Arquivos tag-Mustafá Contursi - Nosso Palestra https://nossopalestra.com.br/assunto/tag-mustafa-contursi/ Palmeirenses que escrevem, analisam, gravam, opinam e noticiam o Palmeiras. Paixão e honestidade. Thu, 06 Jun 2019 18:11:00 +0000 pt-BR hourly 1 https://wordpress.org/?v=6.5.5 Especial Libertadores-99: Felipão voltava a reclamar da arbitragem, em 06/06/1999 https://nossopalestra.com.br/palmeiras/noticias/especial-libertadores-99-11/ https://nossopalestra.com.br/palmeiras/noticias/especial-libertadores-99-11/#respond Thu, 06 Jun 2019 18:11:00 +0000 https://nossopalestra.com.br/2019/06/06/especial-libertadores-99-11/

Felipão resolveu mudar a estratégia em relação aos árbitros. Agora ele batia sem dó. Nem medo. “Eu teria dado cartão vermelho pro Flávio de Carvalho”. O árbitro de Santos 2 x 1 Palmeiras, na semifinal do SP-99, foi duramente criticado pelo treinador. “Não vão dar pênalti pro Palmeiras nem que a vaca tussa (no Paulistão)”. […]

O post Especial Libertadores-99: Felipão voltava a reclamar da arbitragem, em 06/06/1999 apareceu primeiro em Nosso Palestra.

]]>

Felipão resolveu mudar a estratégia em relação aos árbitros. Agora ele batia sem dó. Nem medo. “Eu teria dado cartão vermelho pro Flávio de Carvalho”.

O árbitro de Santos 2 x 1 Palmeiras, na semifinal do SP-99, foi duramente criticado pelo treinador. “Não vão dar pênalti pro Palmeiras nem que a vaca tussa (no Paulistão)”.

A bronca de Felipão era a mesma da maioria dos atletas, de grande parte da torcida, de pequena parte da imprensa.

E de ninguém da diretoria do clube: “Nós não nos achamos prejudicados”, disse o diretor Sebastiao Lapola. Mais uma vez as diferenças entre o grupo do presidente Mustafá Contursi e Felipão eram visíveis. Do mesmo nível da rachadura entre o Palmeiras e a cogestora Parmalat.

Felipão não deu bola ao comentário do seu diretor e seguiu na mesma linha. “Cansei de bancar o bonzinho. Se é pra começar a chorar vamos fazer isso”, se referindo às arbitragens.

O post Especial Libertadores-99: Felipão voltava a reclamar da arbitragem, em 06/06/1999 apareceu primeiro em Nosso Palestra.

]]>
https://nossopalestra.com.br/palmeiras/noticias/especial-libertadores-99-11/feed/ 0
Especial Libertadores-99: Felipão avisava que deixaria o clube quando acabasse o torneio, em 24/02/1999 https://nossopalestra.com.br/palmeiras/noticias/especial-libertadores-99-felipao-avisava-que-deixaria-o-clube-em-24-02-1999/ https://nossopalestra.com.br/palmeiras/noticias/especial-libertadores-99-felipao-avisava-que-deixaria-o-clube-em-24-02-1999/#respond Sun, 24 Feb 2019 18:15:59 +0000 https://nossopalestra.com.br/2019/02/24/especial-libertadores-99-felipao-avisava-que-deixaria-o-clube-em-24-02-1999/

Felipão não quis nem saber. Mesmo na semana da estreia na Libertadores contra o Corinthians, ele abriu o verbo. Deixaria o clube ao final do contrato, em maio de 1999. Se o Palmeiras chegasse à fase final da competição, ele estenderia o vínculo por mais um mês. Mas deixaria o Palestra depois de três anos. […]

O post Especial Libertadores-99: Felipão avisava que deixaria o clube quando acabasse o torneio, em 24/02/1999 apareceu primeiro em Nosso Palestra.

]]>

Felipão não quis nem saber. Mesmo na semana da estreia na Libertadores contra o Corinthians, ele abriu o verbo. Deixaria o clube ao final do contrato, em maio de 1999. Se o Palmeiras chegasse à fase final da competição, ele estenderia o vínculo por mais um mês. Mas deixaria o Palestra depois de três anos.

Era o que ele pensava sempre: no máximo três anos em um clube. Depois, troca de ares. Quem sabe até mesmo uma Seleção para a Copa de 2002. Mas que não fosse a do Brasil. Ele achava que não teria “paciência” para dirigi-la…

⁃ Não tenho problema com a diretoria do clube. Mas pretendo assumir outros compromissos profissionais. E já aviso agora para ninguém falar que eu sairei por causa um eventual fracasso na Libertadores.

O presidente Mustafá Contursi ficou uma arara com o pronunciamento do treinador. Achou que não era o momento para falar. E também não era o de trocar o treinador – como acabara de fazer o Corinthians, que estrearia no Derby o veterano Evaristo de Macedo.

O diretor de futebol Sebastião Lapolla disse que o Palmeiras iria “esperar o fim do contrato de Felipão para tomar uma decisão”.

Já o diretor da cogestora Parmalat disse que, por ele, Felipão só sairia quando terminasse a parceria, prevista para encerrar em 2001.

Reações esperadas: Felipão só continuava no Palmeiras pelo apoio da Parmalat. Se fosse por Mustafá, ele não teria durado um ano no clube.

O treinador e o presidente brigavam por quase tudo. Mustafá não queria molhar o gramado antes dos jogos como pretendia o técnico. Não gostava do time treinando no Palestra por causa dos palavrões que incomodavam os sócios que caminhavam na arquibancada. E também exigira que na final da Mercosul de 1998 o Palmeiras jogasse de verde e não de branco como pedira Felipão.

A demora para a renovação de contrato com Velloso e Rogério foi outro problema. Felipão conseguiu desfazer a contratação do goleiro Adinam, do União de Araras. Mas não a do lateral Leo. Ele acabara de ser apresentado no Palmeiras. Mas nunca jogaria pelo clube. Muito por birra de Felipão, que acabou, no caso, perdendo um ótimo lateral para o Santos.

O Corinthians estrearia treinador no clássico. O Palmeiras sabia que Felipão não seguiria no clube…

O post Especial Libertadores-99: Felipão avisava que deixaria o clube quando acabasse o torneio, em 24/02/1999 apareceu primeiro em Nosso Palestra.

]]>
https://nossopalestra.com.br/palmeiras/noticias/especial-libertadores-99-felipao-avisava-que-deixaria-o-clube-em-24-02-1999/feed/ 0
Especial Mustafá Contursi insistia em trazer o goleiro Adinam, do União de Araras. Felipão batia o pé e não o queria, em 03/02/1999 https://nossopalestra.com.br/palmeiras/noticias/especial-libertadores-99-mustafa-ainda-queria-trazer-o-goleiro-que-felipao-nao-queria-em-03-02-1999/ https://nossopalestra.com.br/palmeiras/noticias/especial-libertadores-99-mustafa-ainda-queria-trazer-o-goleiro-que-felipao-nao-queria-em-03-02-1999/#respond Sun, 03 Feb 2019 15:47:08 +0000 https://nossopalestra.com.br/2019/02/03/especial-libertadores-99-mustafa-ainda-queria-trazer-o-goleiro-que-felipao-nao-queria-em-03-02-1999/

Mustafá Contursi insistia em trazer o goleiro Adinam, do União de Araras. Felipão batia o pé e não o queria. O treinador preparava o time para o quarto jogo no Rio-São Paulo, sábado, no Palestra, contra o Fluminense. Seria a primeira partida com os titulares. César Sampaio estava pronto para voltar ao clube. Roque Júnior […]

O post Especial Mustafá Contursi insistia em trazer o goleiro Adinam, do União de Araras. Felipão batia o pé e não o queria, em 03/02/1999 apareceu primeiro em Nosso Palestra.

]]>

Mustafá Contursi insistia em trazer o goleiro Adinam, do União de Araras. Felipão batia o pé e não o queria.

O treinador preparava o time para o quarto jogo no Rio-São Paulo, sábado, no Palestra, contra o Fluminense. Seria a primeira partida com os titulares. César Sampaio estava pronto para voltar ao clube. Roque Júnior (foto) começaria como titular na zaga.

O post Especial Mustafá Contursi insistia em trazer o goleiro Adinam, do União de Araras. Felipão batia o pé e não o queria, em 03/02/1999 apareceu primeiro em Nosso Palestra.

]]>
https://nossopalestra.com.br/palmeiras/noticias/especial-libertadores-99-mustafa-ainda-queria-trazer-o-goleiro-que-felipao-nao-queria-em-03-02-1999/feed/ 0
Especial Libertadores-99: Palmeiras contratava goleiro que Felipão não queria e enfurecia treinador, em 31/01/1999 https://nossopalestra.com.br/palmeiras/noticias/especial-libertadores-99-palmeiras-contratava-goleiro-que-felipao-nao-queria-e-enfurecia-treinador-em-31-01-1999/ https://nossopalestra.com.br/palmeiras/noticias/especial-libertadores-99-palmeiras-contratava-goleiro-que-felipao-nao-queria-e-enfurecia-treinador-em-31-01-1999/#respond Thu, 31 Jan 2019 17:30:00 +0000 https://nossopalestra.com.br/2019/01/31/especial-libertadores-99-palmeiras-contratava-goleiro-que-felipao-nao-queria-e-enfurecia-treinador-em-31-01-1999/

Felipão mal conhecia o goleiro Adinam, do União de Araras – o primeiro a levar um gol de falta de Rogério Ceni, em 1997. E ficou de vez de mal com o presidente Mustafá Contursi, que o contratou sem consultar o técnico, que queria mesmo a renovação emperrada do contrato do titular Velloso (finalmente acertada […]

O post Especial Libertadores-99: Palmeiras contratava goleiro que Felipão não queria e enfurecia treinador, em 31/01/1999 apareceu primeiro em Nosso Palestra.

]]>

Felipão mal conhecia o goleiro Adinam, do União de Araras – o primeiro a levar um gol de falta de Rogério Ceni, em 1997. E ficou de vez de mal com o presidente Mustafá Contursi, que o contratou sem consultar o técnico, que queria mesmo a renovação emperrada do contrato do titular Velloso (finalmente acertada na véspera, por apenas seis meses, junto com o volante Rogério).

"Eu não pedi esse jogador e não fui consultado a respeito dele", disse Felipão para a FOLHA DE S.PAULO.

O diretor de futebol do clube, Sebastião Lapolla, disse que Mustafá estava interessado no goleiro havia muito tempo, que ele era um atleta "barato", que havia acertado o negócio, e pedido para Lapolla e Paulo Angioni (diretor da Parmalat no Palmeiras) avisarem o treinador.

Além de demorar a renovar o contrato com Velloso, o Palmeiras também errava ao não querer reaproveitar o goleiro Sérgio, campeão paulista e brasileiro em 1993, depois de uma série de empréstimos. O próprio Felipão dizia que estava "bom" manter apenas três goleiros: Velloso, Marcos e Marcelo.

E já deixava qual seria o destino de Adinam: "Às vezes o clube faz algumas parceiras com outros times só para contratar jogadores. Mas quem escala sou eu".

O elenco do Palmeiras viajou naquele domingo mesmo para Serra Negra, onde ficaria treinando se preparando para a Libertadores.

O post Especial Libertadores-99: Palmeiras contratava goleiro que Felipão não queria e enfurecia treinador, em 31/01/1999 apareceu primeiro em Nosso Palestra.

]]>
https://nossopalestra.com.br/palmeiras/noticias/especial-libertadores-99-palmeiras-contratava-goleiro-que-felipao-nao-queria-e-enfurecia-treinador-em-31-01-1999/feed/ 0
Especial Libertadores-99: Mustafá não tinha oposição no Palmeiras, em 17/01/1999 https://nossopalestra.com.br/palmeiras/noticias/especial-libertadores-99-mustafa-nao-tinha-oposicao-no-palmeiras-em-17-01-1999/ https://nossopalestra.com.br/palmeiras/noticias/especial-libertadores-99-mustafa-nao-tinha-oposicao-no-palmeiras-em-17-01-1999/#respond Thu, 17 Jan 2019 11:20:17 +0000 https://nossopalestra.com.br/2019/01/17/especial-libertadores-99-mustafa-nao-tinha-oposicao-no-palmeiras-em-17-01-1999/

Os 285 conselheiros do Palmeiras iriam eleger no dia seguinte, segunda-feira, o “novo” presidente do Palmeiras. Ou pior: pela quarta vez desde 1993, Mustafá Contursi seria reeleito. A oposição estava enfraquecida desde a manobra mustafista em 1996, que permitira eleições sem limite do presidente. Seraphim del Grande, que havia levado naquele ano um chapéu de […]

O post Especial Libertadores-99: Mustafá não tinha oposição no Palmeiras, em 17/01/1999 apareceu primeiro em Nosso Palestra.

]]>

Os 285 conselheiros do Palmeiras iriam eleger no dia seguinte, segunda-feira, o “novo” presidente do Palmeiras. Ou pior: pela quarta vez desde 1993, Mustafá Contursi seria reeleito.

A oposição estava enfraquecida desde a manobra mustafista em 1996, que permitira eleições sem limite do presidente. Seraphim del Grande, que havia levado naquele ano um chapéu de Mustafá que o transformara em candidato de oposição em 1997, só tivera 23 votos naquela eleição. Mustafá venceu por 223 a 23.

Mustafá dizia que não tinha oposição em 1999. E parecia não ter mesmo. Tanto que era candidato único. Pretendia no biênio 1999-01 valorizar mais o patrimônio. E enfim conseguir cobrir o Palestra Italia, projeto que apresentara em 1996.

O presidente rererereleito afirmou que continuaria com a Parmalat (com quem nunca tivera um bom relacionamento, desde o início da cogestão, em 1992). Mas não queria foco na Libertadores-99. As conquistas viriam, segundo ele, de moto natural. “Não teremos despesas insuportáveis”.

Também pretendia continuar com Felipão (FOTO) como treinador. Apesar de ter pensado seriamente em demiti-lo se não conquistasse a a Copa do Brasil-98. Desde então, quase tudo era motivo de polêmica com o técnico. Na terceira partida decisiva da Mercosul-98, Felipão insistiu em jogar de camisa branca contra o Cruzeiro, no Palestra. Mustafá determinou o uniforme verde que acabou campeão.

Outra birra entre eles era molhar o gramado antes dos jogos. Felipão queria um campo para a bola correr mais rápida. Mustafá não permitia. Dizia que atendia às recomendações técnicas de quem cuidava da grama.

Na Copa São Paulo, o Palmeiras foi eliminado pela Ponte Preta, no Palestra. Derrota por 2 a 1, na prorrogação.

O post Especial Libertadores-99: Mustafá não tinha oposição no Palmeiras, em 17/01/1999 apareceu primeiro em Nosso Palestra.

]]>
https://nossopalestra.com.br/palmeiras/noticias/especial-libertadores-99-mustafa-nao-tinha-oposicao-no-palmeiras-em-17-01-1999/feed/ 0
Hora de jogar com o time e cada um jogar com a equipe https://nossopalestra.com.br/palmeiras/noticias/hora-de-jogar-com-o-time-e-cada-um-jogar-com-a-equipe/ https://nossopalestra.com.br/palmeiras/noticias/hora-de-jogar-com-o-time-e-cada-um-jogar-com-a-equipe/#respond Sat, 28 Jul 2018 15:11:41 +0000 https://nossopalestra.com.br/2018/07/28/hora-de-jogar-com-o-time-e-cada-um-jogar-com-a-equipe/

Felipão chegou. Ainda não se sabe se será o do primeiro semestre de 1999 ou o do segundo semestre de 2012. Mas sempre se saberá que é um dos três maiores da nossa história e um dos cinco pentacampeões do mundo – mais do que o quarto colocado em 2014 pra geração espontânea de mimimis […]

O post Hora de jogar com o time e cada um jogar com a equipe apareceu primeiro em Nosso Palestra.

]]>

Felipão chegou. Ainda não se sabe se será o do primeiro semestre de 1999 ou o do segundo semestre de 2012. Mas sempre se saberá que é um dos três maiores da nossa história e um dos cinco pentacampeões do mundo – mais do que o quarto colocado em 2014 pra geração espontânea de mimimis e memes que acha que o mundo que Felipão conquistou começou quando os mal paridos foram registrados em cartório.

O que sei é que o Palmeiras desde 2014 troca de técnico como se troca de treinador no Brasil – com e sem razão. O que sabemos com muita emoção que só quem tem história vive de passado. Mas é preciso ter cabeça no presente para pensar o futuro. E não apenas em reeleição. Mandato. Patrocínio.

É preciso pra ontem mais um zagueiro bom e experiente. Pra hoje um atacante de drible como Keno. Pra amanhã mais cobrança sobre um elenco que não é o Real Madrid das Américas e não pode se perder como Osasuna de Perdizes. Time que pode ser bi da América como e com Felipão. Não pode se perder no vestiário. Não pode não se achar em campo. E nem se achar demais fora dele. Tem de se agrupar mais lá dentro. Tem de se reunir mais aqui fora.

Por mais que tenha oposição e oposição da situação no clube, por mais que se tente discutir estatuto por anos de mandato e por números de patrocínio, o Palmeiras tem um valor de mercado que é mais valor que mercado. Não temos preço. Não estamos à venda. Nem podemos colocar venda nos olhos.

Hora de quem paga as muitas contas seguir trabalhando pelo clube sem ameaças e sem política. Hora de a política que deixa as contas muito caras blindar o time. Hora de a equipe jogar como tal. Hora de cada jogador jogar pelo time. Hora de a torcida se fechar com Felipão como ele sempre nos blindou. Bem ou mal.

Hora de falar: este é o time. Este é o nosso grupo de trabalho. Isto é o Palmeiras. Quem for Palmeiras que jogue junto.

O post Hora de jogar com o time e cada um jogar com a equipe apareceu primeiro em Nosso Palestra.

]]>
https://nossopalestra.com.br/palmeiras/noticias/hora-de-jogar-com-o-time-e-cada-um-jogar-com-a-equipe/feed/ 0
Três não é demais – mas não agora https://nossopalestra.com.br/palmeiras/noticias/tres-nao-e-demais-mas-nao-agora/ https://nossopalestra.com.br/palmeiras/noticias/tres-nao-e-demais-mas-nao-agora/#respond Tue, 22 May 2018 05:00:58 +0000 https://nossopalestra.com.br/2018/05/22/tres-nao-e-demais-mas-nao-agora/

Três anos de mandato com direito a uma reeleição me parece o melhor modo de administrar um clube como o Palmeiras. Dois é muito pouco. Três não será demais se a gestão for séria, ética, transparente. Como tem sido a de Mauricio Galiotte. Além de evitar que se tranque quase tudo em ano eleitoral. No […]

O post Três não é demais – mas não agora apareceu primeiro em Nosso Palestra.

]]>

Três anos de mandato com direito a uma reeleição me parece o melhor modo de administrar um clube como o Palmeiras. Dois é muito pouco. Três não será demais se a gestão for séria, ética, transparente. Como tem sido a de Mauricio Galiotte. Além de evitar que se tranque quase tudo em ano eleitoral. No pior tomo daqui e tiro de lá.

Nem por isso pode ampliar um ano de seu próprio e próximo e provável mandato a que deverá concorrer – como aprovado pelo Conselho Deliberativo do clube, na espera de esperada aprovação dos associados por maioria simples.

A alteração pode ser boa e salutar para o Palmeiras. Como claramente ajuda o atual presidente. E muito provavelmente a conselheira Leila Pereira, dona da Crefisa, que conseguiria antecipar mais uma vez os sonhos de querer ser presidente do Palmeiras a partir de 2021, para tomar posse já no início de 2022.

O Movimento Palmeiras Responsável publicou a seguinte nota antes da votação:

“À toda coletividade palmeirense,

O Movimento Palmeiras Responsável reúne dezenas de conselheiros do clube, representantes de visões políticas distintas e heterogêneas. Tendo em vista a pretendida mudança estatutária com o objetivo de alterar o tempo de mandato do Presidente, a ser votada no próximo dia 21 de maio, apresentamos considerações relevantes para o entendimento da questão.

Buscando promover a pacificação nas discussões políticas do clube em momento tão promissor, entendemos que:

1. Não é aceitável em processos democráticos que alterações estatutárias relevantes possam modificar o processo eleitoral, eventualmente beneficiando a gestão em curso. Este artifício é repelido por todos os órgãos institucionais que regulam eleições. E não poderia ser diferente no Conselho Deliberativo da Sociedade Esportiva Palmeiras.

a. Nossa proposta: nenhuma alteração nestes termos pode ter validade na eleição imediatamente subsequente, ou estaríamos legitimando o casuísmo político. Sem impedir alterações nas vésperas do momento eleitoral, a cada eleição futura viveremos disputas fratricidas em torno de modificações estatutárias.

b. Essa prática já foi habitual no nosso passado recente, bem como em outros clubes. Suas consequências foram (e serão) sempre trágicas, especialmente pelo risco de apropriação pessoal do poder.

2. Duas propostas foram apresentadas para votação na próxima reunião: três anos de mandato da Diretoria Executiva (Presidente) com uma reeleição (3 +3); ou dois anos de mandato com duas reeleições (2+2+2). Estas propostas eram apenas duas entre tantas outras e, ao contrário do que se tem propagado de forma irresponsável, nunca foram consenso na Comissão de Reforma do Estatuto em 2015, que havia sugerido a realização de reuniões setoriais para debate, as quais, entretanto, não foram realizadas pelo Presidente do Conselho.

a. Se não havia consenso, por que essas são as únicas alternativas apresentadas? A proposta de três anos de mandato sem reeleição, a preferida entre os membros da comissão, não entrou sequer em pauta.

b. Em outubro de 2017 houve votação para ampla reforma estatutária. Naquela ocasião, não se incluiu na pauta de votação qualquer mudança no prazo do mandato da Direção Executiva. Agora, às pressas, esta proposta é colocada para votação, com efeito imediato, sem debates prévios. Por quê?

3. Esta ação coordenada pela Diretoria Executiva tem causado fraturas nas relações políticas do clube.

a. Três vice-presidentes da atual gestão, bem como o vice-presidente do Conselho Deliberativo são contrários a esta alteração repentina, além de dezenas de conselheiros do clube, entre eles muitos apoiadores e diretores da atual administração.

b. Sem os votos necessários para a mudança, tem-se notado a adoção de métodos absolutamente inapropriados em busca de apoios, deteriorando o nível de nosso debate político.

Desta forma, não resta outra alternativa que não a de vetar essa alteração extemporânea votando contrariamente as duas propostas apresentadas. Apenas respeitando os limites éticos e os processos democráticos já consagrados, avançaremos enquanto instituição. A Sociedade Esportiva Palmeiras não pode ser submetida ao interesse de grupos que, episodicamente, estejam no poder.

(Observação: todos as considerações acima dizem respeito exclusivamente ao item 4 da Reforma Estatutária, que trata da modificação do tempo de mandato do presidente da Sociedade Esportiva Palmeiras. As demais alterações propostas não são objeto de discussão deste coletivo.)

Atenciosamente,

MOVIMENTO PALMEIRAS RESPONSÁVEL

Concordo em muitos pontos com ela. Não gostaria que o atual presidente fosse beneficiado pela medida. Não por ser quem é. Mas por abrir (ou reabrir) mais um velho precedente e procedimento deplorável de abrir espaço para casuísmos. Algo que o agora derrotado Mustafá Contursi abusou tantas vezes. Até quando estava no lado mais certo. Ou menos errado.

Também preocupa esse Furacão Crefisa no clube. Por mais que venha ajudando dentro e fora de campo o Palmeiras, as ações de seus dirigentes não podem extrapolar. Ninguém e dono do clube. O Palmeiras não está à venda. Embora alguns pareçam estar.

Meu voto seria três anos para presidente. A partir da eleição de 2020. Não para o próximo mandato.

E seria mais uma vez reduzir ao menor número possível o número de vitalícios. Pra sempre é só o Palmeiras. Não alguns conselheiros.

O post Três não é demais – mas não agora apareceu primeiro em Nosso Palestra.

]]>
https://nossopalestra.com.br/palmeiras/noticias/tres-nao-e-demais-mas-nao-agora/feed/ 0
Especial Libertadores-99: Amendoim! Palmeiras 2 x 1 Guarani, em 21/3/99 https://nossopalestra.com.br/palmeiras/noticias/especial-libertadores-99-amendoim-palmeiras-2-x-1-guarani-em-21-3-99/ https://nossopalestra.com.br/palmeiras/noticias/especial-libertadores-99-amendoim-palmeiras-2-x-1-guarani-em-21-3-99/#respond Wed, 21 Mar 2018 21:15:13 +0000 https://nossopalestra.com.br/2018/03/21/especial-libertadores-99-amendoim-palmeiras-2-x-1-guarani-em-21-3-99/

“Eles são as maiores cornetas do futebol brasileiro. Aquele pessoal come muito amendoim. A casca deve cair na roupa e eles ficam muito irritados. Embora eles não queiram, estamos progredindo”. Depois da virada por 2 a 1 contra o Guarani, pelo SP-99, domingo à tarde no Palestra, Felipão desabafava a respeito das cornetas do apocalipse […]

O post Especial Libertadores-99: Amendoim! Palmeiras 2 x 1 Guarani, em 21/3/99 apareceu primeiro em Nosso Palestra.

]]>

“Eles são as maiores cornetas do futebol brasileiro. Aquele pessoal come muito amendoim. A casca deve cair na roupa e eles ficam muito irritados. Embora eles não queiram, estamos progredindo”.

Depois da virada por 2 a 1 contra o Guarani, pelo SP-99, domingo à tarde no Palestra, Felipão desabafava a respeito das cornetas do apocalipse palmeirense. Criava um termo que pegou. Diferentemente do time que não se encaixava. Também pela falta de tempo para treinar. Excesso de jogos e viagens. Questões internas entre comissão técnica e diretoria, cogestora e clube, treinador e alguns líderes do elenco, alguns egos inflados.

As cobranças eram fortes e exageradas. Mas o time realmente não rendia tudo. Pela qualidade e quantidade de atletas, a evolução ainda não era a esperada. A classificação para as oitavas da Libertadores estava ameaçada.

Felipão poupou Arce na lateral. Taddei foi improvisado novamente. Jackson atuou na articulação no lugar de Alex que não vinha bem. Zinho e Oséas voltaram ao time. Mas foram apenas razoáveis.

O Guarani fez 1 a 0 de pênalti sofrido por Rubens Cardoso (jogaria no Palmeiras no BR-02) e convertido por Gilson Batata. Oséas empatou ao 26, aproveitando passe de Paulo Nunes. A virada veio aos 32. Paulo Nunes finalizou bonito passe de Zinho. Aos 45 faltou um pênalti claro ser marcado em Jackson.

Na segunda etapa o Verdão administrou o jogo e o desgaste e mereceu a vitória. Mas não muitos elogios.

PALMEIRAS 2 X 1 GUARANI

Competição: Campeonato Paulista/Segunda Fase

Data: domingo, 21/março (tarde)

Estádio: Parque Antártica

Cidade: São Paulo (SP)

Juiz: Sálvio Spínola Fagundes Filho (SP)

Renda: não disponível

Público: 6 144

PALMEIRAS: Marcos; Taddei (Arce), Júnior Baiano, Cléber e Júnior; Galeano

(Pedrinho), César Sampaio e Zinho; Jackson; Paulo Nunes e Oséas (Evair)

Técnico: Luiz Felipe Scolari

Gols: Gílson Batata (pênalti) 11, Oséas 20 e Paulo Nunes 33 do 1º

O post Especial Libertadores-99: Amendoim! Palmeiras 2 x 1 Guarani, em 21/3/99 apareceu primeiro em Nosso Palestra.

]]>
https://nossopalestra.com.br/palmeiras/noticias/especial-libertadores-99-amendoim-palmeiras-2-x-1-guarani-em-21-3-99/feed/ 0
Especial Libertadores-99: Palmeiras teria no Derby treinador que avisou que iria embora e Corinthians estrearia treinador https://nossopalestra.com.br/palmeiras/noticias/especial-libertadores-99-palmeiras-teria-no-derby-treinador-que-avisou-que-iria-embora-e-corinthians-estrearia-treinador/ https://nossopalestra.com.br/palmeiras/noticias/especial-libertadores-99-palmeiras-teria-no-derby-treinador-que-avisou-que-iria-embora-e-corinthians-estrearia-treinador/#respond Sun, 25 Feb 2018 10:00:19 +0000 https://nossopalestra.com.br/2018/02/25/especial-libertadores-99-palmeiras-teria-no-derby-treinador-que-avisou-que-iria-embora-e-corinthians-estrearia-treinador/

Felipão convulsionou o Palmeiras ao dizer que não ficaria no clube ao final da Libertadores-99 – mesmo se a ganhasse… Corinthians estrearia novo treinador no Derby no sábado à tarde, no Morumbi. Climas estranhos no Parque Antarctica e no Parque São Jorge. Grande parte da diretoria do clube queria a demissão de Scolari logo depois […]

O post Especial Libertadores-99: Palmeiras teria no Derby treinador que avisou que iria embora e Corinthians estrearia treinador apareceu primeiro em Nosso Palestra.

]]>

Felipão convulsionou o Palmeiras ao dizer que não ficaria no clube ao final da Libertadores-99 – mesmo se a ganhasse… Corinthians estrearia novo treinador no Derby no sábado à tarde, no Morumbi. Climas estranhos no Parque Antarctica e no Parque São Jorge.

Grande parte da diretoria do clube queria a demissão de Scolari logo depois do clássico. Mustafá Contursi havia ficado mais uma vez muito irritado com o treinador com que brigava demais. Mas a Parmalat, cogestora do futebol do clube, quem pagava a conta, defendia o treinador e pretendia renovar o contrato dele no meio do ano.

Quem estava sem vínculo e renovou por apenas seis meses foi o volante Galeano. Até o final da Libertadores. Ele e o goleiro Sérgio.

Jackson estava liberado da lesão no tornozelo. Mas não apto a disputar o Derby, dois dias depois.

O post Especial Libertadores-99: Palmeiras teria no Derby treinador que avisou que iria embora e Corinthians estrearia treinador apareceu primeiro em Nosso Palestra.

]]>
https://nossopalestra.com.br/palmeiras/noticias/especial-libertadores-99-palmeiras-teria-no-derby-treinador-que-avisou-que-iria-embora-e-corinthians-estrearia-treinador/feed/ 0
Especial Libertadores-99: Palmeiras contratava goleiro e enfurecia Felipão, em 31/01/99 https://nossopalestra.com.br/palmeiras/noticias/especial-libertadores-99-palmeiras-contrata-goleiro-e-enfurece-felipao-em-310199/ https://nossopalestra.com.br/palmeiras/noticias/especial-libertadores-99-palmeiras-contrata-goleiro-e-enfurece-felipao-em-310199/#respond Thu, 01 Feb 2018 10:35:05 +0000 https://nossopalestra.com.br/2018/02/01/especial-libertadores-99-palmeiras-contrata-goleiro-e-enfurece-felipao-em-310199/

Felipão mal conhecia o goleiro Adinam, do União de Araras – o primeiro a levar um gol de falta de Rogério Ceni, em 1997. E ficou de vez de mal com o presidente Mustafá Contursi, que o contratou sem consultar o técnico, que queria mesmo a renovação emperrada do contrato do titular Velloso (finalmente acertada […]

O post Especial Libertadores-99: Palmeiras contratava goleiro e enfurecia Felipão, em 31/01/99 apareceu primeiro em Nosso Palestra.

]]>

Felipão mal conhecia o goleiro Adinam, do União de Araras – o primeiro a levar um gol de falta de Rogério Ceni, em 1997. E ficou de vez de mal com o presidente Mustafá Contursi, que o contratou sem consultar o técnico, que queria mesmo a renovação emperrada do contrato do titular Velloso (finalmente acertada na véspera, por apenas seis meses, junto com o volante Rogério). “Eu não pedi esse jogador e não fui consultado a respeito dele”, disse Felipão para a FOLHA DE S.PAULO.

O diretor de futebol do clube, Sebastião Lapolla, disse que Mustafá estava interessado no goleiro havia muito tempo, que ele era um atleta “barato”, e que havia acertado o negócio e pedido para Lapolla e Paulo Angioni (diretor da Parmalat no Palmeiras) avisarem o treinador.

Além de  demorar a renovar o contrato com Velloso, o Palmeiras também errava ao não querer reaproveitar o goleiro Sérgio, campeão paulista e brasileiro em 1993, depois de uma série de empréstimos. O próprio Felipão dizia que estava “bom” manter apenas três goleiros: Velloso, Marcos e Marcelo.

E já deixava qual seria o destino de Adinam: “Às vezes o clube faz algumas parceiras com outros times só para contratar jogadores. Mas quem escala sou eu”.

O elenco do Palmeiras viajou naquele domingo mesmo para Serra Negra, onde ficaria treinando se preparando para a Libertadores.

O post Especial Libertadores-99: Palmeiras contratava goleiro e enfurecia Felipão, em 31/01/99 apareceu primeiro em Nosso Palestra.

]]>
https://nossopalestra.com.br/palmeiras/noticias/especial-libertadores-99-palmeiras-contrata-goleiro-e-enfurece-felipao-em-310199/feed/ 0