Categorias de base

Do tatame aos gramados: conheça Athos Moreno, atleta do Palmeiras que é destaque no taekwondo

Aos 17 anos, meia do Verdão divide a rotina das categorias de base com o hobby nas artes marciais

Athos Moreno em ação pelo Palmeiras (Foto: Arquivo Pessoal)
Athos Moreno em ação pelo Palmeiras (Foto: Arquivo Pessoal)

Atleta do Palmeiras, o volante Athos Moreno, de 17 anos, mostra como a vida esportiva de um jogador pode ir além das quatro linhas. Faixa verde no taekwondo, o jovem divide o campo com os tatames e, quando não está atuando pelo Verdão, pratica a modalidade como hobby.

Conheça o canal do Nosso Palestra no Youtube! Clique aqui.
Siga o Nosso Palestra no Twitter e no Instagram / Ouça o NPCast!
Conheça e comente no Fórum do Nosso Palestra

Campeão de quase tudo na base palestrina, as duas paixões começaram ainda na infância de Athos. Hoje, aos 17 anos, o jogador concilia a prática da arte marcial casualmente.

– Acredito que os dois esportes são muito bons para meu desenvolvimento como ser humano. Isso não serve só para mim, mas para todos que praticam, é claro. As artes marciais me ajudaram muito a ter disciplina, concentração e foco. São virtudes que eu com certeza levo para dentro das quatro linhas, porque o futebol também é jogado com a mente em grande parte do tempo – declarou.

Athos praticando taekwondo (Foto: Arquivo Pessoal)

Natural de Brasília (DF), o atleta já treinava futsal e taekwondo na sua cidade natal desde os seis anos de idade. Nessa mesma época, começou a treinar futebol no time do Brasília, ainda na categoria Sub-8. Permaneceu por quatro anos treinando no clube, se destacou e chegou ao Sub-11. Lá, o volante chamou atenção de um olheiro do São Paulo.

Aos 10 anos, veio o convite para integrar a base do Tricolor Paulista. No final de 2015, durante um campeonato Sub-11, o jovem foi observado por empresários ligados ao Palmeiras. No início do ano seguinte, veio a proposta oficial e Athos Moreno foi contratado pelo Verdão.

No mesmo ano de sua chegada, o volante já começou a colecionar troféus: conquistou a Copa Ouro, o Campeonato Paulista e a Shonan International Cup, no Japão. Em 2018, já pela categoria Sub-13, ganhou novamente o Paulistão, o Campeonato Brasileiro Mirim, a Dani Cup e a Copa Zico Sub-13, competição na qual foi melhor jogador e artilheiro do certame, com 15 gols marcados.

Ainda em 2018, viajou com o elenco do Sub-14 do Palmeiras para disputar dois campeonatos internacionais: o Tokyo International Youth Football Tournament e o Torneio Brasil-Japão. Conquistou os dois títulos ao vencer as finais contra Boca Juniors e o arquirrival Corinthians respectivamente. No ano seguinte, Athos Moreno subiu para o Sub-15 e foi campeão do Paulista mais uma vez, batendo o Santos na final por 2 a 0.

– Tive a felicidade de ter uma carreira muito vencedora na base do Palmeiras. Sempre tive ótimos companheiros e excelentes comissões técnicas que me ajudaram a conquistar todos esses títulos. O Palmeiras é um clube que oferece uma estrutura fantástica para a base e com certeza isso foi um diferencial para o sucesso das equipes que eu participei – destacou.

Athos em ação pelo Palmeiras (Foto: Arquivo Pessoal)

No ano passado, o atleta teve uma lesão durante um treinamento no Palmeiras, que o afastou dos gramados durante sete meses. Recuperado, Athos voltou a treinar com os companheiros em fevereiro e agora vive a expectativa de seguir seu caminho de vitórias na temporada com o Palmeiras.

– Estou muito feliz com meu retorno. Fiz um trabalho intenso de recuperação nos últimos meses. Poder reencontrar meus colegas de equipe e treinar novamente com o grupo é uma sensação muito gratificante. Agora, estou 100% fisicamente para encarar todos os desafios da temporada, com muita raça e determinação. O Palmeiras é gigante e vai brigar por todas as competições que disputar. Tenho certeza de que coisas boas estão por vir e quero que em 2022, a sequência de títulos continue – finalizou.  

De acordo com o calendário oficial da CBF, a Copa do Brasil Sub-17 tem início já no mês de abril, no dia 27, com previsão de duração até o final de junho. Logo depois, em julho, começa o Campeonato Brasileiro Sub-17. No ano passado, o Palmeiras chegou até as quartas de final da competição e foi eliminado pelo Vasco, vice-campeão do torneio.

LEIA MAIS

Palmeiras hoje: Fulham sinaliza positivamente para inclusão de Richard Rios em negociação de Andreas Pereira Flaco, Rony, Veiga… Confira os artilheiros do Palmeiras desde 2009 Reformulação: Veja situação contratual de cada jogador do Palmeiras Palmeiras hoje: Facundo Torres anunciado, Paulinho encaminhado e Andreas Pereira na mira Andreas Pereira e mais: Confira vaivém do Palmeiras no mercado da bola