As contas para transformar o discurso do `Ainda dá…` em prática

Assim que o Palmeiras foi eliminado da Copa Libertadores nos pênaltis para o Barcelona de Guayaquil, o mundo do palmeirense desabou e o ano que parecia ser de glórias e títulos, ia se esvaindo pelo ralo em agosto. Apesar da grande diferença de pontos do Palmeiras para o líder Corinthians no Campeonato Brasileiro, o discurso de jogadores e comissão técnica segue o mesmo: `enquanto tiver 1% de chance, vamos crer no bicampeonato brasileiro…`

Fizemos as contas para que você mesmo torcedor possa tirar as suas conclusões. Possível é, mas será que o Palmeiras vai consegui transformar o discurso em prática?

No dia 5 de Novembro, o Palmeiras encara o líder Corinthians em Itaquera. Até lá serão sete rodadas que podem definir se vamos brigar mesmo pelo título ou não. A diferença que hoje é de 13 pode estar no dia do Dérbi em 7, 6, 5 pontos, o que nos daria uma ponta de esperança em caso de vitória no clássico. Depois faltariam ainda 6 rodadas para o final do campeonato.

A sequência do Palmeiras até encontrar o Corinthians lá no dia 5 é: Fluminense (Fora), Santos (Casa), Bahia (Casa), Atlético-GO (Fora), Ponte-Preta (Casa), Grêmio (Fora) e Cruzeiro (Casa). Nesses mesmos confrontos no primeiro turno, o Palmeiras foi muito bem até, fez 15 pontos de 21 possíveis. Porém agora não dá mais pra pensar em perder pontos, até pelo desempenho do líder no primeiro turno que foi fora do normal. Se não tivéssemos desperdiçados seis pontos de graça em casa diante da Chape e do Atlético-PR, a diferença hoje seria de 7 pontos.

Por isso, o Palmeiras teria que somar pelo menos 19 pontos nessa sequência; seriam 6 vitórias e um empate. Se quiser sonhar mesmo com a possibilidade de brigar pela taça não dá mais pra pensar em perder. Chegaríamos no Dérbi com 59 pontos. O Corinthians hoje com 53 teria que somar no máximo 12 pontos para manter uma distância alcançável para o Verdão.

A sequência dos nossos rivais será: São Paulo (Fora), Cruzeiro (Fora), Coritiba (Casa), Bahia (Fora), Grêmio (Casa), Botafogo (Fora) e Ponte-Preta (fora). Teoricamente uma sequência muito mais complicada que a nossa. Mas obviamente que todas essas contas passam por vencer o confronto direto do dia 5 de novembro. Tirar 3 pontos do rival direto pode fazer total diferença nas rodadas finais da competição,

Veremos as cenas do próximos capítulos. O que a torcida palmeirense vem fazendo nesta temporada é digno de aplausos. Eles mereciam um final de ano digno pelo menos. Que os jogadores e comissão técnica se esforcem ao máximo para recuperarem todo o tempo perdido. Nós continuaremos aqui!