Análise: Características, histórico e números de José López, que está perto de ser reforço do Palmeiras

Saiba mais sobre o atacante argentino de 21 anos que está perto de se tornar reforço do Palmeiras

Palmeiras avançou nas negociações para contratar o atacante José Manuel López, do Lanús-ARG, e está próximo de acerto com o jogador. Conforme publicado pelo NOSSO PALESTRA, o contrato com o Verdão deverá ser até o final de 2026. Os valores do negócio giram na casa dos 10 milhões de dólares (cerca de R$ 49 milhões de reais, na cotação atual) por 70% dos direitos econômicos do atleta de 21 anos.

López também estava no radar do Monterrey e do River Plate que, após a venda de Julián Álvarez ao Manchester City, passou a visar a contratação do promissor jovem do Lanús.

Conheça o canal do Nosso Palestra no Youtube! Clique aqui.
Siga o Nosso Palestra no Twitter e no Instagram / Ouça o NPCast!
Conheça e comente no Fórum do Nosso Palestra

CARACTERÍSTICAS

Não é preciso ser um grande analista para enxergar que a principal característica de ‘El Flaco’ enquanto atacante é o cabeceio. Aos 21 anos, o jovem de 1,88m já é um dos melhores cabeceadores do continente, combinando boa estatura, com impulsão, posicionamento, tempo de bola e excelência no fundamento.

A maior parte dos gols em sua curta carreira profissional foi marcada de cabeça (dez de 22 – veja números mais completos mais abaixo), muitas vezes ganhando a disputa aérea com o zagueiro adversário. Contando com uma potente bola parada e com assistentes como Gustavo Scarpa, Raphael Veiga e Dudu, o Palmeiras tem muito a oferecer a López no quesito e vice-versa.

Embora alto e não muito veloz, o atacante também mostra qualidade quando sai da área para participar da construção das jogadas (confira no mapa de calor abaixo). Não foram poucos os jogos nos quais ele atuou como segundo atacante, criando assistências e espaços para seus companheiros no Lanús, ainda que possa errar mais passes do que o desejado.

Mapa de calor de José López pelo Lanús em 2021 (Imagem: Sofascore)

Canhoto, López tem bom poder de finalização e chegou a marcar gols de fora da área quando teve espaço para o arremate. Com a direita, no entanto, ele ainda pode hesitar em algumas jogadas, mostrando uma falta de confiança que é comum, tendo em consideração a idade do jogador.

Pelo bom desempenho no jogo aéreo e por sair bastante da área, El Flaco também desempenha bem a popular ‘casquinha’, mostrando bons números nos duelos aéreos contra os defensores rivais longe do gol, aproveitando longos lançamentos.

Por fim, apesar da pouca idade (López é meses mais novo que Rafael Navarro, por exemplo), o jogador demonstra maturidade acima da média, o que também contribuiu para chamar a atenção do Palmeiras. Informações da imprensa argentina dão conta que o atacante tem um enorme foco na carreira.

HISTÓRICO

Nascido na província de Corrientes, no norte da Argentina, em 6 de dezembro de 2000, José Manuel López passou pelas categorias de base do Independiente antes de chegar ao Lanús, em 2017.

Em 2020, passou por um rápido empréstimo ao Cimarrones de Sonora II, da terceira divisão do México, mas logo retornou ao futebol argentino para se destacar.

Na temporada 2020-2021, aos 20 anos de idade, El Flaco se firmou entre os profissionais e rapidamente se tornou titular do Lanús, fazendo dupla de ataque ao lado do veterano José Sand, ídolo do clube e 19 anos mais velho. Apesar do fraco desempenho coletivo da equipe, o alto nível individual de López se manteve na temporada 2021-2022, gerando interesse dos maiores clubes do país e o colocando no patamar de promessa nacional.

NÚMEROS (Fonte: SofaScore e Besoccer)

Ao todo, López fez 60 partidas e 22 gols, além de cinco assistências, com a camisa do time profissional do Lanús. Foram cinco cartões amarelos recebidos na carreira e nenhuma expulsão ou qualquer tipo de lesão mais grave.

Na Liga Argentina de 2020-2021, o atacante alcançou a média superior a 0,5 gols por jogo, colocando 13 bolas na rede em 25 partidas disputadas. Naquela temporada, sua pontaria beirou os 50%, o que é considerado um alto índice de acerto nas finalizações. O número em 2022 é apenas ligeiramente inferior.

De seus 22 gols como jogador profissional, dez foram marcados de cabeça, outros dez de perna esquerda (sendo dois de fora da área e um de pênalti) e dois com a perna direita.

López também beira os 50% quando o assunto é duelos aéreos ganhos, o que é considerado um bom número para um centroavante de boa estatura e que tem como principal qualidade o cabeceio.

Definitivamente, caso concretizada a negociação, o argentino chegaria para preencher a lacuna de ‘centroavante definidor’ que existe no elenco do Verdão desde a queda de rendimento de Luiz Adriano ao final de 2020. Pelas características, ele oferece outra alternativa em comparação a Rony e Navarro (e ainda incluindo o recém-contratado Merentiel), ampliando ainda mais o repertório da equipe de Abel Ferreira, além de se encaixar no perfil procurado pela direção para uma possibilidade de retorno técnico e financeiro que é muito grande.

É necessário ter em mente que, por ter somente 21 anos, El Flaco precisaria de tempo para se adaptar. O jogador apresentará oscilações no desempenho e alguns erros em tomadas de decisão perfeitamente normais, não tendo, portanto, o rótulo de ‘salvador’ de uma pátria que não precisa ser salva. A pressão, o ambiente e os objetivos de Lanús e Palmeiras não são comparáveis. É, sim, uma aposta, mas que foi profundamente estudada e feita de forma consciente.

Pouco a pouco, a comissão técnica de Abel Ferreira certamente driblará o imediatismo e poderá dar todas as condições para que López se adapte e mostre o futebol que fez o Palmeiras se interessar por ele a ponto de torná-lo a (provável) maior contratação da história do clube.