João Paulo Sampaio explica importância de investir em jovens e evidencia necessidade de vendas

Coordenador de base do Palmeiras afirmou que o clube diminuiu consideravelmente sua folha salarial em 2020, mas ainda precisará negociar Crias

Nos últimos anos, o Palmeiras aumentou o investimento nas categorias de base e tornou-se referência na formação de jovens atletas. Um dos responsáveis por esta guinada neste setor é o coordenador João Paulo Sampaio, que concedeu, na última segunda-feira (31), uma entrevista ao canal Insper Sports Business e comentou sobre a importância econômica de investir no desenvolvimento de jogadores.

Conheça o canal do Nosso Palestra no YouTube! Clique aqui.
Siga o Nosso Palestra no Twitter e no Instagram / Ouça o NPCast!

– Hoje, 40% do elenco do Palmeiras são garotos. O elenco do Palmeiras é enxuto, tem 28 jogadores efetivados, mas ali tem 12, 14 atletas que são da base, e quando você vai fazer o salário deles e o que eles jogaram no profissional, é muito pouco em relação a 12 atletas trazidos de fora (do clube). Um exemplo é o Danilo, que jogou três jogos como titular no profissional ganhando 2,5 mil reais. Hoje ele ganha 40, 50 mil reais, que é a média desses meninos. Se fosse trazer 12 atletas, no mínimo pagaria 300 mil cada.

Crias da Academia comemorando o título da Copa do Brasil (Foto: Cesar Greco)

Deste modo, Sampaio salientou as muitas economias do Maior Campeão Nacional na temporada 2020, quando optou por não fazer muitas contratações, efetivou jovens da base e, além disso, emprestou atletas com altos salários.

– Desde o ano passado, (o Palmeiras) economizou 5 milhões de reais em folha salarial. Saíram Bruno Henrique, Dudu, Deyverson e os meninos ganharam espaço. Quando você contrata jogador, você paga um mês de hotel, passagens para várias pessoas, tem muitos custos evolvidos, como por exemplo 8% de custo do salário apenas para registrar na Federação. Isso é o investimento da base dando retorno.   

Por fim, o coordenador de base do Verdão afirmou que, apesar das economias, o clube terá de vender jogadores para se manter saudável financeiramente.

– Esse ano vai ter vendas, isso é inevitável. Todos os clubes fecharam no vermelho e vão depender das vendas. Os scouts vem aqui procurar atletas e querem o mais jovem possível, quando já tem 21/22 anos começa a ficar ruim até para uma revenda. Eles compram e pensam em revender, e com contratos de 5 anos, já fazer essa venda com 27 anos tem que estar em um nível muito alto para recompensar financeiramente.

O Palmeiras, há anos, investe nas categorias de base e, com João Paulo Sampaio, tornou-se referência na formação de atletas no Brasil. Com isso, em 2020, o clube efetivou algumas Crias da Academia no elenco profissional, que se destacaram e conquistaram a titularidade e o carinho da torcida.

LEIA MAIS: