Sem poder atuar pelo Palmeiras por questões burocráticas desde janeiro de 2023, o atacante Edney, de 19 anos, está liberado para retornar aos gramados e já ficou à disposição de Paulo Victor Gomes na vitória sobre o Atlético Guaratinguetá, no último sábado (06) pelo Campeonato Paulista Sub-20. Segundo apurou o NOSSO PALESTRA, o Verdão conseguiu dar fim ao imbróglio judicial e, com isso, contratar o jovem em definitivo.
Conheça o canal do Nosso Palestra no Youtube! Clique aqui.
Siga o Nosso Palestra no Twitter e no Instagram / Ouça o NPCast!
Conheça e comente no Fórum do Nosso Palestra
Soube o NP que a Cria da Academia, ao lado do setor jurídico do Maior Campeão Nacional, conseguiu reverter na justiça o bloqueio de transferência que impedia o São Caetano de negociar o jogador junto ao clube palestrino. Embora ainda há a possibilidade de recurso, a diretoria acredita que a situação não será alterada.
Com o novo vínculo já registrado no Boletim Informativo Diário (BID) da CBF, Edney, que antes teria o empréstimo renovado com o Verdão até junho, passa a integrar o clube de maneira definitiva. No entanto, pelo fato da janela de transferências estar fechada, a consumação será feita apenas quando a janela reabrir. Porém, para que o atleta pudesse retornar aos gramados, CBF abriu uma exceção e liberou a prorrogação do empréstimo até a data estipulada, quando o período de transações ocorrerá.
O novo contrato será válido até o final de 2024. Para ter o atacante definitivamente, o clube acionou a cláusula de compra fixada em R$ 500 mil – o valor, no entanto, será penhorado.
ENTENDA O CASO:
Emprestado pelo São Caetano em 2022 ao Palmeiras, Edney teria o vínculo com o clube renovado por mais seis após o término da Copa São Paulo de Futebol Júnior. O novo acordo estava previsto para acabar em julho de 2023, data do fim da Libertadores Sub-20.
No entanto, em razão de ordens judiciais emanadas de juízos cíveis e trabalhistas contra o São Caetano, o jovem foi impedido de ter o novo vínculo registrado no Verdão. Nos autos, pendia uma penhora sobre parte dos direitos econômicos atleta por conta de uma dívida entre o São Caetano com a empresa Fênix Gestão e Marketing Esportivo LTDA.
Ao ser informado da situação, Edney, junto com o Palmeiras, ingressou com um pedido para tentar reverter a decisão, e, após quatro meses longe dos gramados, conseguiu. Contudo, a penhora sobre os direitos econômicos permanecerá.
– Considerando que o bloqueio impede a transferência do atleta para outro clube de futebol e coloca em risco a evolução na carreira profissional, o que poderá lhe causar prejuízo – diz o processo que dá o parecer ao Palmeiras.
Com a decisão judicial, o jogador conseguiu a rescisão contratual com o clube do ABC Paulista e finalizou a transferência ao Palmeiras. O clube alviverde desembolsou R$ 500 mil por 50% dos direitos econômicos do atleta, segundo cláusula de compra fixada prevista no contrato. De acordo com a Justiça, se o atleta não foi transferido anteriormente em virtude do bloqueio. Consequentemente, o São Caetano não receberá nenhum valor pelo encerramento do vínculo com o atleta. Ou seja, os valores seguem com a Justiça até resolução do caso.
O atleta está no Maior Campeão Nacional desde a última temporada, quando ganhou minutos e foi bem vestindo a camisa palestrina. Na Copinha 2023, foi titular da equipe de Paulo Victor Gomes improvisado pela lateral do campo
No total, Edney soma 26 jogos e dois gols pelo Palmeiras. Além disso, ele conquistou a Copa São Paulo, o Campeonato Brasileiro Sub-20, a Copa do Brasil Sub-20 e a CEE Cup Sub-19 pelo Verdão.
LEIA MAIS
Atuações NP: Veiga e Piquerez brilham, e Dudu desencanta em goleada do Palmeiras sobre Goiás
Com quatro rodadas, Palmeiras tem bom início e dobra a pontuação em relação ao Brasileiro de 2022
Goleada sobre Goiás se torna maior do Palmeiras fora de casa pelo Brasileirão nos últimos 40 anos