Tem futuro? Conheça promessa do Palmeiras que comemorou gol contra Corinthians com ‘chororô’

Meia João Gabriel, de 15 anos, marcou na goleada do Verdão por 3 a 0 sobre o rival, na partida de ida da final do Campeonato Paulista Sub-15

O Palmeiras Sub-15 derrotou o Corinthians por 3 a 0, no último sábado (28), no Parque São Jorge, na partida de ida da final do Campeonato Paulista da categoria. Autor de um dos gols no Dérbi, o meia João Gabriel aproveitou para provocar. Na comemoração, ele lembrou do chororô, feito pelo meia chileno Jorge Valdivia em 2008 e, desde então, símbolo do duelo.

O gol de João foi marcado aos 33 minutos do segundo tempo. O meia apareceu dentro da pequena área para completar cruzamento vindo da esquerda, após boa recuperação na linha de fundo. A bola na rede foi o terceiro e último gol do Verdão na partida. Os gols outros dois gols das Crias da Academia foram marcados por Wesley e Lucas Henrique.

Conheça o canal do Nosso Palestra no Youtube! Clique aqui.
Siga o Nosso Palestra no Twitter e no Instagram / Ouça o NPCast!
Conheça e comente no Fórum do Nosso Palestra

VEJA NO NOSSO PALESTRA
Chororô: Palmeiras Sub-15 vence Corinthians por 3 a 0 no primeiro jogo da final do Paulistão; veja gol de João Gabriel, que marcou e provocou o rival

(Vídeo: Reprodução / Futebol Paulista)

O gesto acabou ficando marcada como uma espécie de marca registrada de Valdivia. O meia chileno fez o gesto em um clássico em 2008, na vitória palmeirense por 1 a 0 sobre o Corinthians no Morumbi. A provocação foi em resposta a declarações do então zagueiro do Corinthians, William. O ‘Mago’ repetiu o ato diversas outras vezes na carreira

Em 2023, Raphael Veiga também imitou o gesto num clássico diante do Corinthians, na terceira rodada do Campeonato Brasileiro, em triunfo por 2 a 1, no Allianz Parque. O camisa 23 levou as mãos aos olhos, simulando um choro, após marcar o segundo gol do Alviverde sobre o rival. O lance ocorreu aos 35 minutos do primeiro tempo.

João Gabriel está no Palmeiras desde 2020, quando chegou para atuar na categoria Sub-12 do clube. Nascido em Petrolina, no Sertão de Pernambuco, o jovem se destacou na Copa TV Grande Rio de Futsal, realizada entre março e maio de 2019. O jovem foi o artilheiro da categoria Sub-12 defendendo o Escola Saber, com 14 gols marcados.

Nesta temporada João possui 11 jogos no Campeonato Paulista e dois gols marcados. Além do gol no Dérbi, já havia marcado na goleada por 4 a 1 sobre o São Paulo, nas quartas de final. O meia também esteve presente na conquista do Marveld Tournament, em junho, na Holanda. O time palestirno venceu o Barcelona por 1 a 0 na grande final.

O Palmeiras Sub-15 volta a enfrentar o Corínthians pelo título estadual. O segundo jogo será no dia 04 de novembro (sábado), às 10h (de Brasília), no Estádio Bruno José Daniel, em Santo André, com mando do Verdão. Não há o critério do gol qualificado fora de casa na competição – o Verdão pode perder por até dois gols de diferença, uma derrota por três gols levaria a decisão aos pênaltis.

O Verdão vai em busca do 11º título do Paulista Sub-15, sendo o quarto consecutivo. Na edição do ano passado, as Crias da Academia faturaram a taça ao derrotar o São Paulo na final, superando o rival nas penalidades.

Desde o início do campeonato, o Palmeiras já disputou 24 jogos, com 18 vitórias, quatro empates e duas derrotas, somando 69 gols marcados e 14 sofridos – o artilheiro do Alviverde no torneio é o atacante Lucas Gabriel, com 14 tentos.