Brasileirão

Palmeiras tem 'fantasma' em 2024 e volta esbarrar em falta de eficácia

Com base em gols esperados, Verdão é segundo time do Brasileirão com saldo mais negativo em relação aos convertidos

A temporada de 2024 do Palmeiras vem sendo marcada, principalmente, pela falta de eficácia. Com muitas chances criadas e poucas convertidas, o Verdão sofre pela pontaria ruim, e, na reta final do Brasileirão, voltou a ter que finalizar diversas vezes para conseguir marcar um gol.

VEJA NO NOSSO PALESTRA
Nosso Palestra reage a sorteio do Mundial de 2025

Diante do Cruzeiro, o Alviverde chutou 31 vezes, balançando as redes em duas oportunidades. Anteriormente, contra o Grêmio, foram 33, de forma que, dos três jogos do Brasileiro com mais de 30 chutes, dois fossem do time comandado por Abel Ferreira.

O assunto atormenta o Palmeiras desde o começo da temporada, e, chegando no fim do Brasileirão – que tem o Verdão como segundo colocado – segue sendo obstáculo no caminho das vitórias.

Algo que temos que melhorar é nossa eficiência. Ano passado éramos a equipe que mais produzia, que mais vezes conseguia criar chances de gol. Como foi hoje. Futebol é isso. Temos que estar mais concentrados nos últimos minutos e ser eficientes. Posso sentar aqui e falar o que vocês quiserem, se nós criarmos 5 oportunidades e não fizermos gols, vamos sofrer. Futebol é assim, não vou dar voltas

Afirmou Abel Ferreira após empate contra Santo André no Paulistão de 2024

Entre todos os times do Brasileirão, o Alviverde é o segundo com pior aproveitamento entre os gols feitos e esperados. Subtraíndo os marcados pelos não convertidos, o saldo é de -7,5, ou seja, o time faz menos gols do que cria.

Rony converte metade das grandes chances que recebe (Foto: Cesar Greco/Palmeiras)

Ao todo, são 100 grandes chances do Verdão – o principal do campeonato – e 60 gols marcados. No entanto, de acordo com a estatística levantada pelo ‘FotMob’, a expectativa era de 67,4 bolas na rede.

O problema é reflexo da situação do ataque do Palmeiras, que vem oscilando ao longo de 2024. Rony, por exemplo, marcou apenas quatro vezes no Brasileirão, na medida que recebeu chances para 8,22 gols esperados. Na lista dos jogadores com mais grandes oportunidades perdidas do campeonato, ele é o quarto, com 11. Flaco, por sua vez, é o 13°, com nove.

Conheça o canal do Nosso Palestra no Youtube! Clique aqui.
Siga o Nosso Palestra no Twitter e no Instagram / Ouça o NPCast!
Conheça e comente no Fórum do Nosso Palestra

Campeonato perto do fim

O último jogo do Alviverde no Campeonato Brasileiro será domingo (8) às 16h (de Brasília) diante do Fluminense no Allianz Parque. Na competição, o Verdão é o segundo colocado, com 73 pontos, três a menos que o líder Botafogo.

Colunistas opinam: Qual nota a temporada do Palmeiras merece? Palmeiras hoje: Evolução por Facundo Torres e interesse em Hércules Atuações Parque Mirante: Palmeiras x Fluminense – confira notas dos jogadores Colunistas opinam: Dudu deve permanecer no Palmeiras? Palmeiras hoje: Verdão vence Cruzeiro e se mantém com chances no Brasileiro