Análise de discurso: como elenco do Palmeiras se apropriou de mantras de Abel Ferreira

Discursos e filosofia do treinador são possíveis de serem reconhecidos nas palavras dos jogadores do Verdão

O lema “cabeça fria, coração quente” e o gesto de Abel Ferreira – com olhar fixo e dedos indicadores apontados para a cabeça – já caíram nas graças do torcedor e viraram o símbolo do Palmeiras vencedor. No elenco alviverde, a influência do português vai muito além do que somente a imagem da capa do livro do treinador e de sua comissão técnica. Nos discursos de atletas é possível verificar os mantras de Abel enraizados.

Conheça o canal do Nosso Palestra no Youtube! Clique aqui.
Siga o Nosso Palestra no Twitter e no Instagram / Ouça o NPCast!
Conheça e comente no Fórum do Nosso Palestra

Nesses momentos é possível identificar de forma clara palavras chaves utilizadas pelo treinador para implementar sua filosofia de trabalho. Expressões envolvendo “foco”, “concentração”, “desempenho”, “controle de emoções”, “competir e ganhar”, e entre outros, são comuns e demonstram como cada jogador do elenco está alinhado ao treinador.

– Lá dentro é controle emocional, performance, o melhor de cada um. O melhor da nossa performance para o grupo. Não tenho dúvidas que vamos sair daqui vencedores. Entender o jogo, saber que é clássico, saber que é decisão, mas alto nível. Performance e excelência. Fazer disso aqui hábito. Excelência é hábito. Vencer, vencer, vencer e vencer, esse é nosso hábito. Vamos procurar sempre a vitória, independente do adversário – disse o goleiro Weverton em discurso de pré-jogo, antes do Dérbi, aos companheiros de equipe.

– Acho que o importante é controlar nossas emoções, principalmente em jogos assim. Não faço nada diferente do que eu treino. Desde a passada, a respiração, o jeito que eu bato e tudo. E chega na hora do jogo, mesmo com tantas pessoas olhando, gente no estádio e barulho, eu só preciso me concentrar naquilo que eu controlo e o que eu controlo é isso, meu jeito de bater, minha passada, eu escolher bem o canto. Então é só isso, acho que nada mais pode interferir na minha batida – disse Raphael Veiga sobre cobranças de pênaltis.

– Somos um grupo muito unido e forte. Estamos acostumados a competir e ganhar. O técnico adotou os jogadores e a base da equipe se mantém, a ideia de jogo. Vencemos três clássicos seguidos e agora temos o Bragantino pela frente – disse o lateral Piquerez, após a vitória no Dérbi.

Confira a análise completa com imagens:

A campanha do Palmeiras no início do Campeonato Paulista já é histórica antes mesmo do fim da primeira fase. O clube alcançou os inéditos 29 pontos e pode chegar neste domingo (20), às 16h, diante do Red Bull Bragantino, aos 32 pontos na primeira etapa da competição.

LEIA MAIS