O Palmeiras recebe o Grêmio nesta quarta-feira (10), às 21h30 (de Brasília), pela quinta rodada do Campeonato Brasileiro. Com mais de 33 mil ingressos vendidos, o Verdão vai bater a marca de 500 mil torcedores como mandante na temporada.
Desde a volta para a casa, será a vez mais rápida que o número vai ser batido. Nesta quarta (10), o time de Abel Ferreira fará a décima quarta partida como mandante em 2023. Contando o duelo de logo mais, são 12 compromissos no Allianz Parque e outros dois no Morumbi.
Até então, a marca dos 500 mil tinha sido alcançada após 17 jogos nos anos de 2017, 2018 e 2019. Em todos eles o Palmeiras também precisou jogar longe dos domínios pelo menos uma vez. Não entram na conta as temporadas de 2020 e 2021 em razão da pandemia da Covid-19.
Conheça o canal do Nosso Palestra no Youtube! Clique aqui.
Siga o Nosso Palestra no Twitter e no Instagram / Ouça o NPCast!
Conheça e comente no Fórum do Nosso Palestra
A atual temporada tem sido importante na questão do público. Considerando jogos no Allianz, houve quebra de recorde do estádio em duas oportunidades. Primeiro, na final do Campeonato Paulista contra o Água Santa: 41.444. Depois, contra o Corinthians, pelo Brasileirão: 41.457. O Alviverde saiu vencedor nas duas ocasiões com placares de 4 a 0 e 2 a 1, respectivamente. A goleada, inclusive, rendeu o bicampeonato estadual, oitavo título conquistado por Abel.
Como mandante, mas fora de casa, os números também são imponentes. Após acordo com a diretoria do São Paulo, o clube voltou a mandar jogos no Morumbi e contra o Santos, pelo Paulistão, foram 49.241 palmeirenses, recorde de público no século 21. Além do clássico, o Verdão atuou na casa do rival diante do Cerro Porteño, pela segunda rodada da fase de grupos da Libertadores: 42.340.
A marca acontece em uma partida simbólica para o Palmeiras, já que será a primeira vez que 100% das pessoas que compraram ingresso pelo clube terão acesso via reconhecimento facial. Isso também conta para o setor visitante.
A diretoria implementou tal acesso neste ano afim de acabar com a ação de cambistas e privilegiar os mais de 180 mil palmeirenses adimplentes no Avanti. O sistema vinha sendo testado desde o Paulistão, porém somente em alguns setores do Allianz Parque.
A casa alviverde tem feito a diferença para o time. A sinergia entre equipe e torcida se reflete nos números. São 26 jogos seguidos de invencibilidade no Allianz e faltam dois para igualar o maior período invicto no local, conquista entre os anos de 2016 e 2017.
Somando o ano passado e 2023, são cem partidas do Palmeiras com 66 vitórias, 25 empates e somente nove derrotas, com aproveitamento de 74,3%. Considerando o desempenho em casa, os números são ainda melhores.
Como mandante, o aproveitamento é de 85,3%, com 40 triunfos em 50 partidas, além de oito empates e duas derrotas. O Palmeiras utilizou Allianz Parque (46 vezes), Arena Barueri e Morumbi (duas vezes cada).
A força da torcida se faz presente não só no aproveitamento, como também nos títulos, uma vez que a Recopa Sul-Americana, contra Athletico-PR, e os dois estaduais, diante São Paulo e Água Santa, respectivamente, foram vencidos em casa. Na campanha da conquista nacional, o jogo do título também aconteceu no estádio, contra o Fortaleza.
LEIA MAIS:
Saiba quem apita Palmeiras x Grêmio
Veja como acompanhar Palmeiras x Grêmio