda venceu em 2018, 2022 e 2023. O Santos, por sua vez, foi rebaixado à segunda divisão e disputa a Série B em 2024. 

Travado no Paulista

O time não conquistava o Estadual desde o título em 2008, contra a Ponte Preta. O tabu foi quebrado em 2020, com a conquista sobre o Coritnuians. A equipe ainda venceu em 2022 e 2023, e busca tricampeonato consecutivo que não vem desde a década de 1930. 

Faltava a Recopa e a Supercopa 

O Palmeiras nunca havia conquistado a Recopa Sul-Americano e nem a Supercopa do Brasil, que não época tinha deixado de existir. O Verdão faturou o continental ao bater o Athletico-PR, em 2022, e o nacional em 2023. contra o Flamengo. 

Fila de títulos 

Enquanto isso, o Santos vive um longo calvário de conquistas. Depois da icônica final da Copa do Brasil, o clube conquistou somente o Campeonato Paulista de 2016, justemente contra o Palmeiras. 

Mudanças na base

Foi a partir desse período que o Verdão passou a investir e dar mais atenção ao projeto das categorias de base, ponto antigamente de destaque do Santos. O Verdão superou a marca de 200 títulos na base em 2023. 

Reestruturação do clube

As mudanças na estrutura do Palmeiras redirecionaram a rota do clube para o topo do futebol brasileiro. Já o Santos se afundou em dívidas e amarga à segunda divisão do Cameponato Brasileiro. 

Prelúdio de glórias

Foi a partir da virada de chave  imposta em 2015 que o Verdão passou de tempos difíceis a diversas conquistas.