O Palmeiras tem, no elenco, seis atletas que disputaram a Copinha nesta temporada e estouram a idade máxima permitida nas categorias de base em 2023, ao completarem 21 anos. Assim, o clube precisa se planejar para efetivá-los no profissional ou negociá-los com outras equipes.
Conheça o canal do Nosso Palestra no Youtube! Clique aqui.
Siga o Nosso Palestra no Twitter e no Instagram / Ouça o NPCast!
Conheça e comente no Fórum do Nosso Palestra
Confira os nomes e o status de cada um.
Vanderlan
Embora conste no site oficial do clube como jogador do Sub-20, o lateral-esquerdo já está incorporado ao elenco do Verdão. Com bom desempenho em 2022, ele desbancou Jorge na posição e assumiu a vaga de substituto imediato de Piquerez.
O jogador disputou 16 partidas sob comando de Abel Ferreira e começou como titular em sete oportunidades. Nesse período, deu sua primeira assistência e marcou o primeiro gol como profissional. À exceção de Endrick, foi a Cria que mais se destacou e tem tudo para crescer no time.
Gustavo Garcia
Pela direita, Garcia oscilou mais entre a base e o profissional durante a temporada. O jovem já havia recebido chances em 2021 e voltou ganhar minutos em algumas partidas. Foram cinco partidas ao total, mas nenhuma na titularidade.
A disputa com Marcos Rocha e Mayke na posição ainda promete dificultar a aparição do jogador entre os onze inicias. A tendência, no entanto, é que ele passe a ter cada vez mais espaço ao longo da temporada.
Naves
O zagueiro chamou a atenção quando foi o melhor em campo na vitória do Palmeiras sobre o Ceará, pelo último jogo do Brasileirão 2021. Ele retornou à base para a disputa da Copinha, mas passou boa parte do ano sendo relacionado para partidas do profissional.
Embora presente no banco, Naves só teve a oportunidade de atuar duas vezes. Na próxima temporada, deve ganhar mais minutos e, com a possível saída de Kuscevic, tem tudo para formar a dupla de zaga reserva ao lado de Luan.
Henri
Considerado uma das grandes promessas do sistema defensivo, o zagueiro teve dificuldade na adaptação ao profissional quando testado em 2021. Depois disso, passou por grave lesão e se recuperou para atuar nesta temporada.
Peça importante do Sub-20 em 2022, o jogador ainda não tem futuro certo no Alviverde. Tanto pode ser utilizado para compor a defesa no plantel palmeirense, como pode ser emprestado para ganhar rodagem.
Fabinho
Embora só tenha ido a campo quatro vezes pelo profissional neste ano, o volante foi relacionado para a maior parte dos jogos do Brasileirão. Após a lesão de Jailson, a comissão técnica considerou alçá-lo ao posto de substituto do jogador, mas depois atrás.
A ideia é dar mais espaço para Fabinho em 2023 e acompanhar a sua evolução no time principal. Em caso de venda de Danilo, ele pode ser uma das cartas na manga do Palmeiras.
Jhon Jhon
O meia de 20 anos fez somente uma partida pelo time de cima em 2022, contra o Deportivo Táchira-VEN, durante a fase de grupos da Libertadores. Depois disso, sequer voltou a ser relacionado por Abel Ferreira.
Em 2023 isso deve mudar. Com a saída de Gustavo Scarpa, o setor de meio-campo deixa uma lacuna, que pode ser, em parte, preenchida por Jhon Jhon.
LEIA MAIS
7 anos desde quando renascemos!
NP na Copa | Praga de palmeirense pega e de brasileiro também
Leão e Baldocchi: o Palmeiras representado em uma das melhores seleções de todos os tempos