Naquele dia 4, não prevíamos, nem o maior dos otimistas, que chegava um alguém tão Palmeiras assim. Em quase uma hora de uma coletiva sem plateia, o forasteiro sabia de tudo. Fraquezas, glórias, costumes, cornetas, cânticos, rivais, inimigos íntimos, amigos que quase ninguém sabe. Ele dominava os pormenores de um clube de dimensões e esquisitices globais.
Conheça o canal do Nosso Palestra no YouTube! Clique aqui.
Siga o Nosso Palestra no Twitter e no Instagram / Ouça o NPCast!
O fascínio pela imensa habilidade discursiva foi generalizado, quase pandêmico. Em campo, os resultados vieram breve e a impressão de paixão se induziu ao casamento quase imediato. Abel conquistou muito em pouco tempo, mas o tempo reservava pra ele, e pra todos os que torcem, contornos épicos de uma trajetória incomum. Vir, ver e vencer em meia dúzia de meses é mais do que improvável, é, musicalmente, impossível.
Logo ele, bom nas palavras e ainda cru de currículo, que sabe muito como cativar, mas ainda não sabia como sustentar nos braços uma taça como treinador. O desafio era erguer a taça mais sonhada por uma torcida que não se dimensiona tamanha é sua extensão e, mais que isso, sua paixão inconsequente e desmedida – mesmo que ele não pudesse ver.
Abel sentia, ouvia, lia, mas nunca viu. Foi experimentar um sabor discreto, mas docílimo quando viveu o maior dia de sua vida, quando seus olhos viam, mas não compreendiam. Ainda não deve ter assimilado a eternidade daquele momento e como Abel Ferreira mudava de significado para 20 milhões de pessoas pra todo o sempre. Ele nunca terá a exata noção.
Que o tempo permita a Abel ver o microcosmos de 40 mil vozes transmitindo com muito barulho, amor e paixão o que seus corações sentem há alguns meses. Não é esse texto que vai ser capaz de explicar, mas quem lê, quem viveu, sabe bem do que se trata. A gestação de um treinador que nasceu pro futebol como lenda do Maior Campeão do Brasil.
LEIA MAIS
- Palmeiras acerta compra de 100% dos direitos de destaque das categorias de base
- Apresentado, Jorge agradece oportunidade no Palmeiras e fala sobre recuperação de lesão
- Joaquín Piquerez veste a 22 no Palmeiras e afirma: ‘Estrutura muito à frente do futebol uruguaio’
- Dos 31 atletas do elenco, Palmeiras conta com 100% dos direitos de apenas 11; veja a lista completa