Opinião: ‘Clubes-empresa fortalecem Palmeiras nas categorias de base’

Casos de clubes como Aster Itaquá-SP, Retrô-PE, Ibrachina, entre outros são cases de sucesso no futebol brasileiro

Ibrachina, Aster, Sfera, Retrô, Coimbra, SKA Brasil. Os clubes-empresas, popularmente conhecidos como “times de empresários” emergem como pilares estratégicos para o fortalecimento das categorias de base Brasil, desempenhando um papel crucial ao proporcionar uma fonte consistente de talentos de alta qualidade. Estas parcerias estratégicas têm permitido ao Palmeiras recrutar atletas promissores e já fisicamente preparados, enriquecendo a qualidade da Academia de Futebol.

Conheça o canal do Nosso Palestra no Youtube! Clique aqui.
Siga o Nosso Palestra no Twitter e no Instagram / Ouça o NPCast!
Conheça e comente no Fórum do Nosso Palestra

VEJA NO NOSSO PALESTRA
Veja gol de Raphael Veiga em vitória sobre a Inter de Limeira pelo Paulistão

Essa colaboração não apenas eleva a qualidade dos jogadores, mas também garante que eles cheguem mais prontos ao Verdão. Os clubes-empresa geralmente oferecem infraestruturas de treinamento de primeira linha, superando em muito as condições encontradas em times menores do interior. Essa diferença na qualidade de estrutura é refletida na formação de jogadores mais bem-aprimorados e prontos para os desafios do futebol profissional.

Um exemplo notável dessa sinergia é a estreita relação entre o Palmeiras e o Retro, de Pernambuco. Ao contratar cinco atletas do time pernambucano no final de 2023, a diretoria paleatrina demonstra como essa parceria é uma fonte confiável de talento. A visita da presidente Leila Pereira ganhou camisa do clube de Recife e foi convidada a conhecer Centro de Treinamento do clube. A ação ressalta a importância que o time empresa do Nordeste atribui à qualidade das instalações e ao desenvolvimento adequado dos jovens talentos.

Além disso, o Ibrachina, de São Paulo, um clube-empresa em ascensão e destaque na Copa São Paulo de Futebol Júnior, também já contribuiu para o sucesso do Palmeiras. A contratação de Riquelme em 2021, quando ainda pertencia ao Sub-15, é um exemplo concreto de como essas parcerias proporcionam ao Verdão acesso a promissores talentos já lapidados. O fato de Riquelme ter evoluído para integrar a Seleção Brasileira Sub-17 e participar da Copa São Paulo de Futebol Júnior de 2024 atesta a eficácia desse modelo de colaboração. Mais recentemente Logan, de 15 anos, também fez o trajeto

Esse modelo de clube-empresa nas categorias de base beneficiam não apenas o Palmeiras ao fornecer um constante abastecimento de talentos, mas também toda a rede de formação do futebol brasileiro. Ao dar oportunidade aos times de empresários em torneios de base, todos os clubes se beneficiam.

É só o começo de uma era com Sfera, Ibrachina, Aster Itaquá, Coimbra, Retrô e tantos outros clubes empresas.