OPINIÃO

'Camisa 1 no Palmeiras tem sido rara e com último momento decisivo no Maracanã'

Carlos Miguel usa número tradicional na história do clube, mas que tem ficado em segundo plano nos últimos anos

Carlos Miguel
Carlos Miguel tem chance de estrear pelo Palmeiras (Foto: Cesar Greco/Palmeiras)

A Academia de Goleiros do Palmeiras sempre teve como referência a camisa 1 usada por Oberdan, Valdir Joaquim de Moraes, Leão, Sérgio, Velloso… entre outros tantos que representaram essa escola tão tradicional do futebol brasileiro.

O exemplo mais emblemático da quebra do número 1 foi com Marcos, quando assumiu o posto ainda na fase de grupos da Copa Libertadores de 1999. O 12 passou a ser referência para o palmeirense. Ele até tentou usar a camisa 1 na Libertadores seguinte e na Copa do Mundo de 2002, mas voltou para a numeração que o consagrou como Santo.

Nos últimos anos, a exceção foi Fernando Prass. Começou com a 25 e depois migrou para a 1. Weverton, sucessor de Prass e Jailson também chegou a vestir a camisa 1 na campanha vitoriosa da Libertadores de 2020. Ambos foram os últimos titulares absolutos a usarem a vestimenta. Curiosamente, Carlos Miguel pode estrear no estádio do Maracanã, mesmo palco da última vez em que ela esteve presente uma partida tão decisiva e de final feliz para o Verdão.

Ajoelhado e abraçado com Abel Ferreira depois do bicampeonato da América, Weverton disse para o treinador que era “só o começo”. A profecia se mostrou acertada. Quase cinco anos depois, um jogo importante, mesmo estádio e um começo que pode ser tão promissor.

A última vez que a camisa 1 foi usada por um goleiro do Palmeiras aconteceu na rodada derradeira do Brasileirão de 2022 com Vinicius Silvestre, diante do Internacional, no Beira-Rio. O Palmeiras de Abel já havia sido campeão com direito a entrega da taça.

Depois de tanto tempo ausente, ela tem chance de voltar a campo neste domingo (19) para representar uma história centenária.

Próximos jogos do Palmeiras

Flamengo x Palmeiras – Campeonato Brasileiro – 19/10 – 16h (de Brasília)
LDU x Palmeiras – Conmebol Libertadores – 23/10 – 21h30 (de Brasília)
Palmeiras x Cruzeiro – Campeonato Brasileiro – 26/10 – 20h30 (de Brasília)