Notícias Palmeiras

Supercopa do Brasil coloca frente a frente gestões antagônicas de Palmeiras e Flamengo

Enquanto Verdão contrata pouco e investe na base, equipe carioca gasta milhões em atletas estrelados

O jogador Raphael Veiga, da SE Palmeiras, comemora seu gol contra a equipe do CR Flamengo, durante partida válida pela vigésima terceira rodada, do Campeonato Brasileiro, Série A, na arena Allianz Parque. (Foto: Cesar Greco)
O jogador Raphael Veiga, da SE Palmeiras, comemora seu gol contra a equipe do CR Flamengo, durante partida válida pela vigésima terceira rodada, do Campeonato Brasileiro, Série A, na arena Allianz Parque. (Foto: Cesar Greco)

O Palmeiras entra em campo no próximo sábado (28) diante do Flamengo em jogo válido pela Supercopa do Brasil. Em campo, o Verdão terá pela frente o principal adversário do clube por títulos na América do Sul, além de colocar frente a frente dois modelos antagônicos de gestão.

Conheça o canal do Nosso Palestra no Youtube! Clique aqui.
Siga o Nosso Palestra no Twitter e no Instagram / Ouça o NPCast!
Conheça e comente no Fórum do Nosso Palestra

Nos últimos anos, estes foram os dois clubes que mais venceram no cenário sul-americano. Desde 2015, o Verdão conquistou o Brasileirão (2016, 2018 e 2022), a Copa do Brasil (2015 e 2020), a Libertadores (2020 e 2021) e a Recopa Sul-Americana (2021). Enquanto isso, o rival venceu um Brasileiro e uma Copa do Brasil a menos. Deste modo, estas equipes se consolidaram como as mais poderosas do continente.

No entanto, para isso, Palmeiras e Flamengo adotaram modelos antagônicos de gestão, principalmente a partir de 2020. Desde então, o Maior Campeão Nacional passou a dar mais ênfase ao uso da base no time profissional, além de construir um projeto sob o comando de Abel Ferreira. Esta abordagem deu frutos ao clube, que hoje conta com nove Crias da Academia promovidas nos últimos anos.

Além disso, o Alviverde adotou uma postura de menos contratações, visando utilizar mais jovens no plantel principal. Sendo assim, para 2023, o time não trouxe nenhum jogador, apesar de ter perdido nomes utilizados com frequência pela comissão técnica, como Danilo e Wesley.

O Flamengo, por sua vez, adota uma postura diferente no mercado. Apesar da presença de alguns jogadores formados no clube na equipe profissional, a diretoria opta por fazer contratações de peso com frequência. Assim, o time sempre busca reforços e paga valores altos, que para outros do futebol brasileiro são fora da realidade – como, no caso mais recente, com Gerson, comprado por R$ 92 milhões.

Agora, Palmeiras e Flamengo voltam a medir forças em um jogo decisivo. A Supercopa do Brasil será realizada no sábado (28) às 16h30 (de Brasília).

LEIA MAIS:
Abel celebra título da Copinha e responde se atletas da base serão testados no profissional
Palmeiras x Flamengo: saiba como assistir ao jogo pela Supercopa do Brasil
Análise: Mayke se candidata ao posto de titular do Palmeiras após boa vitória

Palmeiras hoje: Zé Rafael na mira do Santos Palmeiras hoje: Saída de Dudu é ‘até breve’ e tem possível retorno no futuro com outro presidente Protagonistas do Palmeiras melhoram desempenho em relação a 2024? Veja números Palmeiras hoje: Arthur Cabral na mira, Sampaio fica e Dudu diz adeus Balanço das contratações do Palmeiras em 2024