CALENDÁRIO APERTADO

Federação Paulista espera por finalistas e condiciona decisão para 26 ou 27 de março; Palmeiras pode ser prejudicado

Data Fifa e início do Brasileirão estão entre segundo jogo da final do Campeonato Paulista

São Bernardo e Palmeiras pelas quartas de final do Paulistão (Foto: Cesar Greco/Palmeiras)
São Bernardo e Palmeiras pelas quartas de final do Paulistão (Foto: Cesar Greco/Palmeiras)

Os quatro grandes estão na semifinal do Campeonato Paulista e a definição dos finalistas pode impactar na decisão do estadual.

A Data Fifa acontece entre os dias 20 e 25 deste mês e, por conta disso, o calendário inicial do Paulistão previa a finalíssima para 27 de março.

O problema é que a CBF desmembrou a primeira rodada do Campeonato Brasileiro e o Palmeiras estreia sábado (29), contra o Botafogo, no Allianz Parque. Caso supere o São Paulo na partida desta segunda-feira (10), precisará entrar em campo um dia após o término das Eliminatórias.

No mesmo comunicado em que a CBF desmembrou a tabela, a entidade ratificou que as federações foram avisadas que os estaduais precisam terminar impreterivelmente até 26 de março, quarta-feira.

Em uma possível decisão, o Palmeiras pode ser prejudicado por ter atletas convocados. Estêvão já está na lista do Brasil e joga na Argentina um dia antes. Richard Ríos e Gustavo Gómez podem se enfrentar na Colômbia e Facundo Torres, Emiliano Martínez e Piquerez estariam na Bolívia. As listas da Colômbia, Paraguai e Uruguai ainda não foram divulgadas.

No Conselho Técnico realizado na sede da FPF na última terça-feira (4), as datas do segundo jogo estão condicionadas para 26 ou 27. Além do Palmeiras, o Corinthians também estreia sábado (29) no Brasileirão.

O único confronto possível para a finalíssima acontecer na quinta-feira (27) é o confronto entre São Paulo e Santos porque ambos fazem o primeiro jogo pelo torneio nacional no domingo (30). 

Vale lembrar que como na primeira semana de abril começam as fases de grupos da Libertadores e Sul-Americana, não há espaço para uma possível remarcação da primeira rodada no calendário.