O atacante Endrick foi convocado pelo técnico Ramon Menezes para a disputa do Pré-Olímpico que acontece entre os dias 20 de janeiro e 11 de fevereiro, na Venezuela. Caso seja confirmada a participação da Cria, ele desfalcará o Palmeiras na pré-temporada, além da Supercopa do Brasil, marcada para 3 de fevereiro.
O NOSSO PALESTRA apurou que no momento da venda de Endrick para o Real Madrid, realizada em janeiro deste ano, um acordo entre atleta, Palmeiras e Real previa a liberação para a Seleção Brasileira Sub-23, caso o camisa 9 fosse chamado. O Alviverde teria a chance de segurar Endrick somente se ele fosse listado para as Seleções Sub-17 e Sub-20, por exemplo.
VEJA NO NOSSO PALESTRA
Endrick visita Sala de Troféus do Real Madrid. Assista
A questão é que 11 meses depois da venda ser efetuada, a situação do atacante mudou completamente. Neste período, Endrick se tornou protagonista da equipe comandada por Abel Ferreira e as boas apresentações renderam a primeira convocação para a Seleção principal. Em novembro, o garoto de 17 anos atuou no segundo tempo dos compromissos diante Colômbia e Argentina, pelas Eliminatórias.
Além disso, o bicampeonato brasileiro deu ao Palmeiras a condição de disputar a Supercopa do Brasil pelo segundo ano consecutivo. O Choque-Rei está marcado para 3 de fevereiro, uma semana antes do término da competição classificatória para os Jogos Olímpicos de Paris. Perder um dos principais jogadores do elenco tem um peso grande para tentar a liberação dele.
O Palmeiras trata do assunto internamente e ainda não se pronunciou sobre um possível pedido para a CBF liberar o atleta do torneio. O Brasil busca a terceira medalha de ouro consecutiva, uma vez que venceu no Rio de Janeiro (2016) e Tóquio (2020).
Além de Endrick, o zagueiro Michel também foi chamado. Já o volante Danilo, formado no clube e campeão com Abel Ferreira, foi outro convocado. Ele atua pelo Nottingham Forest, da Inglaterra, desde o início de 2023.