Uma das promessas do Palmeiras nas categorias de base, o zagueiro Ruan Santos não vive seu melhor momento na equipe Sub-20. Após iniciar a temporada como titular e com protagonismo dentro do elenco, o jogador viu seu espaço diminuir nas escalações depois de uma cirurgia dentária.
Vivendo sua primeira temporada como atleta Sub-20, o defensor de 18 anos soma 17 jogos na temporada, sendo em nove oportunidades titular. Na equipe inicial nos sete primeiros duelos de 2021, teve média de apenas 0,7 gols sofridos por jogo. Após sua saída da condição de titular, a marca da defesa palestrina passou a ser de 1,25 tentos sofridos por partida, aumento de 80% em relação à marca anterior.
Conheça o canal do Nosso Palestra no Youtube! Clique aqui.
Siga o Nosso Palestra no Twitter e no Instagram / Ouça o NPCast!
Conheça e comente no Fórum do Nosso Palestra
Além da cirurgia, Ruan acabou sendo prejudicado pela troca de comando técnico do Palmeiras. Homem de confiança de Wesley Carvalho, demitido do cargo em agosto, busca espaço com a vinda de Paulo Victor Gomes, o PV, recém-contratado pela diretoria como novo professor do clube.
Filho de Narciso, ex-jogador e ídolo do Santos, Ruan é visto como uma grande promessa dentro das categorias de base do Palmeiras. O jovem, que tem idade para categorias de base por mais duas temporadas, possui contrato com o clube até setembro de 2023 e tem uma multa rescisória milionária, de 80 milhões de euros – R$ 530 milhões, na cotação atual.
Dentro do clube palestrino desde 2017, o zagueiro chegou ao Verdão após ser descoberto na Portuguesa Santista, e já conquistou quatro títulos na base alviverde. Em 2017, seu primeiro ano, foi campeão da Paulista Cup Sub-14, torneio organizado pelo Desportivo Brasil, clube do interior paulista. Em 2018, levantou o troféu da Copa Votorantim e da We Love Football Sub-15, disputada em solos italianos. Em 2019, conquistou a FAM Cup e foi vice-campeão Paulista Sub-17.
Procurando se firmar novamente, Ruan Santos vive a expectativa de disputar a Copa São Paulo de Futebol Júnior com o Palmeiras em janeiro de 2022, buscando conquistar um título inédito na prateleira alviverde. No entanto, a forte concorrência no setor – ao todo são nove zagueiros no elenco – faz com que a vaga entre os convocados ainda não seja garantida.
Para mais do que atuar, Ruan também pode igualar e passar um feito realizado pelo pai, Narciso, em 2013. Treinador do Palmeiras naquela edição da Copinha, o ex-jogador levou o clube para a semifinal da competição pela última vez e única na última década. Desde então, nenhuma outra equipe do Verdão repetiu a ação, mesmo com toda a melhora em infraestrutura do clube nos últimos anos.
LEIA MAIS