O Palmeiras pode encerrar, ao fim desta temporada, um ciclo de mais de dez anos apostando em goleiros experientes e acima dos 30 anos de idade. Desde 2015, o Verdão teve nomes como Fernando Prass e Jailson, e posteriormente consolidou a era de Weverton, sempre acompanhado por reservas veteranos, caso de Marcelo Lomba.
Agora, o cenário aponta para uma renovação. Com Carlos Miguel assumindo a titularidade e a reintegração de Kaique, que retornou após período de empréstimo no futebol português, o clube sinaliza uma mudança de estratégia, priorizando goleiros mais jovens e com potencial de permanência por muitos anos na Academia de Futebol.
Marcelo Lomba, atualmente com 39 anos, tem contrato válido até dezembro de 2026, mas sua permanência para a próxima temporada ainda é incerta. A tendência é que o Palmeiras avalie uma reformulação no setor, abrindo espaço para a nova geração de arqueiros formados ou desenvolvidos pelo clube.
A possível saída de Lomba marcaria o fim de uma filosofia que deu resultados ao Verdão. Prass, Jailson, Weverton e o próprio Lomba foram peças importantes não apenas dentro de campo, mas também nos bastidores, exercendo liderança e ajudando no desenvolvimento dos mais jovens.
Caso a mudança se confirme, o Palmeiras iniciará 2027 com uma meta mais rejuvenescida, liderada por Carlos Miguel e tendo Kaique como uma das principais alternativas, apostando em goleiros abaixo dos 30 anos e com perspectiva de construir uma longa trajetória vestindo a camisa alviverde.