Categorias de base

Destaque do Sub-16 do Palmeiras e fã de MPB: conheça Paulo Souto

Neto de ex-governador da Bahia, meia tem o violão como hobby fora das quatro linhas

Paulo Souto em ação pelo Palmeiras (Foto: Acervo Pessoal)
Paulo Souto em ação pelo Palmeiras (Foto: Acervo Pessoal)

Destaque do Sub-16 do Palmeiras e da Seleção Brasileira da categoria, Paulo Souto é uma das apostas da base palestrina para a temporada 2022. Além das aparições dentro de campo, o volante leva consigo outra grande paixão: o violão. Natural de Salvador, o atleta tem nas cordas o maior passatempo quando está longe dos gramados.

– A música do meu estado e a paixão pelo violão são coisas que carrego comigo desde criança. É algo que me faz refletir sobre minha trajetória até aqui e programar o meu futuro. Se consigo realizar algo, deposito minha felicidade na música. Se fico chateado com algo, uso a música para refletir e ver no que posso melhorar. Acredito que isso influencia muito nos passos que venho dando em minha carreira – contou o jovem.

Conheça o canal do Nosso Palestra no Youtube! Clique aqui.
Siga o Nosso Palestra no Twitter e no Instagram / Ouça o NPCast!
Conheça e comente no Fórum do Nosso Palestra

Entre as referências musicais de Paulo Souto, estão Caetano Veloso e Nando Reis. Ambos são ícones da Música Popular Brasileira (MPB), além de Caetano ser conterrâneo do jovem.

– Comecei a tocar violão com 10 anos e, desde o início, estes cantores estavam presentes. Eles construíram um legado que ficará marcado para sempre na Música Popular Brasileira.

As curiosidades em volta de Paulo Souto não param na música. O atleta tem como espelho o sucesso da família nas profissões em que atuam. O volante do Palmeiras é neto do ex-governador da Bahia, Paulo Souto, que ocupou o cargo em dois mandatos, entre 1995 e 1998 e 2003 e 2007.

– Tenho grandes referências dentro de casa. Vejo o sucesso que cada familiar teve em sua profissão e quero seguir este ritmo e dar orgulho a eles. Meu sonho desde criança era atuar em um clube da grandeza do Palmeiras. Hoje posso realizar este sonho, mas vejo que tenho muito a lutar para seguir realizando muito mais – afirmou o atleta.

Dentro de campo, o atleta é visto como um volante moderno, se destacando pelos bons passes e vitalidade na marcação. Paulo revelou se inspirar em uma Cria da Academia, também da Bahia, para também fazer história no Palmeiras.

– O Danilo é uma grande referência para mim. Além de ser meu conterrâneo, me inspiro nele para aperfeiçoar minhas características como atleta: saber marcar e sair para o jogo – analisou.

Paulo Souto em ação pelo Palmeiras (Foto: Acervo Pessoal)

Paulo Souto iniciou sua trajetória no futebol aos 11 anos, defendendo as categorias de base do Jacuipense (BA). Com o destaque na equipe baiana, o atleta chamou atenção do Palmeiras e foi contratado pelo clube em 2019, onde atuou já passou pelas categorias Sub-13 e Sub-15.

Em 2020, com o início da pandemia e o término de contrato com o Verdão, Paulo retornou à sua cidade natal. Sem competir e com o isolamento social, o volante treinava nos centros de treinamento de Jacuipense e Vitória.

No ano seguinte, o atleta recebeu uma nova proposta e acabou acertando sua volta ao Palmeiras. Ainda em 2021, conquistou o Paulista Sub-15 e a Nike Premier Cup. Com o destaque nos torneios, foi convocado pela primeira vez para a Seleção Brasileira da categoria em junho, para a disputa do Sul-Americano, que viria a ser cancelado poucos dias depois da convocação, por conta da pandemia.

LEIA MAIS

Reformulação: Veja situação contratual de cada jogador do Palmeiras Palmeiras hoje: Facundo Torres anunciado, Paulinho encaminhado e Andreas Pereira na mira Andreas Pereira e mais: Confira vaivém do Palmeiras no mercado da bola Na história: confira marcas de Weverton no Palmeiras Palmeiras hoje: Crias envolvidas em negociação por Paulinho, do Atlético-MG