Abel Ferreira chegou ao Palmeiras em novembro de 2020 para substituir Vanderlei Luxemburgo. Menos de três meses antes, Luxemburgo conquistou o Campeonato Paulista e chegou ao oitavo título dele no comando do Alviverde, número que pode ser igualado por Abel caso vença o estadual contra o Água Santa, nas partidas que serão disputadas nos dias 2 e 9 de abril.
Além de igualar o feito do ex-treinador palmeirense, o português tem a oportunidade de manter a monopolização quando o assunto é Paulistão. Responsável por tirar o Palmeiras da fila há 30 anos, Luxa tinha sido o único a triunfar no estadual até a chegada de Abel.
Conheça o canal do Nosso Palestra no Youtube! Clique aqui.
Siga o Nosso Palestra no Twitter e no Instagram / Ouça o NPCast!
Conheça e comente no Fórum do Nosso Palestra
Luxemburgo venceu em 1993, 1994, 1996, 2008 e 2020. Abel Ferreira quebrou a escrita com o troféu do ano passado, com direito a goleada sobre o São Paulo no segundo jogo, e tem a primeira oportunidade de ser bicampeão paulista. A última vez do Verdão foi justamente com Luxa, na dobradinha dos anos 1990.
O último a vencer o Campeonato Paulista no banco de reservas pelo Palmeiras antes da dupla foi Dudu, ex-volante e ídolo do clube, em 1976. Na ocasião, foi conquista derradeira até a taça de 1993, no Morumbi.
Caso Abel Ferreira iguale Vanderlei Luxemburgo em número de títulos, ele será o segundo da lista com mais conquistas da história do clube. O primeiro posto pertence a Oswaldo Brandão, com dez.
Com Abel no comando, o Palmeiras tenta manter a hegemonia estadual, repetir um feito que não ocorre desde a década de 1990 e manter o treinador no topo de marcas e recordes alcançadas.
LEIA MAIS
LEIA MAIS:
Rony será titular da Seleção Brasileira em amistoso contra Marrocos
Final do Paulistão entre Palmeiras e Água Santa será na Arena Barueri
Abel Ferreira nega processo criminal movido por ex-sócio: ‘Ofensivo à minha imagem’