VAIVÉM

Palmeiras prepara reformulação em duas etapas para 2025; veja quem deve sair já nesta janela de transferência

Diretoria e comissão técnica planejam próxima temporada e setor ofensivo é o que passará por mais mudanças para o próximo ano

O elenco do Palmeiras passará por mudanças para a próxima temporada e o planejamento é fazer o processo em duas etapas. A ideia é reestruturar uma parte agora e outra depois do Mundial de Clubes. Já para janeiro, o setor ofensivo é o que passará por mais mudanças.

Dudu se despediu do Verdão no último domingo (8) e o destino será o Cruzeiro. Lázaro também não deverá ter o contrato de empréstimo renovado e, assim, retornar para o Almería, da Espanha. Outro atleta fora dos planos é o atacante Rony. Ele não conta com propostas no momento, mas o entendimento do clube e do estafe do atleta é que o ciclo está encerrado.

Conheça o canal do Nosso Palestra no Youtube! Clique aqui.
Siga o Nosso Palestra no Twitter e no Instagram / Ouça o NPCast!

Em caso de uma oferta, especialmente do exterior, as partes devem entrar em um entendimento para a saída do camisa 10 antes mesmo do início do Campeonato Paulista. Rony foi o atleta do elenco com mais partidas em 2024: 63 de 67 disputadas pelo Palmeiras.


Outro nome alvo de sondagens e que pode ter a permanência encurtada é Flaco López. Mesmo sendo artilheiro do Alviverde na temporada com 22 gols marcados, o argentino não conseguiu se firmar desde a chegada, no meio de 2022. Na reta final do Campeonato Brasileiro, inclusive, Flaco perdeu a titularidade para Rony, mesmo o concorrente sem marcar desde agosto de 2022.

VEJA NO NOSSO PALESTRA
Dudu se despede do Allianz Parque

Na parte defensiva, Caio Paulista é mais um que pode ser negociado. O lateral-esquerdo teve oportunidades depois da lesão de Piquerez, mas oscilou quando foi escalado como titular e não conseguiu se firmar, disputando a posição com Vanderlan.

Richard Ríos é titular do Palmeiras e da seleção da Colômbia (Foto: Cesar Greco/Palmeiras)

Mais mudanças depois do Mundial de Clubes

Para não mexer muito na estrutura da equipe, o Palmeiras pretende fazer mais mudanças depois do Mundial de Clubes, entre junho e julho nos Estados Unidos. A saída de Estêvão para o Chelsea é certa e, além da Cria da Academia, nomes como Richard Ríos, Raphael Veiga, Zé Rafael e Felipe Anderson têm chance de deixarem o elenco.

Ríos e Veiga são nomes com mais mercado e que já tiveram propostas recusadas. A diretoria sempre fez questão de frisar que a venda só seria feita com o pagamento integral da multa prevista em contrato. Os dois têm a ambição de um dia jogarem na Europa e isso pode acontecer depois da disputa do Mundial. Uma saída agora é vista como inviável e só com o depósito da multa rescisória.

Zé Rafael teve um ano de 2024 mais complicado. O volante perdeu a posição, sofreu com lesões, porém é visto como um dos líderes do atual elenco. A permanência para a disputa do Mundial de Clubes é vista como importante pela experiência e existe a expectativa de que a questão física será outra a partir de uma pré-temporada sem intercorrências.

Por fim, a principal dúvida em relação ao desempenho está em Felipe Anderson. Contratado como principal nome do Palmeiras no meio do ano, o camisa 9 não conseguiu se destacar e chegou a ser preterido por Abel Ferreira na última rodada do Brasileirão. Comissão técnica e diretoria ainda depositam expectativas no meia, mas o primeiro semestre de 2025 terá um papel decisivo na permanência, ainda que ele tenha contrato até o final de 2027.