É, torcedores… estamos diante do maior Brasileirão da era dos pontos corridos e quiçá o mais acirrado dentre as edições do torneio nacional. E há aqueles que dizem que não é o mais disputado do mundo.
Conheça o canal do Nosso Palestra no Youtube! Clique aqui.
Siga o Nosso Palestra no Twitter e no Instagram / Ouça o NPCast!
Conheça e comente no Fórum do Nosso Palestra
Um clichê falarmos que o Brasileirão premia o time mais regular, isso é fato e não há argumentos contra. Muito comum vermos times abrindo vantagem na liderança e ficando no topo por muitas rodadas. Caso do Botafogo em 2023. Clube carioca é o líder desde a 3ª rodada, mas pode perder o posto para quatro concorrentes a qualquer momento.
Palmeiras e Grêmio venceram seus confrontos diretos diante dos cariocas em duas viradas épicas. Flamengo triunfou diante do Palmeiras e se credenciou como um dos favoritos ao título. Quem vem correndo por trás é o Red Bull Bragantino, que mesmo perdendo para o São Paulo, segue na cola dos líderes.
Esse é o sabor dos pontos corridos. Os concorrentes à taça mais cobiçada de torneios nacionais tiraram uma diferença de 13 pontos para o Botafogo e a briga pelo título está completamente em aberta. A reta final desse Brasileirão será uma loucura, times que brigam contra o rebaixamento jogando contra equipes do topo da tabela e confrontos diretos em quase todas as partes da classificação.
Incrível. Alguns palmeirenses (me incluo nessa) já estavam com a cabeça em 2024, mas nada com que uma sequência de cinco vitórias seguidas para voltar aos trilhos e retomar a confiança. Desde o início do campeonato Abel falava da ‘gordura’ que o Botafogo criou e sempre credenciou os cariocas como grande potência em conquistar o Brasileirão.
VEJA NO NOSSO PALESTRA
Endrick convoca torcida do Palmeiras para jogo decisivo diante do Internacional
Mas o discurso agora é outro. Botafogo fez o melhor primeiro turno da história dos pontos corridos e só teria o título ameaçado se fizesse campanha de rebaixado no returno. E é isso que vem acontecendo. Considerando as últimas 13 partidas disputadas pelos cariocas, foram apenas 12 pontos ganhos e amargam a vice-lanterna do 2º turno. Mesmo assim, o time da ‘Estrela Solitária’ só depende de si para erguer a taça que não vem há 28 anos.
Quando que pensaríamos que o campeonato ficasse aberto dessa maneira? Isso só prova a grandeza e competitividade desse torneio nacional. Nas recentes três edições, os campeões Palmeiras, Atlético-MG e Flamengo só levantaram a taça nas últimas rodadas. As equipes que foram campeãs com mais rodadas de antecendência nos pontos corridos foram São Paulo (2007), Cruzeiro (2013) e Flamengo (2019) que levantaram o troféu com quatro jogos faltantes.
Abel Ferreira e atletas do Palmeiras já estão na mentalidade de pensar jogo a jogo. Cada partida será encarada como uma final e o Verdão está no páreo mais do que nunca. Segundo os cálculos matemáticos, o campeão brasileiro deste ano poderá ter 72 pontos. Para isso, o Palmeiras tem que conquistar 13 pontos (um empate e quatro vitórias).
A corrida pela 12ª taça do Brasileiro está nas últimas curvas. Próximo desafio do Palmeiras será nesse sábado (11) contra o Internacional, na Arena Barueri. Verdão entrará em campo sabendo o resultado do Fla-Flu — disputado no Maracanã horas antes do jogo em Barueri. Na tarde de domingo (12), Red Bull Bragantino e Botafogo medem forças em Bragança Paulista no jogo que pode ‘tirar’ uma das equipes da disputa. Já o Grêmio, melhor mandante do torneio, recebe o Corinthians em Porto Alegre.
Como eu amo o Brasileirão. E não é à toa que o maior campeão desse torneio é o Palmeiras com 11 títulos conquistados. Nessa reta final que separam as crianças dos adultos, nesse momento o peso da camisa e a experiência de um time são fundamentais para seus objetivos. Dito isso, Avanti Palestra!