Categorias de base

Pedro Lima destaca formação nas categorias de base e projeta futuro no Palmeiras

Meia relembrou histórias de sua trajetória no Verdão, além de analisar o atual momento individual e coletivo da equipe sub-20

Pedro Lima em ação pelo Palmeiras Sub-20 diante do Flamengo-SP pelo Campeonato Paulista Sub-20 2021 (Foto: Divulgação / Instagram)
Pedro Lima em ação pelo Palmeiras Sub-20 diante do Flamengo-SP pelo Campeonato Paulista Sub-20 2021 (Foto: Divulgação / Instagram)

Atleta polivalente, moderno e com alto potencial para entrar na linha de meio-campistas completos formados na base do Palmeiras, Pedro Lima foi o entrevistado do quinto programa ‘Crias do Amici’, no canal AMICI 1914 e que contou também com a participação do NOSSO PALESTRA na mesa entrevistadora.

Conheça o canal do Nosso Palestra no Youtube! Clique aqui.
Siga o Nosso Palestra no Twitter e no Instagram / Ouça o NPCast!
Conheça e comente no Fórum do Nosso Palestra

No Verdão desde janeiro de 2016, quando tinha 12 anos, Pedro foi contratado pelo clube depois de disputar e ser o destaque de um torneio na Academia de Futebol. Prática comum nas categorias de base, a competição visava formar os elencos Sub-11 e Sub-13 da equipe para as disputas do Campeonato Paulista.

 POSICIONAMENTO IDEAL

Canhoto e de muito dinâmica dentro das quatro linhas, o jovem atleta segue o modelo de formação que o clube busca especializar para meio-campistas. Tendo como característica conseguir atuar em qualquer função do setor, se destaca com o bom passe, boa marcação e organização de jogo, algo semelhante as qualidades apresentadas por Patrick de Paula, Gabriel Menino e Danilo no profissional. 

Seguindo a cartilha das categorias de base em atuar em várias posições, Pedro chegou ao Sub-13 meia-atacante, mas já foi testado como zagueiro no Sub-14 por conta de sua estatura e no Sub-15 foi fixado como primeiro volante, sua posição favorita.

– Eu, particularmente, desde que cheguei já atuei em quase todas as funções, só lateral-direito que junca joguei […] No Sub-15 eu virei primeiro volante, a posição que eu desempenho melhor. Antes já tinha jogado de centroavante, meia, ponta direita, então eu faço bastante funções – relembrou o meia.

– Mas a questão da tática, para os meio-campistas não tem nada de específico, mas pedem muita mobilidade […] Hoje em dia não tem mais aquele camisa 5 de marcação, ele tem uma função mais criativa ainda do que outras funções – completou.

Pedro Lima em ação pelo Palmeiras Sub-20 (Foto: Léo Sguaçabia)

ATUAL TEMPORADA

Inscrito na lista de 50 atletas para a disputa da Libertadores em 2020, Pedro viveu seu melhor momento nas categorias de base na última temporada. Sob comando de Artur Itiro no Sub-17, fez 14 partidas, com quatro gols marcados e uma assistência.

Promovido ao Sub-20 em 2021, o meia de 18 anos tem atuado menos, mas explicou o motivo de somar somente 216 minutos dentro das quatro linhas, divididos em cinco partidas na temporada.

Após a boa fase em 2020, Wesley Carvalho, ex-treinador do Palmeiras Sub-20, e João Paulo Sampaio, coordenador das categorias de base, projetaram avançar Pedro ao ataque, como segundo atacante ou até mesmo centroavante. Por isso, fizeram um trabalho interno de fortalecimento físico do jogador, que consequentemente participou de menos partidas.

– Agora no começo do Paulista Sub-20 eu comecei a jogar, e acabei pegando Covid-19, fiquei um tempo parado, voltei alguns minutos contra o Flamengo-SP. É um ano que estou focado mais fisicamente, pois foi algo bom ter ido mais ao ataque, para apurar algumas características. Apesar de não ter jogado tanto, estou vendo com os olhos para no ano que vem estar mais completo e atuar mais – ressaltou sobre buscar sequência no Campeonato Paulista Sub-20 – analisou respondendo a pergunta sobre seu atual momento.

Pedro Lima (sem colete) ao lado de Carlos (a esq.) e Endrick (cent.) no Paulista Sub-20 (Foto: Fabio Menotti)

JOÃO PAULO SAMPAIO

Citado como um dos responsáveis pelo projeto de fortalecimento do meio-campista, Pedro Lima destacou posteriormente a importância de João Paulo Sampaio às categorias de base do Palmeiras. Presente em treinamentos, viagens e partidas, o cartola cotado para assumir a função de Diretor de Futebol com Leila Pereira recebeu elogios do jovem.

– Ele é um cara sensacional. Está sempre presente nos treinos, nos jogos, viagens. Foi ele que deu esse up na base do Palmeiras, chegou e deu essa melhorada, e agora estamos colhendo os resultados. Ele é um cara bem rígido também, que cobra a gente, acho que vocês escutam nas transmissões (risos). Mas é sempre na base do incentivo, sempre querendo que a gente melhore, ajudando dentro e fora de campo – analisou elogiando o cartola.

FUTURO PRÓXIMO NO PALMEIRAS

Vendo de perto seus colegas de categoria de base serem aproveitados no profissional, com marcas recordes atingidas entre 2020 e 2021, além do retorno técnico, Lima foi perguntado sobre a expectativa de atuar no time de Abel Ferreira em breve. De maneira cautelosa, o atacante disse trabalhar firme pela oportunidade, mas ressaltou que entes de chegar rápido, é preciso chegar pronto.

– Acho que estou me preparando bastante. Lógico que é um objetivo de todo mundo, mas antes de chegar rápido, precisamos pensar em chegar prontos […] Espero que eu possa ficar pronto o quanto antes para realizar meu sonho de jogar no profissional – finalizou o papo.

O Palmeiras Sub-20 volta a campo no próximo domingo (26), às 16h (horário de Brasília), diante do Cruzeiro, no Allianz Parque, em duelo válido pela décima sétima rodada do Brasileiro Sub-20. Já pelo certame estadual, os comandados de Gilmey Aymbere retornam aos gramados diante do União Mogi, na próxima quinta-feira (30), fora de casa.

Confira a entrevista completa:

LEIA MAIS