Notícias Palmeiras

Palmeiras regulariza recolhimento de FGTS após falha no site da Caixa

Ferramenta de consulta apontava valores em aberto, mas clube provou ter todos os pagamentos em dia

Leila Pereira e Maurício Galiotte durante posse da empresária (Foto: Divulgação/Palmeiras)
Leila Pereira e Maurício Galiotte durante posse da empresária (Foto: Divulgação/Palmeiras)

Quem acessar o site da Caixa e pesquisar a situação de regularidade do Palmeiras como empregador, vai encontrar a seguinte mensagem: ‘A empresa abaixo está regular perante o FGTS’, conforme a imagem abaixo, em consulta realizada na tarde da última terça-feira (25).

Imagem: Reprodução/Caixa

A situação era diferente há uma semana. Em consulta realizada no último dia 18 de janeiro, conforme a imagem abaixo, a mensagem atestava: ‘As informações disponíveis não são suficientes para a comprovação automática da regularidade do empregador perante o FGTS’ (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço).

Imagem: Reprodução/Caixa

Isso significa que o Palmeiras estava irregular quanto ao recolhimento do FGTS de seus funcionários? Não exatamente. Em contato exclusivo com a reportagem do NOSSO PALESTRA, o clube apresentou provas oficiais de que todos os pagamentos já estavam em dia, conforme previsto em lei, por meio de um extrato emitido no mesmo dia 18 de janeiro.

Conheça o canal do Nosso Palestra no Youtube! Clique aqui.
Siga o Nosso Palestra no Twitter e no Instagram / Ouça o NPCast!
Conheça e comente no Fórum do Nosso Palestra

A situação, portanto, configurava uma falha no site da Caixa, no qual constavam dois valores em aberto referentes ao ano de 2020 – e que já haviam sido quitados, apesar do atraso. O Verdão afirmou que a consulta deveria estar normalizada dentro de uma semana, o que de fato se concretizou.

O Alviverde afirma também que o pagamento das obrigações em dia vai além da previsão legal, sendo uma política de valorização de seus colaboradores e funcionários. O atraso em alguns meses de 2020 se deu pela suspensão dos contratos em meio à paralisação do futebol por conta da pandemia, mas os valores foram mantidos integralmente e quitados posteriormente, além de não ter ocorrido uma demissão sequer.

Todos os funcionários do clube foram gratificados com extras – que não estavam previstos – após as conquistas das Libertadores de 2020 e de 2021.

Por fim, vale lembrar que o Palmeiras é obrigado a realizar todos os recolhimentos de FGTS, pois recebe recursos públicos por meio da Lei de Incentivo ao Esporte – o que só é possível mediante apresentação de Certidões Negativas de Débitos (CNDs), que não poderiam ser emitidas, caso o clube apresentasse irregularidades nos recolhimentos.

LEIA MAIS

Palmeiras hoje: Rony recusa Fluminense Palmeiras hoje: Goleada na Copinha e reapresentação do elenco profissional com reforços Palmeiras hoje: Verdão sinaliza para empréstimo de Rômulo, mas meia quer permanecer Colunistas opinam: Em que posição Paulinho entra no Palmeiras? Palmeiras hoje: Verdão faz consulta por Igor Paixão, do Feyenoord, da Holanda