Desde a reestruturação das categorias de base, o Palmeiras conta com muitos jovens jogadores que não conseguem espaço na equipe profissional. Alguns desses atletas são emprestados para clubes de Portugal visando amadurecimento e retorno financeiro.
VEJA NO NOSSO PALESTRA
João Paulo Sampaio fala sobre base do Palmeiras
O NOSSO PALESTRA apurou que o Verdão opta por empréstimos para equipes portuguesas por conta do maior poder aquisitivo dos clubes, bem como uma moeda mais valorizada em relação ao real. Além disso, o país é visto como porta de entrada de jogadores para grandes ligas europeias.
Na maioria dos acordos, o Palmeiras coloca, em contrato, cláusulas para manter porcentagem de jogadores visando negociações futuras. Com isso, em caso de revenda, o Maior Campeão do Brasil receberia valores, em muitas vezes, maiores do que em uma primeira transferência.
Conheça o canal do Nosso Palestra no Youtube! Clique aqui.
Siga o Nosso Palestra no Twitter e no Instagram / Ouça o NPCast!
Conheça e comente no Fórum do Nosso Palestra
Outro ponto, de acordo com fontes ouvidas pela reportagem, está na diferença no poder aquisitivo dos clubes de cada país. É muito improvável que equipes médias brasileiras consigam executar uma cláusula de compra no valor de, por exemplo, € 1 milhão (cerca de R$ 6,3 milhões na cotação atual). Tal quantia é considerada baixa para os padrões da Europa.
Pelo lado do atleta, receber salário em euro e ter a experiência de atuar no Velho Continente também são atrativos maiores do que continuar no Brasil. Muitos jogadores, não somente do Palmeiras, nutrem, desde muitos jovens, o desejo de se consolidar como jogador em grandes clubes europeus.
O Palmeiras não conta apenas com negócios de jovens com clubes de Portugal. Pedro Lima, meia formado pelo clube, atuou na última temporada pela equipe Sub-23 do Norwich, da Inglaterra, e novamente foi emprestado, agora para o Osijek, da Croácia, mesmo após interesse de clubes brasileiros.
Veja jogadores do Palmeiras que foram negociados com clubes de Portugal:
- Kaique – GOL – Farense
- Garcia – LD – Nacional
- Ian – LE – Famalicão
- Gabriel Silva – ATA – Santa Clara
- Alan – MEI – Moreirense
- Pedro Bicalho – VOL – Alverca e Santa Clara
- Mateus – GOL – Portimonense
- Lucas Freitas – ZAG – Moreirense
- Pedrão – ZAG – Portimonense
- Ivan Angulo – ATA – Portimonense