Felipe Melo de zagueiro e jogo propositivo não conversam no Palmeiras
Camisa 30 sofre para acompanhar atacantes quando o Palmeiras sobe a sua linha defensiva e tenta pressionar o adversário
Vanderlei Luxemburgo chegou ao Palmeiras já afirmando que colocaria Felipe Melo de zagueiro. A ideia do técnico foi bem aceita pelo jogador de 37 anos, que jogou praticamente toda a sua carreira como primeiro volante. O início foi desafiador, e a falha do ‘pitbull’ na Florida Cup, diante do New York City, trazia desconfianças ao torcedor sobre a nova posição do camisa 30.
Com um ótimo início de temporada ao lado de Gustavo Gómez, Felipe Melo se acostumou bem no novo setor. As atuações seguras pelo alto e por baixo, fizeram com que capitão do Verdão entrasse para a seleção do Campeonato Paulista. Com uma gigantesca apresentação diante do Corinthians, na final, mesmo lesionado, Melo foi peça importante no título estadual após 12 anos.
O grande dilema de Luxemburgo está na promessa que fez ao torcedor palmeirense assim que chegou ao clube. Falando em futebol empírico, propositivo e ofensivo, o experiente treinador não consegue entregar um Palmeiras intenso e que propõe o jogo dentro de campo.
Contra o Guaraní do Paraguai, na última semana, e diante do Flamengo, neste último domingo, o Verdão tentou subir a sua linha defensiva e jogar pressionando a saída do adversário em alguns momentos.
Problema é que em todas as vezes que o adversário saiu ‘mano a mano’ com Felipe Melo, o zagueiro não conseguiu acompanhar, e só parou os atacantes adversários com faltas, acabando advertido com cartões amarelos nas duas partidas.
Diante do time que o revelou, no Allianz Parque, Felipe falhou até em um tipo de jogada que não costuma errar. Com a defesa bem postada, Melo deixou a bola passar e Pedro ficou sozinho para estufar as redes de Weverton.
Que Felipe Melo é um ótimo jogador tanto no jogo aéreo, quanto com a bola nos pés não é novidade pra ninguém, mas o camisa 30 não possui a mesma velocidade de 10 anos atrás. E se Luxemburgo pretende ainda implementar um jogo mais ofensivo ao Verdão, o mais correto seria usar Luan ao lado de Gómez.
Conheça o canal do Nosso Palestra no Youtube! Clique aqui.
Siga o Nosso Palestra no Twitter e no Instagram!
Melo pode ser usado como primeiro volante em certas partidas, e até ajudar na zaga em algumas ocasiões, quando o clube precisar segurar um resultado, por exemplo. Mas dentro de casa, diante de um adversário com 19 desfalques, sua participação na zaga compromete demais o alviverde de ser agressivo como o torcedor pede.
A insatisfação da torcida com a forma do Palmeiras jogar cresce a cada rodada, e a fraca atuação de ontem, infelizmente, em nada teve a ver com a ‘falta de respeito’ do Flamengo fora das quatro linhas.
LEIA MAIS
- Palmeiras não se impõe no Allianz Parque e só empata com time misto do Flamengo
- Uni-Duni-Tê, minha vergonha foi você
- Atuações do Palmeiras: Patrick de Paula brilha e Luxa irrita torcida contra o Fla