Notícias Palmeiras

Ex-técnico do Santos rasga elogios a Abel: 'Palmeiras tem um treinador superinteligente'

Fabián Bustos destacou qualidades táticas do Verdão e elegeu português como melhor do país

Palmeiras
Abel comanda o Palmeiras em Guayaquil, Equador (Foto: Cesar Greco/Palmeiras)

O técnico Fabián Bustos, que comandou o Santos no Brasil, elogiou o Palmeiras e Abel Ferreira. De acordo com o argentino, em entrevista exclusiva ao NOSSO PALESTRA, o Verdão é um time consciente de suas ações em campo, com variedade nos estilos de jogo.

– Sim [é a equipe mais tática do futebol sul-americano]. O Palmeiras entende perfeitamente o que deve fazer em cada partida, geralmente é muito vertical, joga diretamente, mas também precisa realizar um jogo de posse de bola. O time faz isso – afirmou.

Conheça o canal do Nosso Palestra no Youtube! Clique aqui.
Siga o Nosso Palestra no Twitter e no Instagram / Ouça o NPCast!
Conheça e comente no Fórum do Nosso Palestra

Bustos estava no Barcelona-EQU até o início deste mês, quando entregou seu pedido de demissão. A decisão aconteceu três dias antes da partida contra o Palmeiras no Alllianz Parque pela Libertadores. Comandados pelo interino Segundo Castillo, os equatorianos perderam de 4 a 2.

No jogo disputado no Equador, o treinador ainda estava presente e enfrentou o Alviverde no Estádio Monumental Isidro Romero. O placar também foi favorável ao lado verde: 2 a 0, com gols de Gómez e Raphael Veiga.

Para Bustos, a explicação para o sucesso palestrino tem nome: Abel Ferreira. O argentino creditou a isso o repertório do treinador e a evolução dos jogadores em suas mãos.

– Isso ocorre porque eles têm um treinador superinteligente que sabe entender o que é melhor em cada situação, se devem buscar o jogo ou se devem se retrair e contra-atacar. Porque agora ele tem uma equipe fantástica, mas no início nem todos os jogadores eram do nível em que estão hoje. Ele fez a equipe crescer e alcançar o nível em que estão hoje.

VEJA NO NOSSO PALESTRA!
Deyverson explica relação com Luxemburgo no Palmeiras

Além de elogios coletivos, Bustos também fez elogios individuais e destacou Raphael Veiga como peça fundamental para o Palmeiras. Ele elogiou a qualidade do meia com a bola.

– Eles têm bons jogadores para o um contra um e sua maior força, ou uma das principais forças que possuem, além de terem bons jogadores, é que têm excelentes cobranças de bola parada, com grandes lançadores como Raphael Veiga ou alguns outros nomes.

Ainda a respeito do tópico, o argentino fez uma análise mais elaborada a respeito da bola parada palmeirense, forte arma ofensiva da equipe de Abel. O clube é o que mais marca desta forma no país.

– Eles batem muito bem na bola, mas também se movimentam muito bem e são muito eficientes no jogo aéreo, não apenas os mais altos, como Gómez e os zagueiros, mas também jogadores como Rony e Rafael, que têm muita habilidade no primeiro poste. Como eles cabeceiam? Então marcam muitos gols no Campeonato Brasileiro e nas competições internacionais de bola parada, muitas vezes começando a ganhar um jogo ou revertendo um jogo com uma cobrança de bola parada – apontou o treinador.

Bustos já havia enfrentado Abel no comando do Santos antes do duelo entre Palmeiras e Barcelona por esta edição da Libertadores. No início de 2022, os técnicos duelaram pela fase de grupos do Paulistão, e o português levou a melhor, com vitória por 1 a 0.

O argentino revelou ter conversado um pouco com o treinador do Verdão após os duelos entre suas equipes. Ele demonstrou admiração pelo caráter e pelos métodos de trabalho do companheiro de profissão.

– Tive a oportunidade de conversar com Abel, ele tem clareza nos conceitos, obviamente, pelo que ouvi em entrevistas ou quando faz coletivas de imprensa, os conceitos táticos de como jogar e extrair o máximo de seus jogadores. Ele me parece uma pessoa muito direta, que não tem papas na língua, expressa-se de forma franca quando nos enfrentamos. Sempre tivemos uma boa relação e pudemos trocar algumas conversas curtas após alguns jogos – contou.

– Verdadeiramente, com muito respeito, eu o admiro. Ele é um grande treinador, um dos melhores do continente para mim. Acredito que ele é o melhor treinador do Campeonato Brasileiro e um dos melhores do continente – completou.

Fabián Bustos agora aguarda por novos desafios na carreira, enquanto Abel segue o projeto no Maior Campeão Nacional. Em busca da liderança no Brasileirão, o Palmeiras enfrenta o Bahia na próxima quarta-feira (21) na Arena Fonte Nova pela 11° rodada do campeonato.

Balanço das contratações do Palmeiras em 2024 Palmeiras hoje: Arsenal vira favorito para contratar Vitor Reis Colunistas opinam: Qual nota a temporada do Palmeiras merece? Palmeiras hoje: Evolução por Facundo Torres e interesse em Hércules Atuações Parque Mirante: Palmeiras x Fluminense – confira notas dos jogadores