Arquivos tag-Futebol - Nosso Palestra https://nossopalestra.com.br/assunto/tag-futebol/ Palmeirenses que escrevem, analisam, gravam, opinam e noticiam o Palmeiras. Paixão e honestidade. Sun, 15 Apr 2018 22:47:19 +0000 pt-BR hourly 1 https://wordpress.org/?v=6.5.2 Regulamento não obriga Palmeiras a disputar Estadual com titulares https://nossopalestra.com.br/palmeiras/noticias/regulamento-nao-obriga-palmeiras-disputar-estadual-com-titulares/ https://nossopalestra.com.br/palmeiras/noticias/regulamento-nao-obriga-palmeiras-disputar-estadual-com-titulares/#respond Sun, 15 Apr 2018 22:47:19 +0000 https://nossopalestra.com.br/2018/04/15/regulamento-nao-obriga-palmeiras-disputar-estadual-com-titulares/

Às vésperas de ver a estreia do Palmeiras no Campeonato Brasileiro, nesta segunda-feira (16), contra o Botafogo, no Rio de Janeiro, os torcedores que circulam as alamedas do Allianz Parque ainda não esqueceram a suposta intervenção externa cometida pelo diretor de arbitragem da Federação Paulista de Futebol (FPF), Dionísio Roberto Domingues, no segundo jogo da […]

O post Regulamento não obriga Palmeiras a disputar Estadual com titulares apareceu primeiro em Nosso Palestra.

]]>

Às vésperas de ver a estreia do Palmeiras no Campeonato Brasileiro, nesta segunda-feira (16), contra o Botafogo, no Rio de Janeiro, os torcedores que circulam as alamedas do Allianz Parque ainda não esqueceram a suposta intervenção externa cometida pelo diretor de arbitragem da Federação Paulista de Futebol (FPF), Dionísio Roberto Domingues, no segundo jogo da final do Campeonato Estadual.

Inconformados com a anulação do pênalti marcado pelo árbitro Marcelo Aparecido Ribeiro de Souza sobre Dudu, muitos palmeirenses exigem a manutenção do rompimento de relações com a entidade até que a mesma reconheça a ilegalidade da atitude. Caso nada seja feito, são fortes os gritos dentro do Clube para que, dentre outras ações, o Palmeiras dispute o Paulista de 2019 com uma equipe formada apenas por jovens da base.

Em termos contratuais, não há nada que impeça a adoção de tal medida. Procurada pelo Nosso Palestra, a própria FPF informou, por meio de nota, que “não consta nada em regulamento quanto isso”. Ou seja, não existe nenhuma cláusula no Regulamento Geral do Campeonato Paulista que obrigue os clubes a atuarem com os seus principais jogadores.

Advogado especializado em Direito Material e Processual do Trabalho e em Direito Desportivo, Marcio Cruz explica que se um clube tiver 100 atletas profissionais inscritos na competição, a FPF não pode escolher quais os 11 ela quer ver em campo.

“A Federação pode até pedir os atletas principais. Porém, apontar quem são os atletas principais de um time seria muito subjetivo. O máximo que poderia ocorrer são represálias, uma queda de braços. Politicamente, isso realmente poderia ocorrer. Mas punição não. O maior prejuízo que o Palmeiras poderia ter, no meu modo de ver, é em relação as rendas das suas partidas, porque a torcida talvez não tenha tanto interesse em assistir aos jogos com jovens atletas profissionalizados”, explica o especialista.

Contudo, as possíveis represálias de bastidores citadas pelo advogado não assustam os palmeirenses. Membro do Conselho Deliberativo do Palmeiras, Diego Zupo foi um dos responsáveis, junto de outros nove conselheiros, por enviar uma carta ao presidente Maurício Galiotte exigindo a retirada dos principais jogadores do time na próxima edição do estadual.

“Retaliação maior do que a que aconteceu no último jogo do campeonato não existe. Estimo que a maioria do Conselho Deliberativo do Palmeiras esteja de acordo com a carta que enviamos ao presidente. O Palmeiras tem que ir até o fim. Tem que lutar contra tudo que for contra a Instituição Palmeiras. Por isso, o jogo tem que ser no mínimo anulado”, diz o conselheiro.

ANÁLISE DO TJD-SP

A partir da próxima terça-feira o Tribunal de Justiça Desportiva (TJD-SP) começará a analisar o inquérito pedido pelo Palmeiras sobre a suposta intervenção externa. Desta forma, o órgão irá ouvir os depoimentos de toda a equipe de arbitragem da partida e de outras sete pessoas a pedido do Palmeiras. A intenção do departamento jurídico alviverde é impugnar o segundo jogo da decisão.

O post Regulamento não obriga Palmeiras a disputar Estadual com titulares apareceu primeiro em Nosso Palestra.

]]>
https://nossopalestra.com.br/palmeiras/noticias/regulamento-nao-obriga-palmeiras-disputar-estadual-com-titulares/feed/ 0
Clássico do fracasso https://nossopalestra.com.br/palmeiras/noticias/classico-do-fracasso/ https://nossopalestra.com.br/palmeiras/noticias/classico-do-fracasso/#respond Sun, 12 Nov 2017 11:08:25 +0000 https://nossopalestra.com.br/2017/11/12/classico-do-fracasso/

Tinha que ser o Flamengo. É como se olhar no espelho e ficar muito incomodado com a própria imagem. Você espera encontrar aquele ideal que inventou e quis fazer real, mas leva uma bordoada na cara, vendo o real. Está feio, moribundo, irritado e sem ânimo pra seguir, mas precisa. É obrigação. O Flamengo, tinha […]

O post Clássico do fracasso apareceu primeiro em Nosso Palestra.

]]>

Tinha que ser o Flamengo. É como se olhar no espelho e ficar muito incomodado com a própria imagem. Você espera encontrar aquele ideal que inventou e quis fazer real, mas leva uma bordoada na cara, vendo o real. Está feio, moribundo, irritado e sem ânimo pra seguir, mas precisa. É obrigação.

O Flamengo, tinha que ser ele, o time que parecia seguir os passos palmeirenses rumo a dominar o futebol brasileiro.  Ficou nas botas alviverdes e deixou um cheiro de perigo no arredores do Palestra, foi bravo, mas cedeu. Ergueu-se em montanhas de dinheiro e jogadores de significância. Como nós também fizemos.

Afundamos juntos. Tinha que ser o Flamengo o primeiro adversário depois de escancarado o fracasso que foi 2017. Você e eu já sabíamos que estávamos próximos de dar errado, mas a esperança é verde, né? Mais uma bordoada. Espelho rindo da nossa cara.

É como olhar através daquele que reflete e ter de repensar sobre tudo. Não fomos os únicos, mas fomos os piores, rival rubro-negro. Juntos, lado a lado, expectativas, projeções e possibilidades.

Poderíamos imaginar que um empate com gol divino aos 35 do segundo tempo jogando com um mais poderia nos colocar novamente a dois passos do título. Que seria mais um 4 a 2 que faria terremoto no novo Allianz Parque. Alma de Palestra.

Tinha que ser o Flamengo o fiel, o maior perseguidor e o maior obstáculo pelo deca. É o Flamengo o oponente de hoje, um espelho sem reflexo. Você olha e não vê. Não vemos nada do que poderia ser. É frustrante.

Tem que ser diante do Flamengo uma resposta. Um pano que diminua a sujeira pra podermos ver alguma coisa mais clara e concreta. Ter algo no qual se apegar para uma sequência mais digna. Correspondente ao que se pode fazer.

Fracassamos nós, fracassou o Flamengo, fracassou o excesso (?) de dinheiro, a megalomania, a sensação precipitada de glória e desejo abaixo do necessário. É um clássico deprimente, mas estaremos lá mais uma vez. A vitória tem de vir. Tem que ser contra o Flamengo.

O post Clássico do fracasso apareceu primeiro em Nosso Palestra.

]]>
https://nossopalestra.com.br/palmeiras/noticias/classico-do-fracasso/feed/ 0
Espírito de Porco – Leivinha https://nossopalestra.com.br/palmeiras/noticias/espirito-de-porco-leivinha/ https://nossopalestra.com.br/palmeiras/noticias/espirito-de-porco-leivinha/#respond Tue, 12 Sep 2017 13:03:13 +0000 https://nossopalestra.com.br/2017/09/12/espirito-de-porco-leivinha/

Dadá Maravilha sempre disse que apenas três coisas são capazes de parar no ar: ele próprio, um beija-flor e um helicóptero. Talvez, Dadá esteja certo, pois Leivinha sempre esteve mais para foguete. Assim como a máquina que cruza atmosferas, o camisa 8 ia do chão ao céu em poucos segundos. Dono de impulsão invejável, fazia […]

O post Espírito de Porco – Leivinha apareceu primeiro em Nosso Palestra.

]]>

Dadá Maravilha sempre disse que apenas três coisas são capazes de parar no ar: ele próprio, um beija-flor e um helicóptero. Talvez, Dadá esteja certo, pois Leivinha sempre esteve mais para foguete. Assim como a máquina que cruza atmosferas, o camisa 8 ia do chão ao céu em poucos segundos. Dono de impulsão invejável, fazia dos adversários mero coadjuvantes quando ia de encontro a bola.

Engana-se, porém, quem limita a trajetória de Leivinha no futebol a capacidade de cabecear com precisão. O camisa 8 era um atleta completo. Gols, assistências, toques de primeira, infiltrações em velocidade e arremates potentes de fora da área. Não à toa, conquistou espaço de protagonismo na lendária Segunda Academia, atuando ao lado de Leão, Eurico, Luis Pereira, Alfredo, Zeca, Dudu, Ademir da Guia, Edu Bala, Nei e César Maluco.

“Eu era o coordenador do meio de campo ao ataque”, explica.

Nascido em Novo Horizonte, no interior de São Paulo, em 11 de setembro de 1949, João Leiva Campos Filho foi contratado pelo Palmeiras junto a Portuguesa em 1971. O meio-campista permaneceu no clube alviverde até 1975, quando se transferiu para o Atlético de Madrid (Espanha). Neste período, conquistou o bicampeonato brasileiro (1972 e 1973) e bicampeonato paulista (1972 e 1974). Ao todo, disputou 266 partidas e marcou 106 gols, garantindo um lugar entre os imortais palestrinos.

“Ter tido essa oportunidade de colaborar com grandes histórias do Palmeiras é o suficiente. Foi o melhor time em que joguei. Sou palmeirense e torço para que as coisas possam caminhar bem para o lado verde”, exalta.

Atrapalhado por repetidos problemas físicos, Leivinha se aposentou precocemente, aos 29 anos, em 1979. Após deixar os gramados, o ex-atleta apostou na abertura da casa noturna “Balancê”, um bar de samba localizado na zona oeste paulistana. Ao lado de Osvaldão do Cavaco, trouxe artistas renomados para se apresentar no estabelecimento durante os anos 80, como Fundo de Quintal e Zeca Pagodinho. Entretanto, a experiência teve fim após 13 anos.

“Como o samba do Rio de Janeiro não era muito tocado em São Paulo, tivemos essa ideia de abrir o bar aqui. Fizemos sucesso durante um bom tempo”, relembra.

Hoje, aos 68 anos, o eterno camisa 8 se dedica a sessões de fisioterapia para amenizar as sequelas deixadas pelas 20 cirurgias ortopédicas que já realizou, incluindo próteses nos quadris e nos joelhos. As dores, contudo, não são capazes de evitar que Leivinha coloque em prática seu grande hobby: viajar, principalmente para Barra do Una, no litoral norte paulista. Eliana, com quem é casado há três décadas, é sua grande companheira mundo afora. Com Eliana, inclusive, teve sua filha caçula, Bruna, após ter três filhos (Juliano, Daniela e Rafael) em dois matrimônios anteriores.

Mantendo as tradições portuguesas, Leivinha tem bacalhau como seu prato preferido. Nos momentos de lazer, gosta de beber cerveja, caipirinha ou, no inverno, vinho. Então, um brinde a João Leiva Campos Filho. O maior cabeceador da história do Palmeiras.

O post Espírito de Porco – Leivinha apareceu primeiro em Nosso Palestra.

]]>
https://nossopalestra.com.br/palmeiras/noticias/espirito-de-porco-leivinha/feed/ 0