Palmeiras encara São Paulo na final do Paulistão Sub-20 em duelo marcado por equilíbrio

Nos últimos cinco encontros entre as equipes foram três vitórias palestrinas e duas do adversário

O Palmeiras Sub-20 encara o São Paulo neste domingo (18), às 19h (de Brasília), no CFA Laudo Natel, em Cotia, pela partida de ida da final do Campeonato Paulista. O duelo coloca frente a frente um dos adversários que mais deu trabalho para a equipe palestrina nos últimos anos.

O desempenho dos últimos jogos pela categoria Sub-20 é equilibrado, levando em consideração o período de 2020 a 2023. No recorte, foram cinco encontros, com três vitorias e duas derrotas. Ao todo, foram oito gols palmeirenses e sete são-paulinos.

Conheça o canal do Nosso Palestra no Youtube! Clique aqui.
Siga o Nosso Palestra no Twitter e no Instagram / Ouça o NPCast!
Conheça e comente no Fórum do Nosso Palestra

VEJA NO NOSSO PALESTRA
Marcos Rocha comenta preparação para rodadas decisivas do Brasileirão

Os encontros aconteceram quatro vezes pelo Campeonato Brasileiro, com duas vitórias para cada lado, e em uma oportunidade na Copa São Paulo de Futebol Júnior, em 2022, com vitória palestrina por 1 a 0 em Barueri, em partida marcada pela invasão de campo de um torcedor do São Paulo portando uma arma em mãos. Pelo Campeonato Paulista, o último embate aconteceu em 2019, com classificação do Palmeiras para a final após vitória por 1 a 0 e empate sem gols.

Em 2023, o único embate aconteceu pela primeira fase do Brasileirão, com triunfo palestrino em 3 a 2. Arthur, duas vezes, e Kauan Santos, marcaram os gols da vitória. Caio e Neweton descontaram para os rivais. Ao fim do campeonato o Tricolor foi eliminado nas quartas de final, enquanto o Verdão foi vice-campeão.

O Choque-Rei que definirá o campeão estadual em 2023 será realizado em duas partidas, com o Alviverde atuando em casa na segunda, por ter melhor campanha. Além disso, o Verdão garantiu vaga na próxima edição da Copa do Brasil Sub-20.

Desde o início do campeonato, a equipe já disputou 26 partidas, com 22 vitórias, três empates e uma derrota, somando 74 gols marcados e 17 sofridos – o artilheiro do Alviverde no Estadual é o atacante Kauan Santos, com dez bolas na rede.

O Palmeiras terá apenas o Paulista da categoria até o fim do ano. Ou seja, a competição é o último grande teste antes da Copa São Paulo de Futebol Júnior, o principal torneio de futebol de base do Brasil, que será disputado em janeiro de 2024. O time base do estadual deverá ser o mesmo para buscar o tricampeonato da Copinha.