O grande momento do Palmeiras ultrapassa o time profissional e toma conta das categorias de base há várias temporadas. Não foi diferente em 2022. O Palmeiras Sub-17 sagrou-se, no último domingo (06), o campeão do Paulistão da categoria, após vencer o SKA Brasil por 3 a 0 na decisão da competição estadual.
Conheça o canal do Nosso Palestra no Youtube! Clique aqui.
Siga o Nosso Palestra no Twitter e no Instagram / Ouça o NPCast!
Conheça e comente no Fórum do Nosso Palestra
Para um dos jogadores da equipe, a conquista tem sabor ainda mais especial. Gabriel Vareta, zagueiro e capitão, levantou o último troféu que restava para alcançar o feito de ser campeão estadual em todas as categorias pelo clube.
O zagueiro de 17 anos já ostentava desde junho a marca de ser um dos três atletas campeões da categoria Sub-11 até o Sub-20 com o clube palestrino. O feito foi alcançado com a conquista da Copa do Brasil Sub-17, diante do Vasco, em junho.
– Nem sei bem como explicar, mas atribuo as marcas a Deus, ao apoio da minha família e ao meu trabalho duro de todos os dias. Isso é só um começo da minha trajetória, tenho a ambição e a dedicação necessária para realizar grandes feitos. Desde que cheguei ao Palmeiras, busco entregar tudo em campo. Essas conquistas me mostram que estou caminhando no sentido correto – disse.
Além do título do Sub-17, o defensor já tinha conquistado o torneio estadual pelo Palmeiras nas categorias Sub-11, em 2016, Sub-13, em 2018, Sub-15 em 2019 e Sub-20, em 2020.
Com as semifinais do Campeonato Brasileiro Sub-17 pela frente, Vareta não esconde a gratidão ao falar do Verdão e pede foco para completar o ano com mais uma conquista:
– Me sinto muito abençoado pela oportunidade de vestir essa camisa, tudo que tenho foi conquistado através do Palmeiras. Sei que tenho muito mais a entregar ao clube como forma de retribuir tudo isso. Ainda nesse ano, temos a chance de levantar o terceiro troféu da temporada. Conquistamos vantagem importante no primeiro jogo das semifinais, mas vamos com o mesmo esforço para garantir nossa presença na final. O foco é total e não queremos deixar essa taça escapar – concluiu.
Agora, após vencer o Paulistão, o Palmeiras Sub-17 terá pela frente a partida de volta das semifinais do Campeonato Brasileiro, contra o Athletico-PR, em Curitiba, na próxima quinta-feira (10) às 17h (de Brasília). O primeiro jogo, em São Paulo, foi vencido pelo Palmeiras por 4 a 1.
Contratado em 2014 para o futsal do Palmeiras, o zagueiro fez em 2016 a transição para o campo e passou a integrar o elenco Sub-11. Desde então, jogou nas categorias Sub-13, Sub-15 e Sub-20 do clube, além da Sub-17, e chegou a ser convocado para as Seleções Brasileiras Sub-15 e Sub-17. Em 2022, seu contrato se estendeu até o final de 2024, com multa rescisória no valor de 80 milhões de euros – cerca de R$ 443 milhões, na cotação atual.
LEIA MAIS
Dudu festeja marca de 400 partidas pelo Palmeiras: ‘Muito significativo’
Sávio Pereira Sampaio apita duelo entre Palmeiras e América-MG pela 37ª rodada do Brasileirão
De desconhecido a titular absoluto do campeão Brasileiro: a trajetória de Murilo no Palmeiras