Arquivos tag-Globo - Nosso Palestra https://nossopalestra.com.br/assunto/tag-globo/ Palmeirenses que escrevem, analisam, gravam, opinam e noticiam o Palmeiras. Paixão e honestidade. Wed, 14 Mar 2018 08:30:24 +0000 pt-BR hourly 1 https://wordpress.org/?v=6.5.4 A televisão me deixou burro, muito bravo demais https://nossopalestra.com.br/palmeiras/noticias/a-televisao-me-deixou-burro-muito-bravo-demais/ https://nossopalestra.com.br/palmeiras/noticias/a-televisao-me-deixou-burro-muito-bravo-demais/#respond Wed, 14 Mar 2018 08:30:24 +0000 https://nossopalestra.com.br/2018/03/14/a-televisao-me-deixou-burro-muito-bravo-demais/

“Atenção para o toque de 5 segundos” 1 2 3 4 5 “Hoje é dia de Palmeiras e Santos, na Arena Palmeiras, pelo Campeonato Paulista de 2018..” RelacionadasPalmeiras treina de olho no Vasco, e Weverton afirma que ‘vencer nunca é fácil’Palmeiras não poderá contar com Arena Barueri em caso de shows no Allianz; veja prazoArena […]

O post A televisão me deixou burro, muito bravo demais apareceu primeiro em Nosso Palestra.

]]>

“Atenção para o toque de 5 segundos”

1

2

3

4

5

“Hoje é dia de Palmeiras e Santos, na Arena Palmeiras, pelo Campeonato Paulista de 2018..”

Dia 4 de Fevereiro. Nossa última vez. Lá nessa tal arena de nome esquisito aí. Eu só conheço o Allianz Parque, mas tudo bem. Sabe aquele nosso amigo que não tem condições de assinar um serviço de televisão a cabo? Então, ele já acumula mais de um mês de saudades.

Existe vida na censura? Até existe. É dura, é cruel. A ditadura formal acabou há décadas. A informal, se acumula de dez em dez dias. Você não vê, você sente. Você infere. Ela fere um direito básico, mas basicamente não te deixa notar. A saudade anuncia, mas as renúncias para reconquistá-la está em poucas mãos que estão muito, mas muito omissas. Ou atadas. Com as cartas marcadas. As tabelas pré-confeccionadas.

A verdade, leitor que comigo torce, é que nossa torcida está às margens de um sistema de televisão Global que, cada dia mais, segmentada. É Corinthians, um pouquinho de São Paulo e uma migalha clássica (e necessária para o disfarce de todo dia) de Palmeiras. É uma decisão de campeonato aqui, um joguinho acolá. O sistema não quer que seu amigo, aquele de longe, pratique Palmeiras pela televisão aberta. Quer ver, pague. Pague bem. Pague sua paixão. Marinho(eiro) em busca de tesouro.

Se o sistema omite, e assim acontece, o omitido tem uma única opção: não se omitir. A pior parte de alguém que é colocado nessa situação de inferioridade, ele tem a obrigação moral por si e pelos seus de reagir. De contestar. De ter a postura que exige de seus atletas. Porque um colarinho branco eximiria tal postura? Não. Não pra nós. A televisão pode tentar esconder, o clube faz e acontece, aparece pra sua torcida e aponta de onde o sistema é controlado.

O Palmeiras é vítima. Pode ter sido cúmplice, indiretamente. Contratos assinados, acordos selados. Tem que ser selado, registrado, carimbado, avaliado, rotulado se quiser voar, meu presidente. Raul dizia. O rock diz. A postura de um clube que nasceu inquieto, contestando sistemas, combatendo e peitando. Nasceu campeão por ser assim. Já centenário, biologicamente, perde-se vigor, mantém-se o espírito, a ética.

Pedimos, aqui, um mês e meio sem televisão aberta depois, que nossos atletas marcassem o retorno de um time inquieto e que lutasse por nós. Hoje, que o sistema seja menos enforcado, menos destruído e minimamente justo. Queremos o ALLIANZ PARQUE nas finais, queremos horário nobre, queremos o país todo, o pobre, o preto, o verde e o branco, vendo, torcendo e se divertindo.

Esse é o papel da imprensa. O pedido tá transmitido. Agora, é com vocês. Justiça, ao menos um pouco.

“Agradecemos sua audiência

Até a próxima!”

O post A televisão me deixou burro, muito bravo demais apareceu primeiro em Nosso Palestra.

]]>
https://nossopalestra.com.br/palmeiras/noticias/a-televisao-me-deixou-burro-muito-bravo-demais/feed/ 0
Maria Antonia e os lados da rua: vamos atravessá-la? https://nossopalestra.com.br/palmeiras/noticias/maria-antonia-e-os-lados-da-rua-vamos-atravessa-la/ https://nossopalestra.com.br/palmeiras/noticias/maria-antonia-e-os-lados-da-rua-vamos-atravessa-la/#respond Tue, 27 Feb 2018 13:07:09 +0000 https://nossopalestra.com.br/2018/02/27/maria-antonia-e-os-lados-da-rua-vamos-atravessa-la/

Maria Antonia é a pessoa abençoada que deu à luz a esse ser iluminado Jailson. Essa história espetacular não só de goleiro do meu time. Mas de gente boa que transcende clubismo. Esse cara que quase todo mundo torce para vencer na vida. Maria Antonia é a rua paulistana que simbolizou no final dos anos […]

O post Maria Antonia e os lados da rua: vamos atravessá-la? apareceu primeiro em Nosso Palestra.

]]>

Maria Antonia é a pessoa abençoada que deu à luz a esse ser iluminado Jailson. Essa história espetacular não só de goleiro do meu time. Mas de gente boa que transcende clubismo. Esse cara que quase todo mundo torce para vencer na vida.

Maria Antonia é a rua paulistana que simbolizou no final dos anos 60 a divisão entre os lados do mundo. À esquerda no sentido viário quem era mais à direita na noção (ou falta dela) política da turma do Mackenzie. À direita do trânsito a patota mais à esquerda na ideologia (ou excesso dela) da USP.

Ali teve um enfrentamento a paus e pedras e bombas e tiros em 2 de outubro de 1968. Um Derby ideológico. Um Fla-Flu político. Um jogo duro, brusco e pesado. Um morto.

Sem tomar partido em 1968 (embora eu seja mais da turma que andava pela calçada da USP), sem apenas um olhar (embora eu veja a minha grama e a do vizinho mais verdes), sou mesmo do tipo que não atravesso a rua para não cumprimentar alguém. Faço o contrário. Procuro estender a mão para tentar entender a cabeça. O coração é incompreensível. É outra coisa.

Quando vejo a mãe de Jailson na Globo torcendo mezzo pelo filho palmeirense de berço e meio pelo Corinthians como ela sempre foi inteira, ao lado da filha também alvinegra, eu torço ainda mais pelo Jailsão da massa. Qualquer massa.

Mas quando eu leio e escuto que tem muita gente que torce pelo time do Jailson e distorce o sentimento da mãe que o ama antes de ele nascer, e também ama o Corinthians do mesmo modo e ao mesmo tempo, eu só posso lamentar.

Compreendo quem fica bravo. Entendo quem acha que ela não precisaria ter se exposto e, por tabela, o filho.

Mas este é o mundo que vivemos. Conectado virtual. Mas sem conexão com a realidade.

Milhões de vezes no Brasil e no mundo pais torceram pelo mesmo sangue como Maria Antonia e contra o time do coração. Outras tantas viraram casaca. E é também compreensível que assim seja. Qualquer que seja o sentimento que só sabe quem tem.

Só não pode a talibancada condenar Jailson pela mãe. Só não pode a intolerância cobrar da mãe a torcida. Só não podemos exigir anonimato num mundo em que as fraturas expostas e as farturas escondidas se confundem.

PS: Eu só tenho dois amores incondicionais: minha família e meu time.

O post Maria Antonia e os lados da rua: vamos atravessá-la? apareceu primeiro em Nosso Palestra.

]]>
https://nossopalestra.com.br/palmeiras/noticias/maria-antonia-e-os-lados-da-rua-vamos-atravessa-la/feed/ 0