Notícias

Abel vive ‘teste de fogo’ pelo Palmeiras na Libertadores contra Boca Juniors

Retrospecto positivo do treinador confronta vantagem histórica do time argentino

Em 2018, Boca eliminou Palmeiras na semifinal da Libertadores (Foto: Cesar Greco/ Ag. Palmeiras)

O Palmeiras, de Abel Ferreira, enfrenta o Boca Juniors na próxima quinta-feira (28) em La Bombonera, em Buenos Aires, pela partida de ida da semifinal da Libertadores. O adversário é o último algoz do Verdão no torneio ainda não vencido pelo treinador.

Bicampeão da Copa, o português enfrentou alguns dos principais times do continente nas três edições disputadas desde sua chegada. O técnico alcançou ao menos a semifinal em todas as oportunidades e busca sua terceira decisão.

Conheça o canal do Nosso Palestra no Youtube! Clique aqui.
Siga o Nosso Palestra no Twitter e no Instagram / Ouça o NPCast!
Conheça e comente no Fórum do Nosso Palestra

Na primeira Libertadores com Abel no comando, o Palmeiras eliminou o River Plate na semifinal. Embora os argentinos levassem desvantagem no retrospecto diante do Verdão, eram considerados o melhor time da América do Sul àquela altura.

A final contra o Santos também foi grande desafio para o treinador, que enfrentava pela primeira vez um rival num confronto eliminatório. O Alviverde fez valer a superioridade histórica sobre o rival para conquistar o título na ocasião.

Na temporada seguinte, o Palmeiras de Abel enfrentou São Paulo e Flamengo, oponentes de muito equilíbrio no histórico do confronto. Contra o time do Morumbi, o treinador quebrou tabu e conquistou a primeira classificação do clube sobre o rival na Libertadores.

VEJA NO NOSSO PALESTRA
Confira novo ângulo que mostra possível pênalti em Endrick, do Palmeiras, contra Grêmio

A vitória sobre o Flamengo, por sua vez, coroou a quebra de uma sequência de nove jogos sem vitórias sobre o adversário. Foi também o primeiro título do Verdão sobre os cariocas depois de duas derrotas seguidas (Mercosul de 1999 e Supercopa do Brasil de 2021).

Nesta edição, o Palmeiras enfrenta mais um grande oponente histórico na competição continental. Se Abel leva vantagem sobre o Boca em relação às participações recentes na competição, os argentinos superam o Verdão no retrospecto de mata-matas.

Até hoje, os clubes enfrentaram-se três vezes em eliminatórias, e o Boca levou a melhor em todas. Depois de ser eliminado duas vezes consecutivas em 2000 e 2001, o Alviverde ficou pelo caminho em 2018 contra os argentinos.

Dessa vez, Abel tenta reescrever a história do clube diante do adversário. O treinador conta com tempo de descanso de uma semana para preparar o time para o duelo após a partida contra o Grêmio nesta quinta-feira (21).