Categorias de base

Campeão! Palmeiras goleia Cruzeiro no Allianz Parque e ergue taça do Brasileirão Sub-20

Verdão demostrou superioridade desde o início da partida e conquistou tricampeonato nacional; equipe está garantida na Libertadores Sub-20 de 2025

Coutinho em ação pelo Palmeiras na final do Brasileirão (Foto: Fábio Menotti/Palmeiras)
Coutinho em ação pelo Palmeiras na final do Brasileirão (Foto: Fábio Menotti/Palmeiras)

Para um espetaculo assistido por mais de 23 mil pessoas no Allianz Parque, o Palmeiras Sub-20 goleou o Cruzeiro por 3 a 0 na noite desta segunda-feira (30) e ficou com a taça do Campeonato Brasileiro Sub-20 – as equipes haviam empatado em 2 a 2 no jogo de ida, na última semana. Os gols dos Crias da Academia foram marcados por Allan e Coutinho, duas vezes.

Na liderança da competição do início ao fim e com ampla superioridade na fase de mata-mata, o time de Lucas Andrade disputou 23 partidas, com 16 vitórias, três empates e quatro derrotas, somando 59 gols marcados e 26 sofridos. Thalys foi o artilheiro do torneio, com 15 tentos. Com a taça, a equipe está garantida na Libertadores Sub-20 de 2025.

VEJA NO NOSSO PALESTRA
Veja primeiro gol de Coutinho em vitória do Palmeiras no Allianz Parque

DECIDIDO NO PRIMEIRO TEMPO

O Palmeiras foi superior do início ao fim. Após um começo tenso e de poucas chances claras, apenas de maior posse de bola palestrina, foi apenas aos 20 minutos que a equipe criou a primeira grande chance, com Thalys. Luighi teve duas boas oportunidades, mas errou na hora de finalizar em ambas.

O Verdão abriu o placar aos 37 minutos, com Allan. O camisa 10 recebeu passe de Luighi e bateu no canto do goleiro Otávio. Seis minutos mais tarde, Allan foi garçom e cobrou escanteio na cabeça do pequeno Coutinho, camisa 5 do Verdão. Riquelme ainda perdeu a chance de fazer mais um antes do intervalo.

SEGUNDO TEMPO ADMINISTRADO

O Cruzeiro pareceu não ter forças para reagir, mesmo com a desvantagem. Na etapa complementar foi o Palmeiras quem deu às coordenadas novamente. Luighi obrigou o goleiro adversário a operar milagre aos cinco minutos, com bela cabeçada. A resposta cruzeirense veio em seguida, com Coutinho salvando em cima da linha.

O camisa 5 ainda teve tempo de fazer mais um. Em outra jogada de encanteio, Gilberto cruzou na cabeça do pequeno gigante, que concluiu para o fundo das redes. No lance seguinte, em outra bola parada de Gilberto, foi a vez de Edney cabecear, mas ver a bola parar na trave.

O Cruzeiro, já com três a zero no placar, até tentou reagir, mas parou na forte defesa palmeirense, bem postada com Benedetti e Robson. Nem mesmo a expulsão de Patrick fez o time mineiro crescer no duelo, que, após a leve tentativa de reação, voltou a ser dominado pelo Verdão. Um gol para cada taça. 3 a 0 e tricampeonato.

Conheça o canal do Nosso Palestra no Youtube! Clique aqui.
Siga o Nosso Palestra no Twitter e no Instagram / Ouça o NPCast!
Conheça e comente no Fórum do Nosso Palestra

QUEM TEM MAIS, TEM TRÊS

O Palmeiras se torna o maior vencedor do Brasileirão Sub-20, com três taças. Além da conquista desta segunda-feira, a equipe havia vencido em 2018, superando o Vitória na final. O bicampeonato foi conquistado em 2022, com a vitória sobre o Corinthians na grande decisão. O gol que garantiu a taça foi marcado por Endrick.

Este foi o terceiro ano consecutivo que o Verdão chegou à final do Brasileiro Sub-20, um feito inédito. Além das conquistas de 2022 e 2024, o Alviverde foi vice-campeão em 2023, após perder a decisão nos pênaltis para o Flamengo.

E AGORA?

O time Sub-20 disputa o Campeonato Paulista da categoria. Nas quartas de final, a equipe palestrina terá pela frente o Corinthians, com o primeiro confronto sendo realizado no dia 12 de outubro (sábado), às 15h (de Brasília), no Parque São Jorge.

Andreas Pereira e mais: Confira vaivém do Palmeiras no mercado da bola Palmeiras hoje: Sil é a nova patrocinadora, avanço na Copinha e Vitor Reis no City Palmeiras hoje: Gómez renova, e Vitor Reis entra na mira do Manchester City Palmeiras hoje: Rony recusa Fluminense Palmeiras hoje: Goleada na Copinha e reapresentação do elenco profissional com reforços