Categorias de base

Palmeiras fecha parceria com clube pernambucano para intercâmbio na base

Cooperação com o Retrô prevê troca de metodologias e pode facilitar negociações de jovens atletas entre as equipes

O coordenador geral de base João Paulo, da SE Palmeiras, durante assinatura de parceria, na Academia de Futebol. (Foto: Cesar Greco)
O coordenador geral de base João Paulo, da SE Palmeiras, durante assinatura de parceria, na Academia de Futebol. (Foto: Cesar Greco)

O Palmeiras acertou nos últimos dias uma parceria com o Retrô FC Brasil, de Pernambuco, para uma troca de metodologias de trabalho nas categorias de base. O intuito da cooperação, selada na Academia de Futebol, visa apresentar novas ferramentas de trabalho aos profissionais de ambos os clubes.

Conheça o canal do Nosso Palestra no Youtube! Clique aqui.
Siga o Nosso Palestra no Twitter e no Instagram / Ouça o NPCast!
Conheça e comente no Fórum do Nosso Palestra

Na reunião, o Verdão foi representado por João Paulo Sampaio, coordenador geral das categorias de base do clube, enquanto o Retrô contou com a presença do diretor de futebol Gustavo Jordão.

A parceria também contempla a possibilidade de negociação de atletas. Assim, o Palmeiras irá monitorar constantemente os jogadores do Retrô e também poderá ceder jovens para a equipe nordestina.

O primeiro passo será dado já nesta próxima semana. Marcelo Francisco, coordenador técnico da equipe palestrina, acompanhará atividades de todas as categorias de base do Retrô. Enquanto isso, o treinador da equipe profissional do clube de Pernambuco assistirá aos treinos do Sub-20 do Verdão, na Academia de Futebol II, em Guarulhos.

BASE DO PALMEIRAS SE CONSOLIDOU NA ÚLTIMA DÉCADA

O Centro de Formação de Atletas (CFA) do Palmeiras se consolidou nos últimos anos como uma das principais referências de base no Brasil. Com dezenas de títulos de expressão conquistados e inúmeros recordes quebrados, o clube colhe os frutos da estruturação iniciada em 2013 e do investimento em profissionais de diversas áreas, o que permitiu estabelecer uma filosofia de trabalho única em suas nove categorias (Sub-10, Sub-11, Sub-12, Sub-13, Sub-14, Sub-15, Sub-16, Sub-17 e Sub-20) e de intercâmbio com o departamento de futsal.

Atualmente, o Palmeiras trabalha com mais de 200 atletas em suas categorias inferiores, provendo acomodações para jogadores do Sub-15 ao Sub-20, e os treinamentos são realizados na Academia de Futebol II, em Guarulhos, de uso exclusivo da base. O local conta com cinco campos em tamanho oficial (incluindo um com arquibancada e camarotes), campo específico para treino de goleiros, vestiários, academia de musculação, departamento médico e rouparia.

LEIA MAIS:
Quanto mais crítica, mais treino: Palmeiras segue preparação intensa para pegar Flamengo
Melhor defesa, Palmeiras tenta frear goleador ataque do Flamengo e disparar no Brasileirão
Palmeiras e seu Marketing: a linha do tempo sobre críticas e rusgas nos bastidores

Palmeiras hoje: Crias envolvidas em negociação por Paulinho, do Atlético-MG Saiba quem são os goleiros com mais jogos pelo Palmeiras Palmeiras hoje: Verdão tenta contratação de Paulinho, do Atlético-MG Palmeiras hoje: Dudu se despede em vídeo, e Fifa anuncia ingressos para Super Mundial Palmeiras hoje: Verdão inicia preparação para Copinha, e Gilberto destaca: ‘Copa do mundo da base’