Relembre parceria do Palmeiras com Parmalat e Juventude nos anos 1990
Clubes foram 'coirmãos' por conta do patrocinador italiano e pintaram o Brasil e a América de verde e branco
Redação Nosso Palestra 17 de outubro de 2024 | 07:00
Nos anos 1990, a Parmalat revolucionou o futebol brasileiro ao investir em Palmeiras e Juventude. O patrocínio trouxe melhorias estruturais, contratações de peso e forte aporte financeiro da empresa italiana de produtos alimentícios. Ambos viveram grandes momentos com a parceria (Foto: Acervo / Palmeiras)
Com a Parmalat, Palmeiras e Juventude receberam recursos para modernizar suas instalações e contratar jogadores de nível superior. A gestão seguia um modelo empresarial, focado em resultados a longo prazo e tirou ambas as equipes da fila. (Foto: Estadão)
Do lado do Palmeiras, os investimentos aconteceram entre 1992 e 2000 e fez com que o time saísse de uma fila de 16 anos sem conquistas. Foram, junto com a Parmalat, dez conquistas. Além das taças, equipes recheadas de estrelas. (Foto: Acervo / Palmeiras)
A parceria permitiu ao Juventude alcançar um patamar inédito no futebol brasileiro. Em 1994, o clube conquistou a Série B, garantindo vaga na elite do futebol nacional, consolidando-se como uma força emergente no cenário esportivo. Em 1999, a equipe de Caxias do Sul faturou a Copa do Brasil. (Foto: EC Juventude)
Diversos jogadores transitaram entre Palmeiras e Juventude, aproveitando a relação próxima dos clubes. Casos como o do jovem Válber e o experiente Cafu, mostram como a simbiose permitiu a circulação de atletas e a valorização de jovens promessas. (Foto: Folha)
Legado: No fim dos anos 1990, a Parmalat começou a reduzir seus investimentos no futebol brasileiro. Mesmo com o fim da parceria, o legado deixado no Palmeiras e no Juventude, especialmente em termos de profissionalismo e gestão, é fonte de estudo até os dias atuais. (Foto: Estadão)