A primeira derrota no Robertão: Grêmio 2 x 0

A primeira derrota depois de três vitórias em clássicos. Só tinha pedreira e podreira no primeiro Robertão. Torneio mais complicado da história do futebol brasileiro, que começou naquele 1967 e terminou em 1970. O verdadeiro pai do Brasileiro iniciado em 1971.

A semana de treinos não rendeu boa atuação palmeirense no Olímpico, pela quarta rodada. No contragolpe e fechadinho, o Grêmio mereceu os 2 a 0. Placar que o Palmeiras retribuiria com juros e correção futebolística no final do torneio, contra o time do futuro lateral-esquerdo campeão mundial – Everaldo.

Aymoré Moreira manteve a escalação das duas últimas vitórias. Mas o time não teve o mesmo desempenho. Contra um rival muito fechado, o Palmeiras foi lento, afunilou os lances e levantou a esmo muitas bolas na área gaúcha.

Aos 24, Djalma Dias exagerou na técnica e foi desarmado depois de matar uma bola no peito dentro da área. Volmir foi mais rápido e bateu sem chance para Valdir.

Aos 41, replay ao vivo do primeiro gol. Djalma Dias bobeou, Volmir aproveitou. 2 a 0 Grêmio, no Olímpico em festa.

Aymoré fez três mexidas para o segundo tempo. Cardosinho para dar velocidade na ponta no lugar de Gallardo. Dudu para dar mais dinâmica no meio na função de Zequinha. Jair Bala para chegar mais à frente do que Servílio. Deu na mesma. O Grêmio teve mais chances de ampliar do que o Palmeiras diminuir o estrago em Porto Alegre.

Atuação decepcionante do líder e futuro campeão. Djalma Santos e Rinaldo, mais pela vontade do que pelo futebol, e Ademir da Guia, que nem sempre era o melhor, mas jamais o pior, se salvaram.