Com Palmeiras, clubes assinam documento pela criação de uma liga para organizar o Brasileirão

A proposta foi entregue em reunião entre os dirigentes dos principais clubes do país e a CBF

Na tarde da última terça-feira (15), 19 clubes da Série A do Brasileirão assinaram um documento concordando em fundar uma Liga para organizar o próximo Campeonato Brasileiro. Com isso, as agremiações buscam maior participação nas decisões feitas pela CBF.

Conheça o canal do Nosso Palestra no Youtube! Clique aqui.
Siga o Nosso Palestra no Twitter e no Instagram / Ouça o NPCast

A documentação foi entregue à Federação em uma reunião com os dirigentes dos clubes. O único time que não assinou o documento foi o Sport pois está sem presidente e um novo processo de eleição não teve data marcada.

Deste modo, foram feitas algumas exigências à entidade máxima do futebol nacional. Em primeiro lugar, os clubes buscam maior participação nas decisões da entidade, assim como votos igualitários para todos (atualmente, as confederações estaduais têm peso 3, agremiações da Série A têm peso 2 e, por fim, da Série B têm peso 1). Foi comunicada, também, a criação imediata da Liga de futebol, que ficará responsável pela organização do Brasileirão.

Segundo o artigo 24 da estatuto da CBF, no entanto, para a criação da Liga, é necessária a aprovação da Assembleia Geral Administrativa, composta pelas federações regionais.

Não é a primeira vez vez que o Palmeiras se une com os principais clubes do país em função de novas estruturas para o futebol brasileiro. A Copa União, criada em 1987, foi um das tentativas dos times de se organizarem para defenderem seus próprios interesses esportivos, políticos e econômicos.

Confira o documento entregue pelos clubes à CBF:

“Por unanimidade dos presentes, 19 Clubes da Série A do Futebol Brasileiro – em razão de diversos acontecimentos que vêm se acumulando ao longo dos anos e que revelam um distanciamento total e absoluto entre os anseios dos clubes que dão suporte ao futebol profissional brasileiro e a forma como que é gerida a CBF – reunidos nesta data, decidiram adotar postulações e resoluções na forma abaixo elencada:

1. Requerer a imediata alteração estatutária que consagre uma maior participação dos Clubes nas decisões institucionais e na gestão da CBF, admitindo-se os clubes como filiados desta entidade;

2. Dentre os itens desta alteração estatutária, necessariamente deve ser incluída a votação igualitária nas eleições para escolha do Presidente e Vice-Presidentes da CBF, sendo certo que Federações e Clubes das Séries A e B terão seus votos contados de forma unitária e com o mesmo peso entre si;

3. Ainda no que se refere à alteração estatutária, inclui-se o fim dos requisitos mínimos para inscrição nas chapas concorrentes à eleição desta entidade, abolindo-se a necessidade de apoio de 8 (oito) federações e 5 (cinco) Clubes, permitindo-se o lançamento de chapas que tenham o apoio expresso de, ao menos, 13 eleitores independente de serem clubes ou federações;

4. Comunicar a decisão da criação imediata de uma Liga de futebol no Brasil, que será fundada com a maior brevidade possível e que passará a organizar e desenvolver economicamente o Campeonato Brasileiro de Futebol. Além dos Clubes signatários, os Clubes da Série B serão convidados a integrara a Liga.

Os clubes adotarão medidas efetivas para consumar a sua associação, para, de forma organizada, exercerem a administração do futebol brasileiro e do seu calendário.”

LEIA MAIS