Abel vive ‘teste de fogo’ pelo Palmeiras na Libertadores contra Boca Juniors

Retrospecto positivo do treinador confronta vantagem histórica do time argentino

O Palmeiras, de Abel Ferreira, enfrenta o Boca Juniors na próxima quinta-feira (28) em La Bombonera, em Buenos Aires, pela partida de ida da semifinal da Libertadores. O adversário é o último algoz do Verdão no torneio ainda não vencido pelo treinador.

Bicampeão da Copa, o português enfrentou alguns dos principais times do continente nas três edições disputadas desde sua chegada. O técnico alcançou ao menos a semifinal em todas as oportunidades e busca sua terceira decisão.

Conheça o canal do Nosso Palestra no Youtube! Clique aqui.
Siga o Nosso Palestra no Twitter e no Instagram / Ouça o NPCast!
Conheça e comente no Fórum do Nosso Palestra

Na primeira Libertadores com Abel no comando, o Palmeiras eliminou o River Plate na semifinal. Embora os argentinos levassem desvantagem no retrospecto diante do Verdão, eram considerados o melhor time da América do Sul àquela altura.

A final contra o Santos também foi grande desafio para o treinador, que enfrentava pela primeira vez um rival num confronto eliminatório. O Alviverde fez valer a superioridade histórica sobre o rival para conquistar o título na ocasião.

Na temporada seguinte, o Palmeiras de Abel enfrentou São Paulo e Flamengo, oponentes de muito equilíbrio no histórico do confronto. Contra o time do Morumbi, o treinador quebrou tabu e conquistou a primeira classificação do clube sobre o rival na Libertadores.

VEJA NO NOSSO PALESTRA
Confira novo ângulo que mostra possível pênalti em Endrick, do Palmeiras, contra Grêmio

A vitória sobre o Flamengo, por sua vez, coroou a quebra de uma sequência de nove jogos sem vitórias sobre o adversário. Foi também o primeiro título do Verdão sobre os cariocas depois de duas derrotas seguidas (Mercosul de 1999 e Supercopa do Brasil de 2021).

Nesta edição, o Palmeiras enfrenta mais um grande oponente histórico na competição continental. Se Abel leva vantagem sobre o Boca em relação às participações recentes na competição, os argentinos superam o Verdão no retrospecto de mata-matas.

Até hoje, os clubes enfrentaram-se três vezes em eliminatórias, e o Boca levou a melhor em todas. Depois de ser eliminado duas vezes consecutivas em 2000 e 2001, o Alviverde ficou pelo caminho em 2018 contra os argentinos.

Dessa vez, Abel tenta reescrever a história do clube diante do adversário. O treinador conta com tempo de descanso de uma semana para preparar o time para o duelo após a partida contra o Grêmio nesta quinta-feira (21).