+9 vitórias inesquecíveis do Palmeiras em Derbys Paulistas

Palmeiras e Corinthians fazem o maior clássico de São Paulo, para muitos do Brasil, e para alguns mais fanáticos, até do mundo. A semana que antecede o Derby é sempre mais do que especial. Recheado de história e rivalidade, o clássico que completou 100 anos no ano passado terá mais uma capítulo de sua longa e bonita história neste próximo sábado, quando os times se e0nfrentam na Arena Corinthians.

A equipe do NOSSO PALESTRA listou 9 vitórias palmeirenses em Derbys apenas pelo Campeonato Paulista para você relembrar e conhecer mais um pouco sobre este clássico que sempre paralisa o Brasil. Como diria Lima Duarte em “Boleiros”: “VOCÊ NÃO SABE O QUE É UM PALMEIRAS E CORINTHIANS”.

Confira:

1 – O primeiro a gente nunca esquece! 1917: Palestra Italia 3 x 0 Corinthians.

O primeiro clássico que ainda não tinha o nome de Derby tinha de ser no Parque Antarctica que ainda não era do Palestra Italia. Mas tinha de ser vitória palestrina. Três gols do ponta-direita Caetano Izzo (o primeiro atleta do clube a disputar uma partida oficial da Seleção, meses depois).

2 – A maior goleada! 1933: Palestra Italia 8 x 0 Corinthians.

No turno do SP-33, no Parque São Jorge, o Palestra que já era campeão estadual ganhou por 5 a 1. No returno, em casa, no estádio recém ampliado, em jogo válido tanto pelo Paulista quanto pelo primeiro Rio-Sao Paulo, deu a lógica. 8 a 0 Palestra. A maior goleada da história do Derby. Logo depois o clube conquistaria o primeiro interestadual e o bicampeonato paulista.

3 – Fim do tabu. Palmeiras 4 x 0 Corinthians. 1958.

O Corinthians não perdia o Derby havia 15 clássicos. Quase sete anos. Precisou o camisa 7 Julinho jogar o primeiro dele pelo Palmeiras para ajudar a acabar com o tabu. Ele fez um gol. Mas o nome do jogo foi o meia-atacante Paulinho. Autor dos outros três gols.

4 – Zum Zum Zum, é 21! 1974.

Palmeiras e Corinthians decidiram o Campeonato Paulista de 1974. Enquanto o rival vinha de uma seca de 20 anos sem títulos, o Verdão era o então bicampeão brasileiro. Jogando em um Morumbi com 90% de corintianos, o Verdão derrotou o rival por 1 a 0 com gol de Ronaldo, conquistando o título e deixando o rival na fila mais um ano. Os palmeirenses que estavam presentes no estádio cantavam: “Zum Zum Zum, é 21”, fazendo uma alusão para mais um ano de fila do arquirrival (que só terminaria em 1977). A derrota levou o maior jogador da história do rival a ser negociado com o Fluminense.

5 – Justiça! Palmeiras 3 x 0 Corinthians. 1986.

Na partida da ida da semifinal, arbitragem desastrosa anulou gol legal de Vagner Bacharel, expulsou injustamente um jogador do Palmeiras, não marcou pênalti claríssimo, e ainda validou gol polêmico do Corinthians. Na partida de volta, o Palmeiras só fez 1 a 0 aos 42 do segundo tempo. A torcida gritou “justiça” antes da prorrogação, vencida por 2 a 0. Com gol olímpico de Éder.

6 – O dia da paixão palmeirense, 12 de Junho de 1993: Palmeiras 4 x 0 Corinthians

A partir de 1993, o dia 12 de Junho nunca mais foi apenas o Dia dos Namorados para a Nação Alviverde. O clube goleou o Corinthians por 4 a 0 na final do Paulistão daquele ano e saiu de uma fila de 16 anos sem títulos. Era a primeira vez que os dois times se enfrentavam numa final desde 1974. O Palmeiras que havia deixado o rival sem títulos então saiu da fila justamente contra ele, em 1993. Duas vitórias que só podem ser devolvidas se um dia o Corinthians deixar o Palmeiras 20 anos na fila e se um dia o Corinthians sair da fila de 16 anos contra o Palmeiras.

7 – Chora Valdívia, pode chorar! 2008.

2008 foi o ano do último título de Campeonato Paulista do Palmeiras. Um dos jogos mais marcantes da campanha do time comandado por Wanderley Luxemburgo foi exatamente o Derby. O Palmeiras derrotou o seu rival que estava na segunda divisão em um Morumbi cheio. Valdívia saiu chorando na comemoração levando a torcida ao delírio, provocando o rival a respeito de muitas reclamações anteriores. Foi o único encontro dos dois times naquele ano. Foi o último Derby no Morumbi desde então.

8 – Acabou, Petros! 2015.

2015 foi o ano do ressurgimento palmeirense. Após sofrer muito em 2014, o clube praticamente montou um novo time para a temporada seguinte. O grande marco da nova fase alviverde foi a vitória nos pênaltis na semifinal do Paulistão daquele ano. Mais uma vez o Palmeiras eliminava o seu maior rival em uma disputa de pênaltis. Fernando Prass que no final daquele ano entraria para a história do clube, defendeu as penalidades de Elias e Petros e colocou o Palmeiras na decisão do Paulista. Não é de bom alvitre para o rival um camisa sete bater pênalti no canto direito de im goleiro palmeirense.

9 – Tem que tirar o chapéu pro Dudu! 2016.

O atacante Dudu é o maior símbolo da autoestima elevada do palmeirense nos últimos anos. A contratação do camisa 7 que estava se acertando com o próprio Corinthians mudou o clube de patamar além de ter sido um grande chapéu no rival, que chegou a dar como certa a aquisição de Dudu. Em 2016, no último Derby com duas torcidas, Fernando Prass defendeu o pênalti de Lucca e, dois minutos depois, Dudu encobriu Cássio dando a vitória para o Palmeiras. Na comemoração, Dudu pegou o boné do jornalista Wanderley Nogueira e colocou na cabeça, fazendo uma clara provocação para os visitantes. O jogo marcou a grande arrancada da equipe do técnico Cuca rumo à conquista o Eneacampeonato Brasileiro. E terminou com um tabu no Derby: desde 1995 o Palmeiras não vencia o clássico no Pacaembu.