Amarcord: Boca Juniors 1 x 1 Palmeiras, Torneio de Mar del Plata-72

Leão; Eurico, Luís Pereira, Alfredo e Zeca; Dudu e Ademir da Guia; Edu, Leivinha, César e Nei. Uma poesia futebolística. Rima que era seleção. Base do Brasil na Copa-74 com seis titulares convocados. Segunda Academia de Oswaldo Brandão. Campeã dos cinco torneios que disputou naquele 1972 em que formou junta pela primeira vez em 5 de fevereiro. No Torneio de Mar del Plata. No clássico contra o Boca Juniors.

Lesionado na vitória anterior contra o Peñarol por 2 a 0, o zagueiro Polaco cedeu lugar a Alfredo, que voltara ao clube de empréstimo. Polaco não voltaria mais ao time titular. Madurga, meia que atuara seis temporadas pelo Boca, estreou no jogo em Mar del Plata. A ideia da direção do clube era que ele assumisse o lugar que não se discutia de Dudu ou Ademir da Guia.

Nem um e muito menos o outro. Condicionados pelo preparador Helio Maffia, a dupla nunca jogaria tanto. Madurga só ficou um ano vencedor no Palestra Italia. Acabaria titular na conquista do BR-72, substituindo César Maluco, com Leivinha atuando mais à frente.

No jogo contra o Boca, o Palmeiras errou muitos passes. Finalizou mais vezes (16). Mas não fez boa partida. Foi lento. E levou o gol xeneize aos 25, de Peracca.

Na segunda etapa, com Pio no lugar de Nei, que acabara de chegar da Ferroviária, o time também
não engrenou. Madurga estreou discretamente no lugar de Ademir. Só Luís Pereira foi o de sempre. Além de ceder pouco espaço ao Boca ao lado do novo companheiro Alfredo, ainda foi ao ataque e empatou o jogo, aos 45, batendo cruzado, sem chance para o goleiro.

Aquele foi o primeiro dos 16 jogos em que Brandao escalou o time que até os rivais sabiam de cor. E nós, de coração.

BOCA JUNIORS 1 x 1 PALMEIRAS
Torneio Internacional/Mar del Plata
Data: sábado, 5/fevereiro (noite)
Estádio: Mar Del Plata
Cidade: Mar del Plata (ARGENTINA)
Juiz: Miguel F. Comesaña
Renda: não disponível
Público: não disponível
PALMEIRAS: Leão; Eurico, Luís Pereira, Alfredo e Zeca; Dudu e Ademir da Guia
(Madurga); Edu, Leivinha, César e Nei (Pio)
Técnico: Oswaldo Brandão
Gols: Peracca 25 do 1º; Luís Pereira 45 do 2º