Análise: Conheça os pontos fortes e fracos do Sport, adversário do Palmeiras

Jair Ventura ainda não encontrou um equilíbrio para o time de Recife

Palmeiras e Sport medem forças neste domingo, às 19h45, no Allianz Parque, pela décima rodada do Campeonato Brasileiro. Depois de vencer o Corinthians, o Verdão, única equipe invicta na competição, busca se consolidar entre os quatro primeiro colocados.

Conheça o canal do Nosso Palestra no Youtube! Clique aqui.
Siga o Nosso Palestra no Twitter e no Instagram!

Sob o comando de Jair Ventura há quatro rodadas, o Leão, por sua vez, ainda não encontrou um equilíbrio entre ser reativo e criar oportunidades de gols. Para se ter uma ideia, nos últimos quatro jogos, o Rubro-Negro finalizou 34 vezes, enquanto os adversários arremataram quase o dobro.

Abaixo, conheça os pontos fortes e outras deficiências do Sport:

Pontos Fortes

Ainda que tenha chegado ao Sport há pouco, Jair Ventura já ostenta números que comprovam uma maior consistência no sistema defensivo. A média de gols sofridos pelo Leão caiu de 1,4 para 1 por partida no Brasileirão. Foram quatro nos últimos quatro jogos, sendo dois de pênalti.

Outra marca registrada dos trabalhos desempenhados por Jair Ventura é a busca pela superioridade no corredor lateral. Característica essa que permite que a equipe explore os espaços vazios na defesa adversária com viradas de jogo rápidas, que serão realizadas pelos laterais Luciano Juba e Patric.

Além disso, de acordo com o mapa de posicionamento médio, observa-se uma tendência do time em desenhar o seu momento ofensivo pelo lado direito do campo. Predisposição essa que depende da boa atuação do volante Ronaldo Henrique, jogador que tem a maior média de ações com a bola no elenco.

Posicionamento médio do Sport diante do Goiás (Foto: Divulgação/SofaScore)

Pontos Fracos

Apesar do Sport ter marcado quatro vezes desde que Jair assumiu, o sistema ofensivo é uma das principais deficiências da equipe. Isso porque, Élton e Hernane Brocador, principais nomes do ataque Rubro-Negro, vivem uma fase pouco iluminada. Enquanto o primeiro foi à rede duas vezes, Hernane não marcou um gol sequer.

No entanto, vale destacar que a má fase desses atletas está atrelada à baixa qualidade individual do restante do elenco, uma vez que essa escassez de talento faz com que o time priorize ainda mais a marcação e, por consequência, os centroavantes precisam aproveitar as poucas chances claras.

Por último, mas não menos importante, vale destacar que a tendência é que tenhamos um placar não muito elástico, já que o Sport perdeu apenas uma vez por dois gols de diferença, e o Palmeiras tem a segunda melhor defesa do Brasileirão.

LEIA MAIS:
Titular, Willian é quem mais participa dos gols do Palmeiras no ano
Em ascensão, dupla Willian e Gabriel Veron pode resolver ataque do Palmeiras?
Gabriel Veron tem início melhor do que o xará Jesus